O livro IX refuta
os argumentos arianos sobre a inferioridade do Filho. É preciso distinguir em
Cristo as duas naturezas e os diversos estágios, antes da encarnação, na sua
vida terrena e depois da ressurreição.
Capítulo
20.
1.
Em quase todas as suas palavras o
Senhor manifestou claramente este mistério, pois, confessando Deus Pai, não se
separava da unidade com Ele e, quando se situava na unidade com Ele, não
afirmava ser Um e solitário.
2.
Deve-se entender que ensina claramente
o mistério da unidade e da natividade quando diz: Eu, porém, tenho um testemunho
maior que o de João: são as obras que o Pai me encarregou de realizar. Tais
obras eu as faço e elas dão testemunho de que o Pai me enviou. Também o Pai que
me enviou dá testemunho de mim. Jamais ouvistes sua voz nem contemplastes sua face
e a sua palavra não permanece em vós porque não acreditais naquele que me enviou
(Jo 5,36-38).
3.
O Pai deu testemunho do Filho. Como, no
entanto, se entenderá, se Ele não foi visto e sua voz não foi ouvida?
4.
Lembro-me de que foi ouvida uma voz do céu
que dizia: Este é o meu Filho dileto, em quem pus minha complacência, ouvi-o
(Mt 17,5).
5.
Como não foi ouvida a voz de Deus, se a voz
que foi ouvida se manifestou como a voz do Pai?
6.
Os que estavam em Jerusalém talvez não
tivessem ouvido, porque no deserto só João teria ouvido.
7.
Indaga-se, pois, como, em Jerusalém, o
Pai deu testemunho. O Senhor não apela para o testemunho de João, que ouviu a
voz vinda do céu, mas tem um testemunho maior do que o de João, e qual seja
este, logo acrescenta: As obras que o Pai me encarregou de realizar, tais
obras eu as faço e elas dão testemunho de que o Pai me enviou (Jo 5,36).
8.
Reconheço a autoridade do testemunho porque
estas coisas não poderiam ser feitas por outro, mas só pelo Filho que foi
enviado pelo Pai.
9.
Portanto, sua obra é seu testemunho.
Mas, o que se segue? O Pai que me enviou dá testemunho de mim. Jamais
ouvistes sua voz nem contemplastes sua face, e a sua palavra não permanece em
vós (Jo 5,37).
10. Logo,
não têm crime os que ignoram o testemunho do Pai, porque nunca foi visto nem
ouvido por eles, e porque neles não permanece sua palavra?
11. Pelo
contrário, não podem ser perdoados por ter desconhecido o seu testemunho,
porque Cristo afirma que suas obras dão testemunho do Pai.
12. As
obras atestam que Ele foi enviado pelo Pai, mas o testemunho das obras é o
testemunho do Pai.
13. Se as
obras do Filho dão testemunho do Pai, deve-se reconhecer que a natureza que opera
em Cristo é aquela pela qual o Pai é sua testemunha. Assim, Cristo, que realiza
as obras, e o Pai, que dá testemunho em suas obras, mostram possuir uma
natureza inseparável, já que o testemunho de Deus sobre Cristo é a própria obra
de Cristo.
Capítulo
21.
14. Não
estão, portanto, isentos de culpa os que não conheceram o seu testemunho, pois a
obra de Cristo é o testemunho do Pai a seu respeito.
15. Pelo
fato de não terem ouvido a voz nem visto a face daquele que dá testemunho e por
não terem em si sua palavra, nem por isso deixam de ter conhecimento do
testemunho, pois às palavras: Jamais ouvistes sua voz nem contemplastes sua
face e a sua palavra não permanece em vós (Jo 5,37-38), logo acrescentou: porque
não acreditais naquele que me enviou, para que se entendesse por que sua
voz não fora ouvida nem seu rosto fora visto e por que sua palavra não estava
neles, embora o Pai tivesse dado testemunho dele.
16. Demonstrou
que, se houvessem acreditado nele, também ouviriam a voz de Deus, veriam sua
face e teriam em si sua palavra, que habita naqueles que creem, pois pela
unidade da natureza o Pai fala, é visto e é recebido nele.
17. Acaso
não mostra o Pai, tendo sido enviado por Ele? Acaso por alguma diversidade de
natureza será diferente do Pai, ao afirmar que o Pai que dá testemunho dele nem
foi ouvido, nem visto, nem entendido, porque não se acreditou nele que foi enviado
pelo Pai?
18. Portanto,
o Deus Unigênito não se separou de Deus, ao confessar a Deus como seu Pai, mas,
demonstrando que Deus é seu Pai, também estabeleceu a si mesmo na mesma honra
devida a Deus.
Capítulo
22.
19. No
mesmo discurso em que ensina que o testemunho de suas obras indica ter sido enviado
pelo Pai, ensina também que o Pai dá testemunho de tê-lo enviado: Não
buscais a glória daquele que é o único Deus (Jo 5,44).
20. Isto
não foi dito isoladamente nem antes de tê-los preparado para crerem na unidade,
pois antes já dissera: Não quereis vir a mim para terdes a vida. Não recebo
a glória que vem dos homens, mas reconheço que não tendes em vós o amor de
Deus. Vim em nome de meu Pai, e não me acolheis; se outro viesse em seu próprio
nome, vós o receberíeis. Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos
outros, mas não procurais a glória dó único Deus? (Jo 5,40-44).
21. Rejeita
a glória dos homens porque se deve pedir antes a glória que vem de Deus e é
coisa de infiéis receber a glória uns dos outros.
22. Que espécie
de glória concederá um homem a outro homem? Diz que Ele bem sabe que neles não
está o amor de Deus e indica a razão pela qual não permanece neles: é que não
recebem Aquele que vem em nome de seu Pai.
23. Que
significa, pergunto, vir em nome do Pai? Será algo diferente de vir em nome
de Deus? Acaso não está neles o amor de Deus, por não terem recebido Aquele
que vem em nome de Deus? Ou talvez não tenha demonstrado que a natureza de Deus
estava nele, ao dizer: Não quereis vir a mim para terdes a vida? Pois no
mesmo discurso já havia dito: Em verdade eu vos digo: que vem a hora, e é
agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que ouvirem,
viverão (Jo 5,35).
24. Se vem
em nome do Pai, não é o Pai, porém não deixa de estar nele a natureza divina do
Pai, porque é próprio do Filho de Deus vir em nome de Deus Pai.
25. Em
seguida irão receber um outro, vindo no mesmo nome.
26. Mas
este é um homem de quem os homens esperarão receber a glória, e a quem darão
glória.
27. Este
os enganará, mentido que vem em nome do Pai. Na verdade, não há dificuldade em
ver aqui uma referência ao anticristo, a gloriar-se falsamente do nome paterno.
28. Glorificando-o,
por ele serão glorificados (pois receberão este espírito da mentira) e não
buscarão a glória que pertence ao único Deus.
O que você destaca no texto?
Como serve para sua
espiritualidade?
O que você destaca na fala do
seu irmnão/ã?
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