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Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e Obra
Aristides de Atenas (+130)
Apologia de Aristides (Cap VIII ao
XII)
OS FALSOS DEUSES DOS GREGOS
VIII. Vejamos agora
também os gregos, para ver se possuem alguma idéia sobre Deus. Os gregos, que
dizem ser sábios, mostram-se mais ignorantes que os caldeus, introduziram uma
multidão de deuses que nasceram uns do sexo masculino, outros do sexo feminino,
escravos de todas as paixões e sujeitos de toda espécie de iniqüidades; são
deuses que eles mesmos afirmam ter sido adúlteros, assassinos, irados,
invejosos, rancorosos, parricidas e fratricidas, ladrões e assaltantes, coxos e
importunos, feiticeiros e loucos. Destes, uns morreram, outros foram
fulminados, outros serviram aos homens como escravos, outros viraram fugitivos,
outros sentiram dor e lamentaram, outros se transformaram em animais...
Daí se vê - ó Rei -
quão ridículas, absurdas e ímpias palavras introduziram os gregos ao dar o nome
de deuses a esses seres que não são [deuses]; assim fizeram seguindo os seus
maus desejos, a fim de que, tendo aqueles abrogado suas maldades, pudessem
estes [também] entregar-se ao adultérios, ao roubo, ao assassinato e toda a
classe de vícios. Ora, se tudo isso fizeram os deuses, por que também não
poderiam fazer os homens que lhes prestam culto? Consequência, pois, de todas
estas obras do erro foi que os homens sofreram guerras contínuas, matanças e
cativeiros amargos.
IX. Mas se quisermos recorrer com nosso
discurso a cada um de seus deuses, veremos absurdos sem conta. Assim,
introduzem, antes de mais nada, um deus chamado Cronos e a estes lhe sacrificam
seus próprios filhos; Cronos teve muitos filhos de Rea e, finalmente,
tornando-se louco, comeu os seus próprios filhos. Dizem também que Zeus lhe
cortou as partes viris e as atirou no mar, donde se conta que nasceu Afrodite.
Amarrando Zeus o próprio pai, lançou-o no Tártaro.
Vês o desvio e a
imprudência introduzidos contra o seu próprio deus? Como é possível que um deus
seja amarrado ou mutilado? Ó insensatez! Quem, em seu são juízo, pode dizer
tais coisas?
Depois introduziram
Zeus, que dizem ser o rei de todos os seus deuses e que toma a forma de animais
para unir-se com mulheres mortais. Com efeito, contam que se transformou em
touro para Europa e Pasfae, em ouro para Danae, em cisne para Leda, em sátiro
para Antíope e em raio para Esmele; e que destas nasceram-lhe muitos filhos:
Dionísio, Zeto, Anfim, Héracles, Apolo e Artemisa, Perseu, Castor, Helena e
Plux, Minos, Radamante, Sarpenden e as sete filhas chamadas "musas".
Logo introduziram igualmente a fábula de Ganímedes... Aconteceu então - ó Rei -
que os homens imitaram tudo isto e se fizeram adúlteros e pervertidos, como seu
deus, e cometeram toda a classe de atos viciosos. Como é possível conceber que
Deus seja adúltero, pervertido e parricida?
X. Com isto, introduziram um certo
Hefesto como deus, e este, coxo e empunhando martelo e torquês, passou a ser
ferreiro para ganhar a vida. É necessitado? Isto é coisa inadmissível para
Deus: ser coxo e necessitado dos homens.
Logo introduziram
Hermes como deus; ele que é ambicioso, ladrão, avaro, feiticeiro, estropiado e
intérprete de discursos... Não se concebe que Deus possa ser tais coisas.
Também introduziram
Asclépio como deus; médico de profissão e dedicado a preparar medicamentos,
compondo emplastos para se sustentar (pois estava necessitado), logo foi
fulminado por Zeus por causa do filho do lacedemônio Tindreo, e assim morreu.
Mas se Asclépio, sendo deus, não pôde ajudar a si mesmo, sendo fulminado, como
poderá ajudar os outros?
Também introduziram
Ares como deus; guerreiro, invejoso, ambicioso por rebanhos e outras coisa,
dizem que ele, mais tarde, cometeu adultério com Afridite, e foi amarrado pelo
menino Eros e também por Hefesto. Como, pois, poderia Deus ser ambicioso,
guerreiro, adúltero e prisioneiro?
Também introduziram
Donísio como deus, ele que celebra festas noturnas, é mestre em embriaguez e
arrebata as mulheres alheias; mais tarde, foi degolado pelos titãs. Se, pois,
Dionísio foi degolado, não pôde ajudar-se a si mesmo, mas era louco, bêbado e
fugitivo; como poderia ser Deus?
Também introduziram
Héracles, que contam ter-se embriagado e, tornando-se louco, comeu seus
próprios filhos, sendo após consumido pelo fogo, assim morrendo. Mas como pode
Deus ser bêbado, matar seus filhos e ser devorado pelo fogo? Como pode socorrer
os outros se não pôde socorrer a si mesmo?
XI. Também introduziram Apolo como deus;
ele era invejoso; às vezes empunhava o arco e a flecha, outras vezes a cítara e
a flauta; dedicava-se à adivinhação em troca do dinheiro dos homens. Ele é
necessitado? É impossível admitir que Deus esteja necessitado e seja invejoso,
como citamos.
Depois introduziram
Artemisa, sua irmã, caçadora por ofício, que carrega o arco e a flecha, andando
errante pelos montes, acompanhada somente de seus cães, para caçar cervos e
javalis. Como pode, pois, ser deusa uma mulher que é caçadora e anda errante
com seus cães?
Também dizem que
Afrodite é deusa, que foi adúltera e que como companheiros de adultério Ares,
Anquises e Adônis (cuja morte chorou), e sempre buscava amantes; até dizem que
desceu ao Hades para resgatar Adônis de Persfone, filha de Hades. Ó Rei: por
acaso já viste insensatez maior que a de introduzir uma deusa adúltera, que
lamenta e chora?
Também introduziram
Adônis como deus, caçador de ofício e adúltero, que morreu violentamente ferido
por um javali e não pôde ajudar-se em sua desgraça. Como pode então
preocupar-se com os homens aquele que era adúltero, caçador e que morreu de
forma violenta?
Tudo isto e muitas
coisas mais, bem vergonhosas e piores, introduziram os gregos - ó Rei -
fantasiando sobre seus deuses coisas que absolutamente não são lícitas de
dizê-las ou trazê-las à memória. Assim, tomando os homens os exemplos de seus
próprios deuses, praticaram todo gênero de iniqüidade, imprudência e impiedade,
manchando a terra e o ar com suas terríveis ações.
OS FALSOS DEUSES DOS EGÍPCIOS
XII. Quanto aos egípcios, que são mais
torpes e mais néscios que os gregos, erraram mais que todas as nações, pois não
se contentaram com os cultos dos caldeus e dos gregos, mas introduziram ainda
como deuses animais irracionais, tanto da terra como da água, bem como árvores
e plantas, e mergulharam em toda a loucura e imprudência pior que todas as
nações existentes sobre a terra.
Eis que a princípio
prestaram culto a Ísis, que tinha Osíris por irmão e marido; este foi degolado
por seu irmão Tifão. Por esta razão, Ísis fugiu com seu filho Hórus para Bíblo,
na Síria, chorando amargamente; quando Hórus cresceu, matou Tifão. Desta forma,
nem Ísis teve forças para ajudar seu irmão e marido, nem Osíris pôde ajudar-se
a si mesmo (já que foi degolado por Tifão), da mesma maneira que Tifão,
fratricida, morto por Hórus e Ísis, não conseguiu livrar-se a si próprio da
morte. E, reconhecidos por tais desgraças, foram tidos por deuses pelos
insensatos egípcios, os quais, não contentes com este e com os demais cultos
trazidos por outras nações, introduziram como deuses até mesmo os animais
irracionais.
Eis que alguns deles
adoram a ovelha; outros o cabrito; outros o novilho e o porco; outros o corvo,
o gavião, o abutre e a águia; outros o crocodilo; outros o gato, o cão e o
lobo, e também o macaco, a serpente e a áspide; outros a cebola e o alho, os
espinhos e as demais criaturas... E os desgraçados não se dão conta que nenhuma
dessas coisas possui poder algum, nem vendo que seus deuses são comidos por
outros homens, queimados e degolados, e se putrefazem... Não compreendem que
não são deuses!
Pergunta
ao Grupo:
1.
Qual
o versículo você deseja destacar neste texto?
2.
Quais
contribuições podemos retirar deste texto para a nossa espiritualidade?
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