domingo, 4 de junho de 2023

230 - Hilário de Poitiers (315-368) - O Tratado da Santíssima Trindade - Livro Nono (Capítulos 20 - 22)

 

230

Hilário de Poitiers (315-368)

O Tratado da Santíssima Trindade

Livro Nono (Capítulos 20 - 22)



 

Capítulo 20.

1.      Em quase todas as suas palavras o Senhor manifestou claramente este mistério, pois, confessando Deus Pai, não se separava da unidade com Ele e, quando se situava na unidade com Ele, não afirmava ser Um e solitário.

2.      Deve-se entender que ensina claramente o mistério da unidade e da natividade quando diz: Eu, porém, tenho um testemunho maior que o de João: são as obras que o Pai me encarregou de realizar. Tais obras eu as faço e elas dão testemunho de que o Pai me enviou. Também o Pai que me enviou dá testemunho de mim. Jamais ouvistes sua voz nem contemplastes sua face e a sua palavra não permanece em vós porque não acreditais naquele que me enviou (Jo 5,36-38).

3.      O Pai deu testemunho do Filho. Como, no entanto, se entenderá, se Ele não foi visto e sua voz não foi ouvida?

4.      Lembro-me de que foi ouvida uma voz do céu que dizia: Este é o meu Filho dileto, em quem pus minha complacência, ouvi-o (Mt 17,5).

5.       Como não foi ouvida a voz de Deus, se a voz que foi ouvida se manifestou como a voz do Pai?

6.      Os que estavam em Jerusalém talvez não tivessem ouvido, porque no deserto só João teria ouvido.

7.      Indaga-se, pois, como, em Jerusalém, o Pai deu testemunho. O Senhor não apela para o testemunho de João, que ouviu a voz vinda do céu, mas tem um testemunho maior do que o de João, e qual seja este, logo acrescenta: As obras que o Pai me encarregou de realizar, tais obras eu as faço e elas dão testemunho de que o Pai me enviou (Jo 5,36).

8.      Reconheço a autoridade do testemunho porque estas coisas não poderiam ser feitas por outro, mas só pelo Filho que foi enviado pelo Pai.

9.      Portanto, sua obra é seu testemunho. Mas, o que se segue? O Pai que me enviou dá testemunho de mim. Jamais ouvistes sua voz nem contemplastes sua face, e a sua palavra não permanece em vós (Jo 5,37).

10.  Logo, não têm crime os que ignoram o testemunho do Pai, porque nunca foi visto nem ouvido por eles, e porque neles não permanece sua palavra?

11.  Pelo contrário, não podem ser perdoados por ter desconhecido o seu testemunho, porque Cristo afirma que suas obras dão testemunho do Pai.

12.  As obras atestam que Ele foi enviado pelo Pai, mas o testemunho das obras é o testemunho do Pai.

13.  Se as obras do Filho dão testemunho do Pai, deve-se reconhecer que a natureza que opera em Cristo é aquela pela qual o Pai é sua testemunha. Assim, Cristo, que realiza as obras, e o Pai, que dá testemunho em suas obras, mostram possuir uma natureza inseparável, já que o testemunho de Deus sobre Cristo é a própria obra de Cristo.

 

Capítulo 21.

14.  Não estão, portanto, isentos de culpa os que não conheceram o seu testemunho, pois a obra de Cristo é o testemunho do Pai a seu respeito.

15.  Pelo fato de não terem ouvido a voz nem visto a face daquele que dá testemunho e por não terem em si sua palavra, nem por isso deixam de ter conhecimento do testemunho, pois às palavras: Jamais ouvistes sua voz nem contemplastes sua face e a sua palavra não permanece em vós (Jo 5,37-38), logo acrescentou: porque não acreditais naquele que me enviou, para que se entendesse por que sua voz não fora ouvida nem seu rosto fora visto e por que sua palavra não estava neles, embora o Pai tivesse dado testemunho dele.

16.  Demonstrou que, se houvessem acreditado nele, também ouviriam a voz de Deus, veriam sua face e teriam em si sua palavra, que habita naqueles que creem, pois pela unidade da natureza o Pai fala, é visto e é recebido nele.

17.  Acaso não mostra o Pai, tendo sido enviado por Ele? Acaso por alguma diversidade de natureza será diferente do Pai, ao afirmar que o Pai que dá testemunho dele nem foi ouvido, nem visto, nem entendido, porque não se acreditou nele que foi enviado pelo Pai?

18.  Portanto, o Deus Unigênito não se separou de Deus, ao confessar a Deus como seu Pai, mas, demonstrando que Deus é seu Pai, também estabeleceu a si mesmo na mesma honra devida a Deus.

 

Capítulo 22.

19.  No mesmo discurso em que ensina que o testemunho de suas obras indica ter sido enviado pelo Pai, ensina também que o Pai dá testemunho de tê-lo enviado: Não buscais a glória daquele que é o único Deus (Jo 5,44).

20.  Isto não foi dito isoladamente nem antes de tê-los preparado para crerem na unidade, pois antes já dissera: Não quereis vir a mim para terdes a vida. Não recebo a glória que vem dos homens, mas reconheço que não tendes em vós o amor de Deus. Vim em nome de meu Pai, e não me acolheis; se outro viesse em seu próprio nome, vós o receberíeis. Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, mas não procurais a glória dó único Deus? (Jo 5,40-44).

21.  Rejeita a glória dos homens porque se deve pedir antes a glória que vem de Deus e é coisa de infiéis receber a glória uns dos outros.

22.  Que espécie de glória concederá um homem a outro homem? Diz que Ele bem sabe que neles não está o amor de Deus e indica a razão pela qual não permanece neles: é que não recebem Aquele que vem em nome de seu Pai.

23.  Que significa, pergunto, vir em nome do Pai? Será algo diferente de vir em nome de Deus? Acaso não está neles o amor de Deus, por não terem recebido Aquele que vem em nome de Deus? Ou talvez não tenha demonstrado que a natureza de Deus estava nele, ao dizer: Não quereis vir a mim para terdes a vida? Pois no mesmo discurso já havia dito: Em verdade eu vos digo: que vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que ouvirem, viverão (Jo 5,35).

24.  Se vem em nome do Pai, não é o Pai, porém não deixa de estar nele a natureza divina do Pai, porque é próprio do Filho de Deus vir em nome de Deus Pai.

25.  Em seguida irão receber um outro, vindo no mesmo nome.

26.  Mas este é um homem de quem os homens esperarão receber a glória, e a quem darão glória.

27.  Este os enganará, mentido que vem em nome do Pai. Na verdade, não há dificuldade em ver aqui uma referência ao anticristo, a gloriar-se falsamente do nome paterno.

28.  Glorificando-o, por ele serão glorificados (pois receberão este espírito da mentira) e não buscarão a glória que pertence ao único Deus.

 

O que você destaca no texto?

Como serve para sua espiritualidade?

O que você destaca na fala do seu irmnão/ã?

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário