sexta-feira, 16 de setembro de 2016

3º Estudo da OFSE - Biografia de Francisco de Assis - Tomás de Celano - 1Celano - Capítulos 8 e 12

Biografia de Francisco de Assis
Tomás de Celano
1Celano  - Capítulos 8 e 12
 Resultado de imagem para francisco de Assis


Biografia de Francisco de Assis
Tomás de Celano
1Celano  - Capítulos 8 e 12



CAPÍTULO 8. Restauração da igreja de São Damião, - A vida das religiosas que ali moravam

18. A primeira obra que o bem-aventurado Francisco empreendeu depois que se livrou de seu pai terreno foi edificar uma casa para Deus. Mas não tentou construí-la desde o começo: consertou o que era velho, reparou o que era antigo. Não desfez os alicerces mas edificou sobre eles, reservando essa prerrogativa, mesmo sem pensar, ao Cristo: ninguém pode pôr outro fundamento senão o que foi posto: Cristo Jesus.
Voltou pois ao lugar em que, como dissemos, fora construída antigamente uma igreja de São Damião. Com a graça do Altíssimo, reparou-a cuidadosamente em pouco tempo.
Foi esse o lugar feliz e abençoado em que teve auspicioso início a família religiosa e nobre Ordem das Senhoras Pobres e santas virgens, quase seis anos depois da conversão do bem-aventurado Francisco e por seu intermédio. Nela estabeleceu-se Clara, natural de Assis, como pedra preciosa e inabalável, alicerce para as outras pedras que haveriam de se sobrepor.
Pois já tinha começado a existir a Ordem dos Frades quando essa senhora foi convertida para Deus pelos conselhos do santo homem, servindo assim de estímulo e modelo para muitas outras. Foi nobre de nascimento e muito mais pela graça. Foi virgem no corpo e puríssima no coração; jovem em idade mas amadurecida no espírito. Firme na decisão e ardentíssima no amor de Deus. Rica em sabedoria, sobressaiu na humildade. Foi Clara de nome, mais clara por sua vida e claríssima em suas virtudes.
19. Sobre ela se ergueu o nobre edifício de preciosíssimas pérolas, cujo louvor não cabe aos homens mas a Deus. Porque não conseguimos compreendê-la com nossa inteligência estreita nem apresentá-la em pobres palavras.
Antes de tudo, elas possuem a virtude da mútua e constante caridade, unindo a tal ponto suas vontades que, vivendo em número de quarenta ou cinquenta em um mesmo lugar, o mesmo querer e não querer parece fazer de todas um só espírito. Brilha também em cada uma a joia da humildade, que conserva os dons recebidos do céu e lhes merece outras virtudes. O lírio da virgindade e da pureza perfuma-as todas, a ponto de esquecerem os pensamentos terrenos e desejarem apenas meditar nos celestiais. Essa fragrância acende em seus corações tão grande amor pelo Esposo eterno, que a sinceridade desse afeto sagrado apaga toda saudade da vida passada. Distinguem-se a tal ponto pelo título da mais alta pobreza que quase nunca se permitem satisfazer as necessidades extremas de comer e vestir.
20. Adquiriram a graça especial da mortificação e do silêncio, a ponto de não precisarem esforçar-se para coibir os sentidos e refrear a língua. Algumas delas já se desacostumaram tanto de falar que, quando precisam, mal conseguem expressar-se de maneira correta.
Em tudo são adornadas pela virtude da paciência, de modo que nenhuma adversidade ou moléstia chega a perturbá-las ou alterá-las. Afinal, chegaram a tal nível de contemplação, que nela aprendem tudo o que devem fazer ou deixar de fazer e têm a felicidade de saber deixar-se elevar para Deus, dedicando a noite e o dia aos louvores divinos e à oração. Digne-se o eterno Deus, com sua santa graça, dar conclusão ainda mais santa a esse santo começo.
Baste por enquanto isso que dissemos sobre as virgens consagradas ao Senhor, devotas servas de Cristo, pois sua vida admirável e a gloriosa instituição que receberam do Papa Gregório, quando ainda era bispo de Ostia, pedem um tempo especial e uma obra à parte.  

CAPÍTULO 9. Francisco muda o hábito e repara a igreja de Santa Maria da Porciúncula. Tendo ouvido o Evangelho, abandona tudo. - Imagina e faz o hábito que os frades usam.
21. Depois que o santo de Deus trocou de hábito e acabou de reparar a mencionada igreja, mudou-se para outro lugar próximo da cidade de Assis. Aí começou a reedificar outra igreja, abandonada e quase destruída, e desde que pôs mãos à obra não parou enquanto não terminou tudo.
Dali passou a outro lugar, chamado Porciúncula, onde havia uma antiga igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus, mas estava abandonada e nesse tempo não era cuidada por ninguém. Quando o santo de Deus a viu tão arruinada, entristeceu-se porque tinha grande devoção para com a Mãe de toda bondade, e passou a morar ali habitualmente. No tempo em que a reformou, estava no terceiro ano de sua conversão. Por essa época, usava um hábito de ermitão, cingido com uma correia, e andava com um bastão e calçado.
22. Leu-se certo dia, naquela igreja, a passagem do Evangelho que conta como o Senhor enviou seus discípulos a pregar. O santo de Deus estava presente e escutava atentamente todas as palavras. Depois da missa, pediu encarecidamente ao sacerdote que lhe explicasse o Evangelho. Ele repassou tudo e Francisco, ouvindo que os discípulos não deviam possuir ouro, prata ou dinheiro, nem levar bolsa ou sacola, nem pão, nem bastão pelo caminho, nem ter calçados ou duas túnicas, mas pregar o reino de Deus e a penitência, entusiasmou-se imediatamente no espírito de Deus: "É isso que eu quero, isso que procuro, é isso que eu desejo fazer de todo o coração".
Transbordando de alegria, apressou-se o santo pai a concretizar o salutar conselho, e sem demora pôs devotamente em prática o que ouvira. Tirou as sandálias, deixou de lado o bordão e, contente com uma só túnica, substituiu a correia por uma corda. Preparou depois uma túnica que apresentava o sinal da cruz, para afastar com ela todas as fantasias demoníacas. Fê-la muito áspera, para crucificar a carne com os vícios e os pecados. Fê-la muito pobre e mal acabada, para de maneira alguma poder ser ambicionada pelo mundo.
E procurou praticar com toda diligência e reverência também as outras coisas que ouvira. Pois não era surdo ao Evangelho, antes guardava tudo com uma memória admirável e tratava de executá-lo à risca.  

CAPÍTULO 10. A pregação do Evangelho e o anúncio da paz. Conversão dos seis primeiros frades
23. Depois disso, começou a pregar a todos a penitência, com grande fervor de espírito e alegria da alma, edificando os ouvintes com a linguagem simples e a nobreza de coração. Sua palavra era um fogo devorador que penetrava o âmago do coração e a todos enchia de admiração. Parecia todo transfigurado, e olhando para o céu nem se dignava olhar a terra. E, coisa curiosa, começou a pregar onde em criança aprendera a ler, no mesmo lugar em que haveria de ter sua primeira gloriosa sepultura. Dessa maneira, um feliz começo augurou uma conclusão ainda mais feliz. Onde aprendeu, aí também ensinou; e onde começou, aí também chegou à conclusão feliz.
Em todas as pregações, antes de propor aos ouvintes a palavra de Deus, invocava a paz dizendo: "O Senhor vos dê a paz". Anunciava-a sempre a homens e mulheres, aos que encontrava e aos que o procuravam. Dessa forma, com a graça de Deus, muitos inimigos da paz e da salvação abraçaram a paz de todo o coração, fazendo-se também eles filhos da paz, desejosos da salvação eterna.
24. Entre estes, o primeiro que seguiu o santo foi um habitante de Assis, homem piedoso e simples. Depois dele, também Frei Bernardo abraçou a missão de paz, correndo alegremente a ganhar o reino dos céus em seguimento do santo de Deus. Hospedara com frequência o bem-aventurado pai, tendo observado e provado sua vida e procedimento. Atraído pelo aroma de sua santidade, concebeu o temor e nasceu para a salvação do espírito.
Vira-o passar em oração a noite inteira, quase sem dormir, louvando a Deus e sua gloriosa Mãe. Admirava-se e dizia: "Verdadeiramente, este é um homem de Deus". Por isso se apressou a vender todas as suas coisas e deu tudo não aos parentes mas aos pobres. Tomando o caminho da perfeição, cumpriu o conselho do santo Evangelho: "Se queres ser perfeito, vai e vende tudo que tens, e distribui-o aos pobres. Terás um tesouro nos céus. E vem e segue-me". Feito isso, juntou-se a Francisco na vida e no hábito. Esteve sempre com ele até que, tendo aumentado o número dos irmãos, foi transferido para outras regiões em obediência ao piedoso pai.
Sua forma de conversão passou a ser modelo para os outros que se converteram: vender as propriedades e dar aos pobres. São Francisco teve uma alegria enorme com a chegada e a conversão de um homem de tanto valor, pois reconheceu que o Senhor cuidava dele, já que lhe mandara um companheiro tão necessário e um amigo tão fiel.
25. Logo o seguiu outro cidadão de Assis, que teve vida muito louvável e, depois de pouco tempo, terminou ainda mais santamente o que santamente começara.
Não muito depois seguiu-o Frei Egídio, homem simples, reto e temente a Deus, que teve uma longa vida, justa, piedosa e santa, e nos deixou exemplos de obediência perfeita, de trabalho braçal, de recolhimento e de santa contemplação. Depois desses, deixando fora um outro, Frei Felipe completou o número sete. Seus lábios foram purificados pelo Senhor com a brasa da pureza, para dizer a seu respeito coisas doces e melífluas. Entendia e interpretava as Escrituras, sem as ter estudado, como aqueles que os príncipes dos judeus desprezavam como ignorantes e iletrados.

