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Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e Obra
Santo Inácio de Antioquia (35-107)
Carta a Policarpo
Carta a Policarpo
Patrologia: Vida do Pai da Igreja
Inácio
(35-98 ou 107) foi bispo de Antioquia da Síria entre 68 e 107, discípulo do
apóstolo João, e que também conheceu o apóstolo Paulo.
Segundo
Eusébio de Cesareia (263-339), em seu livro História Eclesiástica, Inácio foi o
terceiro bispo de Antioquia da Síria. Com a perseguição da Igreja, Inácio foi
detido pelas autoridades e transportado para Roma, onde foi condenado à morte
no Coliseu, e foi martirizado por leões.
As
autoridades romanas esperavam fazer dele um exemplo e, assim, desencorajar o
cristianismo, porém sua viagem a Roma ofereceu-lhe a oportunidade de conhecer e
ensinar os conceitos cristãos, e no seu percurso, Inácio escreveu seis cartas
para as igrejas da região e uma para um colega bispo, Policarpo. Ao falar sobre
sua execução, Inácio disse a famosa expressão: "Trigo de Cristo, moído nos
dentes das feras".
Inácio
escreveu sete cartas, as chamadas Epístolas de Inácio:
·
Epístola a Policarpo,
·
Epístola aos Efésios,
·
Epístola aos Esmirniotas,
·
Epístola aos Filadélfos,
·
Epístola aos Magnésios,
·
Epístola aos Romanos
·
Epístola aos Trálios.
Inácio
orientou a Igreja sobre vários assuntos doutrinários principalmente sobre o
respeito ao Bispo, ao Presbítero e ao Diácono, sobre a Trindade, sobre a
Eucaristia e o Culto Cristão.
Sobre o dia de
Culto, Inácio declara que os cristãos herdeiros da Nova Aliança não guardam
mais o sábado, mas se reúnem no dia do Senhor (o domingo).
Eusébio
diz que Inácio escreveu à igreja de Roma uma carta em que expõe sua súplica para que não intercedam por
ele, para não privá-lo do martírio, sua sonhada esperança:
"Oxalá
pudesse eu usufruir das feras que me estão preparadas! Espero encontrá-las bem
ligeiras para comigo. Chegarei até a adulá-las para que me devorem rapidamente e não me façam o que fizeram a alguns, que por
temor não tocaram, e se fazem de preguiçosas e não querem, eu mesmo as forçarei.
Perdoai-me. Eu sei o que me convém. Agora
estou começando a ser discípulo.
Que nenhuma coisa visível ou invisível tenha ciúme de que eu alcance a Jesus
Cristo. Fogo, cruz e manadas de feras, dispersão de ossos, destroçamento de membros, trituração do corpo todo e
tormentos do diabo venham sobre mim, contanto somente que eu alcance a
Jesus Cristo." (História
Eclesiástica – Livro II – 26.6-9).
Patrística: Escrito do Pai da Igreja
Carta a Policarpo
Esta
carta foi escrita em Trôade, proximadamente em 107 d.C..
Esta
carta Inácio destina a Policarpo, discípulo do Apóstolo São João e bispo de
Esmirna.
A
carta trata de recomendações quanto à direção da Igreja e ao combate aos
hereges. Através dela podemos notar que Policarpo era muito mais jovem que
Inácio e possui pouca experiência no episcopado.
Como
em todas suas cartas, Inácio também recomenda à comunidade a união com a
hierarquia da Igreja, para a glória de Deus (Carta a Policarpo 6) e confessa a
fé na divindade de Jesus Cristo (Carta a Policarpo 8:3).
A Carta de Inácio de Antioquia a Policarpo
Inácio,
também chamado Teóforo, a Policarpo, bispo da Igreja dos Esmirnianos, que,
antes, tem por bispo Deus Pai e o Senhor Jesus Cristo, muitas saudações
I 1. Saudando
o teu caráter firmado em Deus, como sobre uma pedra irremovível, considero
muitíssimo, és digno da tua imagem irrepreensível, em que me agrado em Deus. 2.
Exorto-te, na graça em que estás revestido, a cuidar da tua corrida e exortar
todos, a fim de que se salvem. Defende o teu lugar com todo cuidado carnal e
espiritual. Pensa na união, de que não há nada melhor. Sustenta todos, como
também o Senhor a ti. Suporta todos em amor, assim como também fazes. 3.
Entrega-te a orações incessantes. Pede mais inteligência do que tens. Mantém
desperto o espírito adquirido. Fala aos que são segundo o homem e aos que são
segundo o caráter de Deus. Sustenta as doenças de todos, como um atleta
perfeito. Onde há muito trabalho, há muito ganho.
II 1. Se amas
discípulos bons, não há graça em ti. Antes, submete os mais contaminados em
mansidão. Nem todo ferimento é tratado com o mesmo emplastro. Faz cessar as
agitações provocadas pelas fomentações. 2. Torna-te prudente como a serpente em
tudo e puro para sempre como a pomba. Por isso és carnal e espiritual, para que
cultives as coisas reveladas à tua pessoa. Pede para que as coisas invisíveis
te sejam reveladas, de modo que nada abandones e superabundes em toda graça. 3.
