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História
Eclesiástica de Eusébio de Cesareia
Livro
VII – Capítulos 26 a 29
O que refletimos
no texto passado?
O que veremos
hoje
XXVI - Das cartas de
Dionísio
XXVII - Sobre Paulo de Samosata e a heresia
que suscitou em Antioquia
XXVIII - Os bispos ilustres que eram célebres naquele tempo
XXIX - De como se rebateu Paulo e este foi
excomungado
XXVI - Das
cartas de Dionísio
1.
Além destas
cartas, conservam-se também muitas outras de Dionísio, como a dirigida a Ammon, bispo da igreja de Bernice, contra
Sabélio; a Telesforo, a Eufranor; novamente a Ammon e a Euporo, contra Sabélio. E
sobre o mesmo tema compôs também outros quatro escritos que dirigiu a seu
homônimo de Roma Dionísio.
2.
E entre nós,
além destas, existem também muitas cartas suas e inclusive prolixos tratados em forma de cartas, como os dedicados a seu
filho Timóteo Sobre a natureza, e o outro Sobre as tentações, que
também dedicou a Eufranor.
3.
Além destas obras, escrevendo
também a Basílides, bispo das igrejas de Pentápolis, ele mesmo diz que escreveu
um Comentário do começo do Eclesiastes. E deixou-nos diversas cartas
dirigidas ao mesmo.
Tudo isto escreveu Dionísio, mas, depois de historiar
estas coisas, já é hora de que entreguemos ao conhecimento da posteridade também como
era nossa geração[1].
XXVII - Sobre Paulo de Samosata
e a heresia que suscitou em Antioquia
1.
A Sixto, que
presidiu a igreja de Roma durante onze anos, sucedeu Dionísio, homônimo do de
Alexandria[2].
E neste tempo, ao emigrar também Demetriano desta vida em Antioquia, recebeu o
episcopado Paulo, o de Samosata.
2.
Como este,
contrariamente ao ensinamento da Igreja, tinha acerca de Cristo pensamentos baixos e ao nível do chão, dizendo que por natureza foi um homem comum, Dionísio de Alexandria, convidado
para assistir ao concilio, dando
como desculpa sua velhice e debilidade corporal, adia sua presença pessoal,
e por meio de uma carta expõe seu pensamento sobre o tema debatido. Os outros
pastores das igrejas, por outro lado, cada qual de sua terra, iam se reunindo como contra uma peste do rebanho de Cristo, e
todos se apressavam em direção a Antioquia.
XXVIII - Os bispos
ilustres que eram célebres naquele tempo
1.
Entre eles,
os que mais sobressaíram foram: Firmiliano, bispo de Cesaréia da Capadócia; os irmãos Gregório e Atenodoro, pastores das igrejas do Ponto; e depois deles, Heleno, da igreja de Tarso,
e Nicomas, da de Iconio. Mas não somente eles, como também Himeneo, da
igreja de Jerusalém; e Teotecno, da de
Cesaréia, limítrofe desta; e além destes, Máximo, que dirigia também com
muito brilho os irmãos de Bostra. E não seria muito difícil enumerar muitíssimos outros reunidos junto com os
presbíteros e diáconos pelo mesmo motivo na citada cidade; mas de todos,
pelo menos os mais destacados eram estes.
2. Todos pois, reuniram-se para o mesmo, em diferentes e
repetidas ocasiões[3]. E em cada reunião levantavam-se razoamentos e
perguntas: os partidários do samosatense, tentando ocultar
ainda e dissimular o que houvesse de heresia; os outros, de sua parte, pondo
todo seu empenho em desnudar e trazer à vista a heresia e a blasfêmia daquele
contra Cristo.
3.
Mas por este tempo morreu Dionísio,
no décimo segundo ano do império de
Galieno, depois de haver presidido o episcopado de Alexandria durante dezessete
anos. Sucede-o Máximo.
4. Tendo sido Galieno dono do poder durante quinze anos completos, foi
instituído seu sucessor Cláudio. Este, quando terminou seu segundo ano,
transmitiu o principado a Aureliano.
XXIX - De como se rebateu
Paulo e este foi excomungado
1. Nos tempos deste, havendo-se reunido um último concilio[4]
de numerosíssimos bispos, surpreendido in flagranti e já por todos
condenado abertamente por heterodoxia, o líder da heresia de Antioquia foi
excomungado da Igreja católica que está sob o céu.
2. Quem mais fez para acabar com sua dissimulação e deixá-lo
convicto foi Malquion, homem muito eloqüente
e diretor da classe de retórica nas escolas gregas de Antioquia; e não
só isto, mas também considerado digno do presbiterado
da comunidade local, pela excelentíssima legitimidade de sua fé em Cristo. Este havia empreendido contra ele,
com taquígrafos que iam registrando, uma investigação - que sabemos que se
conservou até nossos dias -, pelo
que entre todos somente ele foi capaz de surpreender in flagranti aquele
homem, apesar de sua dissimulação e engano.
1. O que mais te chamou atenção neste
texto?
2. Como ele contribuiu para sua
espiritualidade?
[1] Eusébio começa a falar de
pessoas e fatos que considera contemporâneos seus: aquelas porque morreram
depois de seu nascimento; destes porque também ocorriam depois de seu
nascimento. E o único ponto de referência para fixar aproximadamente a data
deste.
[2] Eusébio toma por anos os onze
meses do pontificado de Sixto II (martirizado em 6 de agosto de 258), isto leva
a várias incongruências cronológicas.
[3] Isto parece indicar que em
Antioquia existia uma espécie de concilio permanente, com sessões mais ou menos
intermitentes, até a definitiva, que terminou com a deposição de Paulo de
Samosata.
[4] Conforme indicado em 28:2,
deve-se entender isto como uma última sessão do concilio que já durava alguns
anos.
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