CAPÍTULO 11. Espírito profético e advertências de São Francisco
26. O bem-aventurado Francisco se enchia cada vez mais da consolação e da graça do Espírito Santo. Com todo o cuidado e solicitude, dava a seus novos filhos a nova formação, ensinando-os a trilhar com passo seguro o caminho da santa pobreza e da bem-aventurada simplicidade.
Certo dia, admirando a misericórdia do Senhor nos muitos benefícios que executava por seu intermédio, e desejando que o Senhor se dignasse mostrar-lhe como ele e os seus deveriam progredir na perfeição, foi para um lugar de oração, como fazia com frequência. Lá ficou bastante tempo rezando com temor e tremor, diante do Senhor de toda a terra. Relembrando com amargura os anos que aproveitara mal, repetia sem cessar: "Meu Deus, tende compaixão de mim que sou pecador". Pouco a pouco começou a sentir o coração inundar-se de uma alegria incontável e de uma suavidade sem tamanho. Também começou a sentir que saía de si mesmo, dissipando-se os temores e as trevas que se tinham juntado em seu coração por medo do pecado, e lhe foi infundida uma certeza da remissão de todos os pecados e uma confiança de que viveria da graça. Arrebatado em êxtase e absorvido totalmente em claridade, alargou-se a sua mente e pôde ver com clareza os acontecimentos futuros. Quando a suavidade e a luz se afastaram, ele, renovado no espírito, parecia transformado em um novo homem.
27. Voltou todo alegre e disse aos irmãos: "Consolai-vos, caríssimos, e alegrai-vos no Senhor. Não vos entristeçais por parecerdes poucos, nem vos desanime a minha simplicidade ou a vossa, porque, como o Senhor me mostrou na verdade, Deus nos vai fazer crescer como a maior das multidões e vai propagar-nos até os confins da terra. Para vosso maior proveito, sou obrigado a contar o que vi. Preferiria calar-me, se a caridade não me obrigasse a conta-lo. Vi uma enorme multidão de homens vindo a nós e querendo viver conosco este gênero de vida e esta Regra de santa religião. Parece-me ter ainda em meus ouvidos o seu rumor, indo e vindo conforme a disposição da obediência. Vi o que pareciam caminhos apinhados de gente vinda de quase de todas as nações: vêm franceses, apressam-se espanhóis, correm alemães e ingleses e se adianta uma multidão enorme de outras línguas diversas". Ouvindo isso, os frades se encheram de salutar alegria, tanto pela graça que o Senhor concedera ao seu santo como porque tinham sede ardente do bem do próximo, desejando aumentar em número, para em Deus poderem ser salvos todos juntos.
28. Disse-lhes o santo: "Irmãos, para agradecermos fiel e devotamente a Deus nosso Senhor por todos os seus dons, e para que saibais o que há de ser de nós e de nossos irmãos futuros, compreendei a verdade do que vai acontecer. No começo desta nossa vida vamos encontrar alguns frutos doces e deliciosos. Depois serão oferecidos outros de menor sabor e doçura. No fim, serão dados alguns cheios de amargor, de que não poderemos viver, porque sua acidez será intragável para todos, apesar da aparência de frutos belos e cheirosos. Entretanto, como vos disse, o Senhor fará de nós um grande povo. Mas no fim vai acontecer como quando um pescador lança suas redes no mar ou em algum lago e recolhe uma grande quantidade de peixes. Despeja-os na barca, mas, não podendo levar todos por serem demasiados, escolhe os maiores e melhores para os cestos, jogando os outros fora".
A grande verdade que encerram essas palavras proféticas e a exatidão com que se cumpriram são muito claras para os que pensam com imparcialidade. Foi assim que o espírito da profecia repousou sobre São Francisco.

