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Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e Obra
Justino Mártir (†165)
I Apologia:
Capítulos 32 ao 40
32. 1 Moisés, que foi o primeiro dos
profetas, disse literalmente: "Não faltará príncipe de Judá, nem chefe
saído de seus músculos, até que venha aquele a quem está reservado. Ele será a
esperança das nações, amarrando seu jumentinho à vinha e lavando sua roupa no
sangue da uva" .
2 Portanto, é vosso dever averiguar com
todo o rigor e inteirar-vos até quando os judeus tiveram príncipe e rei saído
deles, até à aparição de Jesus Cristo, nosso Mestre e intérprete das profecias
desconhecidas, tal como foi de antemão dito pelo Espírito Santo profético, por
meio de Moisés, que não faltaria príncipe dos judeus até aquele para o qual
está reservada a realeza.
3 Judá foi o antepassado dos judeus, e
dele os judeus receberam esse nome, e vós, depois da aparição de Cristo,
imperastes sobre os judeus e vos apoderastes de toda a sua terra.
4 As palavras: "Ele será a
esperança das nações" queria dizer que gente de todas as nações esperará
novamente a sua vinda, coisa que podeis ver com os vossos próprios olhos e
comprovar na realidade, pois gente de todas as raças de homens espera aquele
que foi crucificado na Judéia, depois de cuja a morte imediatamente a terra dos
judeus foi tomada ao poder de lanças e entregue a vós.
5 A expressão: "Amarrando seu
jumentinho à vinha e lavando sua roupa no sangue da uva" era símbolo do
que havia de acontecer a Cristo e do que seria feito por ele.
6 Com efeito, foi assim que, na entrada
de certa aldeia, estava um jumentinho amarrado a uma parreira, e ele mandou que
seus discípulos lho levassem e, depois que o jumentinho foi levado, montou
sobre ele e assim entrou em Jerusalém, onde estava o maior templo dos judeus, o
mesmo que mais tarde foi destruído por vós. Depois da entrada em Jerusalém, ele
foi crucificado, a fim de que se cumprisse o resto da profecia.
7 De fato, a passagem de que lavaria sua
roupa no sangue da uva, era anúncio antecipado de sua paixão, significando que
sofreria para lavar com seu sangue aqueles que acreditariam nele.
8 Com efeito, o que o Espírito divino
chama pelo profeta "sua roupa", são os homens que crêem nele, nos
quais habita a semente que procede de Deus, e que é o Verbo.
9 E fala-se também do "sangue da
uva", para dar a entender que aquele que havia de aparecer teria
certamente sangue, mas não de sêmen humano, e sim de virtude divina.
10 O Verbo é a primeira virtude ou potência
depois de Deus, Pai e soberano de todas as coisas, e Filho seu. Como esse se
tornou carne e nasceu homem, nós o diremos mais adiante.
11 De fato, do mesmo modo que o sangue
da uva não é feito pelo homem, mas por Deus, da mesma forma dava-se a entender
nessas palavras que o sangue de Cristo não procederia de sêmen humano, mas de
virtude de Deus, como já dissemos.
12 E Isaías, outro profeta, diz a mesma
coisa com outras palavras: "Levantar-se-á uma estrela de Jacó e uma flor
subirá da raiz de Jessé; e as nações esperaram sobre o seu braço." Com
efeito, uma estrela brilhante se levantou e uma flor subiu da raiz de Jessé,
que é Cristo.
13 De fato, ele foi concebido, com a
força de Deus, por uma virgem descendente de Jacó, que foi pai de Judá,
antepassado dos judeus, de quem eu já falei; segundo o oráculo, Isaí foi o seu
avô e Cristo, segundo a sucessão das gerações, é filho de Jacó e de Judá.
A
concepção virginal
33. 1 Escutai agora como foi
literalmente profetizado por Isaías que Cristo seria concebido por uma virgem.
Ele diz o seguinte: "Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e
lhe porão o nome ‘Deus conosco’ " .
2 O que os homens poderiam considerar
incrível e impossível de acontecer, Deus o indicou antecipadamente por meio do
Espírito profético, para que quando acontecesse, não lhe fosse negada a fé, e
sim, justamente por ter sido predito, fosse acreditado.
3 Esclareçamos agora as palavras da
profecia para que, por não entendê-la, objetem o mesmo que nós dizemos contra
os poetas, quando nos falam de Zeus que, para satisfazer sua paixão libidinosa,
uniu-se com diversas mulheres.
4 Portanto, "Eis que uma virgem
conceberá" significa que a concepção seria sem relação carnal, pois, se
esta houvesse, ela não mais seria virgem; mas foi a força de Deus que veio
sobre a virgem e a cobriu com a sua sombra e fez com que ela concebesse
permanecendo virgem.
5 Foi assim que naquele tempo, o
mensageiro, enviado da parte de Deus à mesma virgem, deu-lhe a boa notícia,
dizendo: "Eis que conceberás do Espírito Santo em teu ventre e darás à luz
um filho, que se chamará Filho do Altíssimo, e lhe porás o nome de Jesus, pois
ele salvará o seu povo de seus pecados". Assim nos ensinaram os que
consignaram todas as lembranças referentes ao nosso Salvador Jesus Cristo, e
nós lhes demos fé, pois o Espírito Santo profético, como já indicamos, disse
pelo citado Isaías que o geraria.
6 Portanto, por Espírito e força que
procede de Deus não é licito entender a não ser o Verbo, que é o primogênito de
Deus, como Moisés, profeta antes mencionado, o deu a entender. Vindo ele sobre
a virgem e cobrindo-a com sua sombra, não por meio de relação carnal, mas por
sua força, fez com que ela concebesse.
7 Quanto a Jesus, é nome da língua
hebraica, que significa em grego Sotér, isto é, Salvador.
8 Daí que o mensageiro disse à virgem:
"Tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo de seus
pecados".
9 Que aqueles que profetizam não são
inspirados por nenhum outro, mas pelo Verbo divino, suponho que mesmo vós o
admitis.
Lugar
de nascimento
34. 1 Escutai agora como Miquéias, outro
profeta, predisse o lugar da terra em que ele nasceria. Assim diz: "E tu,
Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre os príncipes de Judá, pois
de ti sairá o chefe que apascentará o meu povo"mm.
2 Sabe-se que há no país dos judeus uma
aldeia que dista de Jerusalém trinta e cinco estádios e que nela nasceu Jesus
Cristo, como podeis comprovar pelas listas do recenseamento, feitas sob
Quirino, que foi o vosso primeiro procurador na Judéia.
Várias
profecias
35. 1 Também foi predito que Cristo,
depois de nascer, viveria oculto aos outros homens, até à idade adulta. Escutai
o que foi dito antecipadamente a esse respeito.
2 É o seguinte: "Um menino nasceu,
um pequenino nos foi dado, cujo império está sobre os ombros"nn, aludindo
essas palavras à força da cruz, à qual, ao ser crucificado, juntou os ombros,
como a seqüência do discurso mostrará mais claramente.
3 E, de novo, o mesmo profeta Isaías,
inspirado pelo Espírito profético, disse: "Eu estendi as minhas mãos para
um povo que não crê e contradiz, aos que andam por um caminho que não é bom.
4 E agora me vêm pedir julgamento e têm
a ousadia de aproximar-se de Deus".
5 E outra vez, por meio de outro
profeta, diz com outras palavras: "Eles transpassaram meus pés e minhas
mãos, e lançaram sorte sobre a minha roupa"pp.
6 Na verdade, Davi, rei e profeta, que
disse isso, não sofreu nada disso, mas Jesus Cristo estendeu as suas mãos
quando foi crucificado pelos judeus que o contradiziam e falavam que ele não
era o Messias. Com efeito, como disse o profeta, levaram-no arrastando e,
fazendo-o sentar-se numa cadeira de juiz, disseram-lhe: "julga-nos".
7 "Transpassaram as minhas mãos e
os meus pés" significava os cravos que na cruz transpassaram seus pés e
mãos.
8 E depois de crucificá-lo, aqueles que
o crucificaram lançaram sorte sobre as suas roupas e as repartiram entre si.
9 Que tudo isso aconteceu assim, podeis
comprová-lo pelas Atas redigidas no tempo de Pôncio Pilatos.
10Citamos também a profecia de outro
profeta, Sofonias, que literalmente profetizou que ele montaria sobre um
jumentinho e desse modo entraria em Jerusalém.
11São estas as suas palavras:
"Alegra-te muito, filha de Sião; dá gritos, filha de Jerusalém. Eis que o
teu rei vem a ti manso, montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de
um animal de jugo".
Regras
de interpretação
36. 1 Percebamos que quando ouvis que os
profetas falam como em própria pessoa, não deveis pensar que assim falam os
próprios homens inspirados, mas é o Verbo divino que os move.
2 Algumas vezes ele fala como que
anunciando de antemão o que vai acontecer, outras como se estivesse no lugar de
Deus, Soberano e Pai do universo, outras na pessoa de Cristo, e outras ainda,
das pessoas que respondem ao seu Pai e Senhor. Algo semelhante acontece com
vossos próprios escritores, em que um é aquele que escreveu tudo, mas são
várias as pessoas que entram no diálogo.
3 Não entendendo isso, os judeus, que
são aqueles que possuem os livros dos profetas, não só não reconheceram a
Cristo já vindo, mas também odeiam a nós, que dizemos que ele de fato veio, e
mostramos que, como fora profetizado, foi por eles crucificado.
37. 1 Para que também isso fique claro
para vós, eis aqui algumas palavras que foram ditas pelo profeta Isaías, antes
mencionado, na pessoa do Pai: "O boi conhece o seu dono e o jumento a
manjedoura de seu senhor; mas Israel não me conheceu e o meu povo não me
entendeu.
2 Ai da nação pecadora, do povo cheio de
pecados; descendência má, filhos iníquos: abandonastes o Senhor" .
3 De novo, em outra passagem em que o
mesmo profeta fala igualmente na pessoa do Pai: "Que casa me edificareis?
- diz o Senhor.
4 O céu é o meu trono, e a terra o
escabelo dos meus pés"ss.
5 E outra vez, em outra passagem:
"As vossas luas novas e os vossos sábados, a minha alma os detesta; o
vosso dia de grande jejum e a vossa ociosidade, eu não os suporto. Nem mesmo
quando vos apresentais diante de mim eu vos escutarei.
6 Vossas mãos estão cheias de sangue.
7 Até quando me trazeis flor de farinha
ou incenso, isso é abominação para mim; não quero a gordura de carneiros ou
sangue de novilhos.
8 Com efeito, quem pediu essas coisas de
vossas mãos? Desata antes toda atadura de injustiça, rompe as cordas dos
contratos injustos, cobre aquele que está nu e aquele que não tem teto, reparte
o teu pão com o faminto" .
9 Portanto, com essas passagens podeis
entender que tais são os ensinamentos que os profetas dão na pessoa de Deus.
38. 1 Quando o Espírito profético fala
na pessoa de Cristo, ele se expressa assim: "Eu estendi as minhas mãos a
um povo que não crê e contradiz, aos que andam por um caminho que não é
bom".
2 E, novamente: "Entreguei minhas
costas aos açoites e minhas faces às bofetadas, e não afastei o meu rosto da
vergonha das cuspidas.
3 E o Senhor se tornou o meu auxílio;
por isso eu não fui confundido, mas transformei o meu rosto em rocha dura, e
soube que não seria confundido, pois está perto aquele que me justifica".
4 E o mesmo quando diz: "Eles
lançaram sorte sobre as minhas roupas, e transpassaram as minhas mãos e os meus
pés;
5 mas eu adormeci e me entreguei ao sono
e ressuscitei, porque o Senhor me protegeu".
6 E outra vez quando diz:
"Cochichavam com os seus lábios e balançaram a cabeça, dizendo: Salve-se a
si mesmo.
7 Podeis comprovar que tudo isso
cumpriu-se através dos judeus em Cristo.
8 Com efeito, estando já na cruz, eles
retorciam os lábios e balançavam a cabeça, dizendo: "Quem ressuscitou
mortos livre-se a si mesmo".
Profecia
cumprida
39. 1 Quando o Espírito profético fala,
profetizando sobre o futuro, ele diz assim: "Porque de Sião sairá a lei, e
de Jerusalém a palavra do Senhor de Jerusalém; ele julgará no meio das nações e
argüirá um povo numeroso. Quebrarão suas espadas e farão arados, e
transformarão suas lanças em foices; uma nação não pegará a espada contra outra
nação, nem saberão mais o que é a guerra".
2 Que assim tenha acontecido, podeis
comprová-lo.
3 Com efeito, de Jerusalém saíram doze
homens pelo mundo, e estes ignorantes e incapazes de eloqüência; todavia, pela
força de Deus, persuadiram todo o gênero humano de que haviam sido enviados por
Cristo para ensinar a todos a palavra de Deus. Nós, que antes nos matávamos
mutuamente, agora não só não fazemos guerra contra os nossos inimigos, mas
também, por não mentir nem enganar os juízes que nos interrogam, morremos
felizes de confessar a Cristo.
4 Pudéssemos nós aplicar ao nosso caso o
dito: "A língua jurou, mas a alma não jurou".
5 Seria ridículo que os soldados que se
contratam convosco e se alistam em vossas bandeiras pusessem a lealdade para
convosco acima de sua própria vida, acima dos pais, pátria e tudo o que lhes
pertence, embora nada de imperecível lhes pudésseis oferecer, e nós, que amamos
a incorrupção, não suportemos tudo a troco de receber o que esperamos daquele que
tem poder para no-lo dar.
Profecia
sobre os apóstolos
40. 1 Escutai agora o que foi predito
sobre os que pregaram a sua doutrina e anunciaram a sua vinda. O já mencionado
profeta e rei diz assim por obra do Espírito profético: "O dia transmite a
palavra a outro dia, e a noite anuncia o conhecimento a outra noite.
2 Não há discursos nem palavras, cuja
voz não se ouça.
3 Sobre toda a terra se espalhou o som
deles, e até aos confins do orbe da terra chegaram as suas palavras.
4 No sol colocou a sua tenda, e este,
como esposo que sai do seu quarto, se regozijará como gigante para percorrer o
seu caminho".
5 Além disso, acreditamos ser oportuno e
apropriado ao nosso intento mencionar outras palavras profetizadas pelo mesmo
Davi, através das quais podeis inteirar-vos de como o Espírito profético exorta
os homens a viver
6 e como mostra a conspiração que
Herodes, rei dos judeus, os próprios judeus, Pilatos, que foi vosso procurador
na Judéia, e seus soldados tramaram juntos contra Cristo.
7 Notai também como se profetiza que
pessoa de toda raça de homens deveriam crer nele, que Deus o chama de seu Filho
e promete submeter-lhe todos os seus inimigos; ainda como os demônios, enquanto
podem, procuram escapar do poder de Deus Pai e soberano de tudo e de Cristo;
por fim, como Deus chama todos à penitência antes de chegar o dia do
julgamento.
8 As profecias dizem o seguinte:
"Bem-aventurado o homem que não anda no desígnio dos ímpios, não pára no
caminho dos pecadores, nem se assenta no assento da perdição, mas se compraz na
lei do Senhor e que dia e noite medita em sua lei.
9
Será como árvore plantada junto às correntes das águas, que dará seu fruto no
devido tempo e suas folhas não cairão, e em tudo o que fizer será bem sucedido.
10Não assim os ímpios, não assim, mas
como o pó que o vento espalha sobre a face da terra. Por isso, os ímpios não se
levantarão no dia do julgamento, nem os pecadores no conselho dos justos. De
fato, o Senhor conhece o caminho dos justos e o caminho dos ímpios perecerá.
11Por que as nações fremiram e os povos
meditaram novidades? Os reis da terra apresentaram-se e os príncipes se
juntaram contra o Senhor e contra o seu Ungido, dizendo: ‘Rompamos suas amarras
e arranquemos de nós o seu jugo'.
12Aquele que habita nos céus rir-se-á
deles, e o Senhor os fará objeto de sua zombaria. Então, falar-lhes-á com ira e
com sua indignação os perturbará.
13 Eu, porém, fui constituído por ele
como rei sobre Sião, seu monte santo, para anunciar o seu decreto.
14O Senhor me disse: Tu és o meu Filho,
eu hoje te gerei.
15Pede-me e te darei as nações como tua
herança e os confins da terra como tua propriedade. Apascenta-los-ás com cetro
de ferro, como vaso de oleiro as farás em pedaços.
16E agora, reis, entendei; instruí-vos,
vós que julgais a terra.
17Servi ao Senhor no temor, e no tremor
regozijai-vos nele.
18Aprendei a disciplina; não aconteça
que, em certo momento, o Senhor se irrite e pereçais saindo do caminho justo,
quando de repente sua ira se acender.
19Felizes todos os que nele
confiam."
O que você
deseja destacar no texto lido?
Como o texto
serviu para sua espiritualidade?
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