A época te chama – como o piloto, os ventos e o agitado pela tempestade, um
porto – para fazer a vontade de Deus. Sê sóbrio, como um atleta de Deus; o
prêmio é a incorruptibilidade e a vida eterna, a respeito das quais estás
convencido. Em todas as coisas, eu e as minhas cadeias, que tu amas, somos a
tua garantia.
III 1. Não te
espantem os que parecem dignos de confiança e têm outro ensino. Coloca-te firme
como uma bigorna golpeada. Ser castigado e vencer é próprio do grande atleta.
Principalmente, é-nos preciso suportar todas as coisas por causa de Deus, a fim
de que Ele também nos suporte. 2. Torna-te mais dedicado do que és. Entende os
tempos. Aguarda o que está acima do tempo, atemporal, invisível, por nós
visível, impalpável, o que nada sofre, por nós sofredor, o que por nós suporta
tudo, de todas as maneiras.
IV 1. As
viúvas não sejam negligenciadas. Depois do Senhor, sê tu o cuidador delas. Nada
seja feito sem o teu conhecimento, nem tu faças algo sem o conhecimento de
Deus, como não fazes. Mantém-te firme. 2. As reuniões sejam feitas com
freqüência. Busca todos pelo nome. 3. Não trata escravos e escravas com
arrogância; mas eles não sejam cheios de orgulho, mas sirvam mais, para a
glória de Deus, a fim de que obtenham de Deus maior liberdade. Não amem ser
libertados do comum, a fim de que não sejam achados escravos da lascívia.
V 1 Foge das
más obras, antes, dá instrução sobre elas. Conversa com minhas irmãs, para amar
o Senhor e estar satisfeitas com os maridos, na carne e no espírito.
Semelhantemente, ordena também aos meus irmãos amar as esposas como o Senhor, a
igreja. 2. Se alguém pode permanecer em castidade para honra da carne do
Senhor, permaneça sem se vangloriar. Se se vangloriar, perdeu-se, e se vier a ser
mais do que o bispo, está corrompido. Convém aos que casam e às que casam fazer
a união com o conhecimento do bispo, a fim de que o casamento seja segundo o
Senhor e não segundo a paixão. Todas as coisas se tornem para a honra de Deus.
VI 1.
Aproximai-vos do bispo, para que também Deus se aproxime de vós. Eu sou a
garantia dos que se submetem ao bispo, presbíteros e diáconos. E com eles a
minha parte possa se fazer ter em Deus. Trabalhai uns com os outros, combatei
juntos, correi juntos, sofrei juntos, dormi juntos, despertai juntos, como
administradores, assistentes e servidores de Deus. 2. Agradai aquele por quem
estais combatendo, de quem também recebeis o soldo. Nenhum de vós seja
encontrado como desertor. O vosso batismo permaneça como armas, a fé, como
elmos, o amor, como lança, a perseverança, como armadura. As vossas obras são o
vosso depósito, para que recebais os vossos dignos pagamentos. Portanto, tende
longanimidade uns para com os outros em mansidão, como Deus tem convosco. Que
eu possa me agradar de vós em tudo.
VII 1. Uma vez
que a igreja em Antioquia da Síria vive em paz, como me foi mostrado, por vossa
oração, também eu me torno mais alegre na segurança em Deus, contanto que,
através do sofrer de Deus, eu alcance o desejado para ser-me encontrado vosso
discípulo na ressurreição. 2. Convém, Policarpo mais que bem-aventurado de
Deus, conduzir uma assembleia mais conveniente a Deus e eleger alguém, que vós
tendes como muito amado e diligente, que poderá ser chamado de corredor de
Deus. Decida isso, para que passes para a Síria. 3. O cristão não tem poder
dele mesmo, mas descansa em Deus. Essa é a obra de Deus e vossa, quando a
cumpres. Confio na graça em que estais dispostos a avançar para fazer a boa
obra de Deus. Conhecendo a vossa diligência pela verdade, exorto-vos por poucas
letras.
VIII 1. Uma
vez que não foi possível escrever a todas as igrejas devido ao meu súbito
navegar de Trôade para Neápolis, como a vontade ordena, escreve às igrejas em
frente, como conhecimento adquirido de Deus, para também elas fazer o mesmo (os
que podem enviar andarilhos, outros, epístolas, através dos enviados por ti, a
fim de que estejais decididos pela obra eterna), como sendo digno. 2. Saúdo
todos pelo nome e a mulher de Epitropo, junto com toda a casa dela e as
crianças. Saúdo Átalo, o meu querido. Saúdo o que está para ser declarado digno
de ir para a Síria. A graça estará com ele em tudo e com o que o envia,
Policarpo. 3. Oro para vos fortalecer em tudo no nosso Deus Jesus Cristo, em
quem permaneceis na unidade de Deus e no bispo. Saúdo Alceu, meu nome querido.
Andai no Senhor.
Pergunta ao Grupo:
A Vida de Inácio
de Antioquia é um desafio para a nossa espiritualidade? Por quê?
Qual o versículo
você deseja destacar na carta a Policarpo?
Quais
contribuições poderemos retirar desta carta para a nossa espiritualidade?
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