CAPÍTULO 12. Envia-os, dois a dois, pelo mundo.- Logo se reúnem de novo
29. Por esse tempo, ingressou na Ordem um outro homem de bem, chegando a oito o número de irmãos. Então São Francisco chamou-os todos a si e, tendo-lhes falado muitas coisas sobre o reino de Deus, o desprezo do mundo, a abnegação da própria vontade e a mortificação do corpo, dividiu-os dois a dois pelas quatro partes do mundo e lhes disse: "Ide, caríssimos, dois a dois, por todas as partes do mundo, anunciando aos homens a paz e a penitência para a remissão dos pecados; sede pacientes na tribulação, confiando que o Senhor vai cumprir o que propôs e prometeu. Aos que vos fizerem perguntas respondei com humildade, aos que vos perseguirem e caluniarem agradecei, porque através disso tudo nos está sendo preparado um reino eterno".
Recebendo o mandato da santa obediência com gáudio e muita alegria, eles se prostraram suplicantes diante de São Francisco. Ele os abraçava e dizia com ternura a cada um: "Põe teus cuidados no Senhor e ele cuidará de ti". Sempre repetia essas palavras quando transmitia alguma obediência aos irmãos.
30. Frei Bernardo e Frei Egídio foram para São Tiago de Compostela. São Francisco e um companheiro escolheram outra região, e os outros quatro foram dois a dois para os lados que restaram.
Pouco tempo depois, São Francisco desejou revê-los e orou ao Senhor, que congrega os dispersos de Israel, que se dignasse reuni-los outra vez sem demora. E assim sucedeu, conforme o seu desejo: bem depressa, sem que ninguém os chamasse, eles se encontraram, dando graças a Deus.
Reunidos, manifestaram sua grande alegria por rever o piedoso pastor e se admiraram de terem tido todos o mesmo desejo ao mesmo tempo. Contaram depois as coisas boas que o misericordioso Senhor lhes tinha feito e pediram correção e castigo ao santo pai pelas negligências e ingratidões que pudessem ter cometido, cumprindo-os diligentemente.
Era isso que costumavam fazer todas as vezes que chegavam a ele, e não lhe ocultavam o menor pensamento e até os impulsos das paixões. Mesmo tendo cumprido tudo que lhes fora ordenado, ainda se achavam servos inúteis. Essa primeira escola de São Francisco tinha tal pureza de coração que, embora soubessem fazer coisas úteis, santas e justas, não sabiam absolutamente vangloriar-se por causa disso. Mas o santo pai, abraçando seus filhos com muita caridade, começou a manifestar-lhes seus projetos e o que o Senhor lhe havia revelado.
31. Logo se uniram a eles outros quatro homens bons e idôneos, que seguiram o santo de Deus. Espalhou-se um grande comentário no meio do povo, e a fama do homem de Deus começou a se estender para mais longe. São Francisco e seus irmãos tinham naquele tempo uma imensa alegria e um prazer especial, quando alguém, quem quer que fosse, devoto, rico, pobre, nobre, plebeu, desprezado, benquisto, prudente, simples, clérigo ou leigo, levado pelo espírito de Deus, ia receber o hábito da Ordem.

Os leigos se admiravam muito de tudo isso, e o exemplo de humildade levava-os a corrigir suas vidas e a fazer penitência pelos pecados. Sua simplicidade e a insegurança de sua pobreza não eram obstáculo nenhum para edificarem santamente aqueles que Deus queria edificar, pois ele gosta de estar com os desprezados do mundo e com os simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário