terça-feira, 26 de novembro de 2024

Como comemorar o Advento

 


Como comemorar o Advento

Edson Cortasio Sardinha

O Advento começa com as vésperas do quarto domingo antes do Natal e termina antes das vésperas do Natal. Os domingos deste tempo se chamam 1º, 2º, 3º, e 4º do Advento. Os dias 16 a 24 de dezembro tendem a preparar mais especificamente as festas do Natal. O tempo do Advento tem uma duração de quatro semanas.

Podemos distinguir dois períodos. No primeiro deles, que se estende desde o primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, aparece com maior relevo o aspecto escatológico e nos é orientado à espera da vinda gloriosa de Cristo. As leituras convidam a viver a esperança na vinda do Senhor em todos os seus aspectos: a) sua vinda ao fim dos tempos, b) sua vinda agora, cada dia, e b) sua vinda há dois mil anos.

No segundo período, que abarca desde 17 até 24 de dezembro, inclusive, se orienta mais diretamente à preparação do Natal. Somos convidados a viver com mais alegria, porque estamos próximos do cumprimento do que Deus prometera. Os evangelhos destes dias nos preparam diretamente para o nascimento de Jesus.

Temos quatro semanas nas quais de domingo a domingo vamos nos preparando para a vinda do Senhor.

A primeira das semanas do Advento está centralizada na vinda do Senhor ao final dos tempos. A liturgia nos convida a estar em alerta, mantendo uma especial atitude de conversão.

A segunda semana nos convida, por meio de João Batista a “preparar os caminhos do Senhor”; isso é, a manter uma atitude de permanente conversão. Jesus segue chamando-nos, pois a conversão é um caminho que se percorre durante toda a vida.

A terceira semana preanuncia já a alegria messiânica, pois já está cada vez mais próximo o dia da vinda do Senhor.

A quarta semana nos fala do advento do Filho de Deus ao mundo.

Quanto às leituras dominicais, as primeiras leituras são tomadas de Isaías e dos demais profetas que anunciam a Reconciliação de Deus e, a vinda do Messias.

Nos três primeiros domingos se recolhem as grandes esperanças de Israel e no quarto, as promessas mais diretas do nascimento de Deus. Os salmos responsoriais cantam a salvação de Deus que vem; são orações pedindo sua vinda e sua graça. As segundas leituras são textos de São Paulo ou das demais cartas apostólicas, que exortam a viver em espera da vinda do Senhor.

 A cor dos paramentos do altar e as vestes clericais é o roxo, igual à da Quaresma, que simboliza austeridade e arrependimento. São quatro os temas que se apresentam durante o Advento:

 

I Domingo: Vigilância

A vigilância na espera da vinda do Senhor. Durante esta primeira semana as leituras bíblicas e a prédica são um convite com as palavras do Evangelho: “Velem e estejam preparados, pois não sabem quando chegará o momento”. Nesta semana, acenderemos a primeira vela da Coroa do Advento, de cor roxa, como sinal de vigilância e desejo de conversão.

 

II Domingo: Arrependimento

            Conversão, nota predominante da predica de João Batista. Durante a segunda semana, a liturgia nos convida a refletir com a exortação do profeta João Batista: “Preparem o caminho, Jesus chega”. Qual poderia ser a melhor maneira de preparar esse caminho que busca a reconciliação com Deus? Acenderemos a segunda vela roxa da Coroa do Advento, como sinal do processo de conversão que estamos vivendo.

 

III Domingo: Alegria

O Evangelho nos relata a visita da Virgem à sua prima Isabel e nos convida a repetir como ela: “quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha a visitar-me?” Acendemos como sinal de esperança gozosa a terceira vela, de cor rosa, da Coroa do Advento. É chamado de Domingo Gaudete (Alegria).

 

IV Domingo: Celebração e Acolhida do natal

O anúncio do nascimento de Jesus feito a José e a Maria. As leituras bíblicas e a prédica, dirigem seu olhar à disposição de Maria, diante do anúncio do nascimento do Filho dela e nos convidam a “aprender de Maria e aceitar a Cristo que é a Luz do Mundo”. Como já está tão próximo o Natal, nos reconciliamos com Deus e com nossos irmãos; agora nos resta somente esperar a grande festa. Acenderemos a quarta vela da Coroa do Advento, de cor roxa.

O Lecionário Dominical do Advento

 

O novo calendário cristão adotado pelas igrejas nos anos 70 (Lecionário Comum)  cuidou de exprimir o significado do Advento: "O tempo do Advento tem uma dupla característica: é tempo de preparação para a solenidade do Natal, em que se recorda a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens e simultaneamente é o tempo no qual, através desta recordação, o espírito é conduzido à espera da segunda vinda de Cristo no final dos tempos".

Para cada domingo, Anos A, B e C, as leituras do Antigo Testamento, Epístolas e Evangelho vão discipulando os ouvintes no mistério da encarnação de Cristo e na espectativa de sua volta. Observe a tabela seguinte:

I

Vigilância:

A Esperança vigilante do Senhor

Cor Roxa

II

Arrependimento:

A Advertência de João Batista: Preparai os caminhos do Senhor

Cor Roxa

III

Alegria:

A Presença dos tempos messiânicos: Alegria

Domingo Gaudete

Cor Rosa

IV

 Celebração:

A Encarnação do Verbo

Cor Roxa

 


DOMINGO

Ano

PROFETA

APÓSTOLO

EVANGELHO

I - Esperança vigilante do Senhor

A

As nações se reúnem

Is 2, 1-5          

O dia está próximo

Rm 13, 11-14

Vigiai

Mt 24, 37-44

 

 

B

Oxalá Deus descesse

Is 63, 16-17.19;

O dia do Senhor

1 Cor 1, 3-9

Vigiai

Mc 13, 33-37

 

C

O germe de justiça

Jr 33, 14-16

O dia quando vier o Senhor

1 Ts 3, 12 - 4,2

Vigiai

Lc 21, 25-28.34-36

 

 

A

Sobre ele o Espírito do Senhor - Is 11, 1-10

As promessas realizadas em Jesus - Rm 15, 4-9

Preparai o caminho do Senhor - Mt 3, 1-12

 

B

Encher o vale

Is 40, 15.9-11

Céus novos e terra nova

2Pd 3, 8-14

Preparai o caminho do Senhor - Mc 1, 1-8

 

C

O Dia da Vinda do Senhor - Ml 3.1-4

O dia quando vier o Senhor

Fl 1,4-6.8-11

Preparai o caminho do Senhor - Lc 3, 1-6

.

A

As curas, sinais dos tempos - Is 35, 1-6.8.10

Paciência até a vinda do Senhor - Tg 5, 7-10

Curas e Sinais

Mt 11, 2-11

 

 

B

Boa nova aos pobres

Is 61, 1-2.10-11

Alegria pela vinda do Senhor

1Ts 5, 16-24

Cristo no meio de nós

Jo 1, 6-7.19-28

 

C

Alegria! Deus está em ti

Sf 3, 14-18

Alegria! O Senhor está aqui

Fl 4, 4-7          

Vem um mais poderoso

Lc 3, 10-18

 

A

Uma virgem dará à luz

Is 7, 10-14

Nascido de Davi segundo a carne - Rm 1, 1-7

Anúncio a José

Mt 1, 18-24

 

 

B

A tua casa para sempre diante de mim  - 2Sm 7, 1-5,8-12.14.16

O mistério revelado a todos - Rm 16, 25-27

Anúncio a Maria

Lc 1, 26-38

 

 

C

Aquela que deve dar à luz - Mq 5, 1-4

Cristo ao chegar diz: Eis-me - Hb 10, 5-10

Anúncio a Isabel

Lc 1, 39-48

 

                     

  A Teologia do Advento nos Anos A, B e C[1]

           

1º Domingo do Advento: A tonalidade de fundo que percorre o 1º domingo é a da espera vigilante do Senhor. Ele anuncia o seu retorno. Devemos estar alertas. As nações se reunirão. O dia está próximo (ciclo A). De fato, esperamos que o Senhor Jesus se revele. Quando vier, tudo será restaurado, o universo e cada um de nós (ciclo B). E preciso vigiar e estar pronto para comparecer de pé diante do Filho do homem. Um germe de justiça se instaurará no fim dos tempos, pelo que devemos estar firmes e irrepreensíveis (ciclo C).

 

2º Domingo do Advento: Se o reino dos céus está próximo, é mister preparar os caminhos. É o tema específico do 2º domingo do Advento. O Espírito está sobre o Senhor e nele as promessas são confirmadas (ciclo A). Preparar os caminhos significa preparar um mundo novo, uma terra nova (ciclo B). Devemos saber ver a salvação de Deus, cobrir-nos como manto da justiça e revestir-nos do esplendor da glória do Senhor (ciclo C).

 

3º Domingo do Advento: O 3º domingo apresenta os tempos messiânicos. Deus vem salvar-nos, a sua vinda está próxima, as curas são o sinal da sua presença (ciclo A). No meio de nós está alguém que não conhecemos. Exultamos pela presença de quem está marcado pelo Espírito (ciclo B). Um mais poderoso que João Batista deve chegar. Já está aqui. E esse o tempo da fraternidade e da justiça (ciclo C).

 4º Domingo do Advento: O 4º domingo do Advento anuncia a vinda iminente do Messias. José foi pré-advertido. Uma Virgem conceberá o Filho de Deus, Jesus Cristo, da estirpe de Davi (ciclo A). A notícia é comunicada a Maria. O trono de Davi será firme para sempre. O mistério calado por Deus durante séculos é agora revelado (ciclo B). Também Isabel agora sabe. De Judá sairá aquele que vai reger Israel. Ele vem para cumprir a vontade de Deus (ciclo C).

 

 

As quatro velas do advento: significado e orações

 

1º Domingo do Advento - Acende-se a PRIMEIRA VELA

"O tema do primeiro domingo do Advento é a Vigilância. Assim como as profecias foram cumpridas e Jesus nasceu em Belém, assim também as profecias sobre sua segunda vinda serão cumpridas e Jesus voltará para buscar a Igreja.

Esta primeira Vela chama-se Vigilância. Lembra que nossa fé precisa estar sempre acessa pela Graça do Senhor e pelo fogo do Espírito Santo. Jesus nasceu! Jesus morreu e ressuscitou! Jesus Voltará para buscar a Igreja! Que sejamos vigilantes fazendo a vontade do Senhor”.

 Oração:

"Deus Onipotente, dá-nos a graça de rejeitar as obras das trevas e vestir-nos das armas da luz, durante esta vida mortal, em que Teu Filho Jesus Cristo, com grande humildade, veio visitar-nos; a fim de que, no último dia, quando Ele vier em sua gloriosa majestade, para julgar os vivos e os mortos, ressuscitemos para a vida imortal, mediante Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, agora e sempre. Amém".

 

 2º Domingo do Advento - Acende-se a SEGUNDA VELA

O tema do segundo domingo do Advento é o arrependimento. Somos convidados pelo Senhor a nos arrepender das obras pecaminosas e caminhar em um novo caminho de vida, santidade, justiça e paz.

Esta segunda Vela chama-se Arrependimento. Que ouçamos a pregação de João Batista e venhamos a nos preparar para a segunda vinda de Jesus em glória celebrando o Natal do Senhor como ação profética.

 

Oração:

Deus Misericordioso, que enviaste teus mensageiros, os profetas, para pregar o arrependimento e preparar o caminho da nossa salvação; concede-nos a graça, para ouvirmos suas advertências e para abandonarmos os nossos pecados, a fim de saudarmos com alegria a vinda de Jesus Cristo, nosso Redentor, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

 

3º Domingo do Advento - Acende-se a TERCEIRA VELA (Rosa)

O tema do terceiro domingo do Advento é a Alegria. Este domingo é chamado Domingo Gaudete, domingo da Alegria.

Esta terceira vela chama-se Alegria. Alegramo-nos pelo nascimento de Jesus. Ele é a Salvação de Deus. Nosso coração transborda de alegria porque as profecias foram cumpridas e Jesus nasceu. Assim também as profecias irão se cumprir e Jesus voltará para buscar a Igreja. Alegramo-nos com o presépio, com a festa de Natal que se aproxima. Alegramo-nos com a Glória de Deus que se manifestou em Jesus: O Deus conosco.

 

Oração:

Senhor Jesus Cristo que, na tua primeira vinda, enviaste o precursor para preparar o teu caminho, concede à tua Igreja a graça e o poder para converter muitos ao caminho da justiça, a fim de que, na tua segunda vinda em glória, encontres um povo agradável aos teus olhos, ó Tu, que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

 

4º Domingo do Advento - Acende-se a QUARTA VELA

O Tema do quarto domingo do Advento é o Natal do Senhor. Esta quarta vela chama-se Acolhimento. Somos convidados a Acolher o Menino Jesus e celebrar dignamente a solenidade de seu nascimento.

Esta quarta vela chama-se Celebração: Esta vela fala da preparação para a alegria do Natal. Acolhemos Jesus e aguardamos sua segunda vinda para buscar a Igreja. Jesus veio ao mundo para ser a nossa luz. Ele é a verdadeira Vela que ilumina nosso caminho. Acolhemos o Menino de Belém, sua mensagem, suas exortações e suas profecias. Acolhemos Jesus na Alegria do Natal que iremos celebrar na noite do dia 24 e no dia 25 de dezembro.

 Oração:

Ó Deus Onipotente, purifica a nossa consciência com tua visitação diária, para que o teu Filho Jesus Cristo, na sua vinda em glória, encontre em nós a morada preparada para Si; o qual vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

 

 



[1] Fonte: O ANO LITÚRGICO História, Teologia e Celebração - Anámnesis 5, vários autores, São Paulos: Paulinas 1991.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário