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Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e Obra
Atenágoras
de Atenas (†180)
Apelo a
favor dos Cristãos – Capítulos 17 - 22
Capítulo XVII - Peço-vos
considereis brevemente este ponto. (E preciso que fazendo a nossa defesa, como
estou, eu apresenteargumentos mais precisos, tanto sobre os nomes, para
demonstrar que são recentes, como sobre as imagens, para ver que procedem, como
se diz, de ontem e anteontem; e isso vós o sabeis melhor do que ninguém, pois
sois versados nos antigos a respeito de todo assunto e em grau superior a
todos). Portanto, digo que Orfeu, Homero e Hesíodo são os que estabeleceramas
famílias e deram os nomes aos que por eles são chamados deuses. O próprio
Heródoto o confirma: “Considero Hesíodo e Homero quatrocentos anos mais antigos
do que eu, não mais, e foram eles que estabeleceram a Teogonia para os gregos,
que deram suas denominações aos deuses, distribuindo suas honras e ofícios e
explicando suas formas.” Quanto às suas imagens, enquanto não existiam a
pintura, a plástica e a escultura, não eram sequer concebíveis. Foi na época de
Sáurio de Samos, de Cráton de Sicião, de Cleantes de Corinto e de uma moça
coríntia que foi inventada a representação das figuras, quando Sáurio delineou
um cavalo ao sol; a pintura foi quando Cráton recobriu de cor, em uma tábua
branca, as figuras de um homem e de uma mulher. A fabricação de bonecos foi
inventada pela moça: enamorada por um homem, delineou, enquanto dormia, a
figura dele na parede; depois, o seu pai, satisfeito com a exata semelhança
(sabe-se que ele trabalhava com argila), a esculpiu, enchendo o contorno de
barro. A imagem ainda é conservada em Corinto. A esses sucederam Dédalo,
Teodoro e Smilis, que inventaram a escultura e a plástica. Na verdade, as
imagens e fabricação dos ídolos têm tão pouco tempo que é possível indicar o
artífice de cada deus. Assim, foi Endoio, discípulo de Dédalo, que fabricou a
estátua de Ártemis em Éfeso, a de Atenas (ou melhor, de Atela, pois assim a
chamam os que falam misteriosamente… falo, portanto, da antiga estátua de
oliveira), e até da Sentada; Apolo Pítio é obra de Teodoro e de Télecles; Délio
e Ártemis são arte de Tecteu e de Angelião; a Hera de Argos e a de Samos saíram
das mãos de Smilis; os demais ídolos são de Fídias; a segunda Afrodite é obra
de Praxíteles; o Asclépio de Epidauro é obra de Fídias. Numa palavra, nenhum
dos ídolos pode escapar de ser fabricado por homens. Ora, se são deuses, como
não existiam desde o princípio? Como são mais recentes que aqueles que os
fabricaram? Que necessidade tinham, para nascer, dos homens e da arte? Tudo
isso, porém, é apenas terra, pedras, matéria e arte supérflua.
Capítulo XVIII - Há
aqueles que dizem que isso são apenas estátuas, mas é aos deuses que elas se
referem, que as procissões que a elas se fazem e os sacrifícios que se lhes
oferecem terminam nos deuses e a eles se dirigem, que não existe, enfim, outro
meio de aproximar-se dos deuses sem este: “os deuses são difíceis de aparecer
claramente”. E que isso seja assim, apresentam como prova as atividades de
alguns ídolos. Se vos agrada, examinemos o poder que existe em seus nomes.
Antes de iniciar o meu discurso, eu vos rogo, ó máximos imperadores, que me
perdoeis se apresento apenas raciocínios verdadeiros. O meu propósito não é
refutar os ídolos, e sim desfazer as calúnias contra nós e oferecer-vos a razão
de nossa religião. Ora, vós, por vós mesmos, poderíeis examinar o império
celeste. Com efeito, como a vós, pai e filho, vos foi posto tudo na mão ao
receber o império de cima: “Porque a alma do rei está nas mãos de Deus”, diz o
Espírito profético, do mesmo modo está submetido a um só Deus e ao Verbo que
dele procede seu filho concebido como seu inseparável. Antes de tudo, eu vos
peço, portanto, que considereis este ponto. Os deuses não existiram, conforme
dizem, desde um princípio, mas cada um deles nasceu do mesmo modo que nascemos.
Nisso todos concordam, pois Homero diz: “Ao Oceano, origem dos deuses, e à mãe
Tétis”.
Orfeu, que foi o primeiro a inventar os seus nomes e
explicou suas genealogias, que contou as façanhas de cada um, e que se acredita
entre o vulgo ser o mais veraz teólogo, a quem geralmente Homero segue mais do
que ninguém em assunto de deuses, Orfeu, como dizia, também estabelece a
primeira origem deles na água: “O Oceano, que é a origem de todos.” Com efeito,
segundo ele, a água foi o princípio de tudo e da água formou-se um lodo e de
ambos foi gerado um animal, um dragão que tinha unidas uma cabeça de leão e
outra de touro, e entre as duas, um rosto de deus, cujo nome é Héracles e
Crono. Héracles gerou um enorme ovo que, cheio da força daquele que o havia
gerado, rompeu-se em dois por atrito. A parte superior transformou-se no Céu, a
debaixo na Terra, e surgiu um deus de duplo corpo. O Céu, unido com a Terra,
gerou as mulheres Cloto, Láquesis e Atropo, os homens centímanos: Coto, Giges,
Briareu, e os ciclopes Brontes, Estetopes e Arges. Mas como ficou sabendo que
seria derrubado de seu império por seus próprios filhos, acorrentou-os e
atirou-os na profundeza do Tártaro. Irritada com isso, a Terra gerou os titãs:
“A augusta Gaia gerou os filhos de Urano que chamam pelo sobrenome de titãs,
pois eles se vingaram do grande Urano estrelado”.
Capítulo XIX - Tal é o princípio da gênese, não só daqueles que eles
consideram deuses, mas do universo todo. Considerai, portanto, este ponto: cada
um desses aos quais se atribui a divindade, como princípio, também é forçoso
que seja corruptível. De fato, se nasceram não existindo, como dizem os que
teologizam sobre eles, não existem, porque uma coisa ou é incriada e, por
conclusão, eterna, ou é criada e, por conseguinte, corruptível. Não falo
diferentemente dos filósofos: “O que é que é sempre e não tem princípio? O que
é que começa e não é nunca? Platão, discorrendo sobre o inteligível e o sensível,
ensina que aquilo que é sempre, o inteligível, é o incriado; e aquilo que não
é, o sensível, criado, que começa a ser e deixa de ser. Por isso, também os
estóicos dizem que tudo há de perecer numa conflagração, e voltar a ser de
novo, readquirindo princípio. Ora, se, conforme eles, existem duas causas, a
eficiente, que é aquela que manda, como a providência, e a passiva, que é
aquela que muda, como matéria, e é impossível que, mesmo governado pela
providência, o mundo permaneça em um ser, desde o momento que tem princípio,
como permanecerá a constituição desses que não existem por natureza, mas que
nascem? Em que são superiores à matéria deuses que têm a sua constituição a
partir da água? Mas nem mesmo a água, segundo eles, é princípio de tudo. (Com
efeito, o que é que poderia constituir-se de elementos simples e uniformes?
Além disso, a matéria sempre necessita de artífices e o artífice necessita da
matéria. De fato, como poderiam ser feitas as imagens sem matéria ou sem
artífice?) Não há razão alguma para que a matéria seja mais antiga do que Deus,
pois é forçoso que a causa eficiente seja anterior ao que tem princípio.
Capítulo XX - Ora, se
o absurdo de sua teologia ficasse na afirmação de que os deuses nascem e se
constituem da água, uma vez que demonstrei que não existe nada criado que não
seja também dissolúvel, poderia passar às outras acusações que nos fazem; de
uma parte, porém, descreveram os corpos dos deuses: um Héracles, o qual dizem
que era um dragão retorcido; os deuses de cem mãos; a filha de Zeus, que ele
teve com sua mãe Rea, também chamada Deméter, que tinha dois olhos no lugar
natural e outros dois na fronte, além de chifres e a face de animal na parte
posterior do pescoço, com o que, espantada com aquele monstro de filha, Rea
fugiu sem dar-lhe o peito. É daí que misticamente se chama Atela, ao passo que
comumente se lhe dá o nome de Perséfone e Coré, que não é a mesma que Atenas, à
qual também se chama Core, por causa de sua virgindade. Por outro lado, também
nos contaram suas façanhas exatamente conforme eles pensam: Cronos, que cortou
o membro viril de seu pai e ele próprio o atirou de seu carro, e que matava
seus filhos, devorando os varões. Zeus, que amarrou seu pai e o atirou na
profundeza do Tártaro, como já fizera Urano com seus filhos, que lutou contra
os titãs pela supremacia e perseguiu sua mãe Rea, que recusava unir-se com ele,
convertendo-se ela em dragão, ele também em dragão e, amarrando-o com o chamado
nó de Héracles, finalmente uniu-se com ela (o símbolo da figura da união é o
bastão de Hermes). Depois Urano também se uniu com sua filha Perséfone,
forçandoa sob a forma de dragão, e dela nasceu o filho Dioniso. Tudo isso me
força a dizer o seguinte: o que há de importante ou de útil nessa história,
para que acreditemos que Cronos, Zeus, Coré e os outros sejam deuses? As
configurações de seus corpos? Contudo, que homem discreto e formado na
contemplação filosófica pode acreditar que um deus tenha gerado uma víbora?
Assim diz Orfeu: “Fanes, porém, espantosa à vista; de sua cabeça pendem os
cabelos e o seu rosto é belo de se ver, mas nas partes restantes ela é dragão
espantoso desde a altura do pescoço…”
Quem poderá admitir que o próprio Fanes, que é o deus
primogênito (pois este é o que saiu do ovo derramado), tenha corpo ou figura de
dragão ou que tenha sido devorado por Zeus, a fim de que este se tornasse
imenso? Com efeito, se em nada se diferenciam dos mais vis animais (e é
evidente que a divindade deve diferenciar-se de todo terreno e até daquilo que
é separado da matéria), não são deuses. Por que aos que nascem com forma
semelhante à dos animais, têm forma de animais e aspecto horrível?
Capítulo XXI - Na verdade, se dissessem apenas que seus deuses são
carnais, que têm sangue, esperma, paixões de ira e desejo, já seria o bastante
para qualificar todos esses relatos de charlatanice e coisa ridícula; de fato,
em Deus não há ira, desejo, instinto ou sêmen gerador. Podem ser de carne, mas
superiores ao fastio e à colera, e não vejamos Atenas “irritada contra Zeus
Pai, pois uma cólera feroz a arrebatara”, e não contemplemos Hera, a quem “a
cólera não lhe cabia no peito e disse”; também superiores à tristeza: “Que dor!
Estou vendo com meus olhos o homem verdadeiramente querido perseguido em torno
da muralha, e meu coração se entristece”. De minha parte, considero como homens
deseducados e torpes aqueles que cedem à cólera e à tristeza. Com efeito,
quando o “pai de homens e deuses” se lamenta por seu filho: “Ai de mim! Pois
Sarpedon, o mais querido dos homens, foi decretado pelo destino que ele seja
domado por Pátroclo, filho de Menécio” e, com todos os seus lamentos, é incapaz
de livrá-lo do perigo: “Sarpedon, filho de Zeus, e este nem a seu filho
socorre”.
Quem não chamará de ignorantes aqueles que se mostram
amadores dos deuses com tais fábulas, quando, na realidade, são ateus? Podem
ser carnais, mas que Afrodite não seja ferida nem no corpo por Diomedes:
“Feriu-me o filho de Tideu, o soberbo Diomedes”, nem por Ares na alma: “Por ser
coxo, Afrodite, a filha de Zeus, sempre me despreza e ama o horrível Hares”.
Nem Hares pelo próprio Diomedes: “E lhe arrancou a bela pele”. Ares, o
espantoso nas batalhas e aliado de Zeus contra os titãs, aparece mais fraco que
Diomedes: “Ia furioso, como quando Ares brande a sua lança”. Cala-te, Homero,
pois Deus não se enfurece; tu és aquele que me apresentas Deus como manchado de
sangue e funesto para os mortais: “Ares, Ares, destruição de mortais, manchado
de sangue”, e nos contas o seu adultério e acorrentamento: “Os dois, tendo
subido ao leito, adormeceram, mas ao redor deles estenderam-se as hábeis
correntes do engenhoso Héfesto, e já não era possível mover os membros”.
Como não rejeitar todo esse interminável charlatanismo
sobre os deuses? Urano foi castrado, Cronos foi acorrentado e jogado no
Tártaro, os titãs se rebelam, Estígia morre no decorrer da batalha (até como
mortais nos apresentam os deuses), uns se enamoram pelos outros e também se
enamoram pelos homens: “Éneas, que foi concebido pela divina Afrodite nos
braços de Asquises, nas quebradas do Ida, uma deusa deitada com um mortal”. Os
deuses, porém, não amam, nem têm paixões, porque se são deuses não são afetados
pelo desejo… E se Deus toma carne, segundo a divina economia, torna-se escravo
do desejo?
“Com efeito, jamais o amor de deusa ou de mulher domou o
meu coração dentro do peito em torno derramado, nem quando amei a esposa de
Ixião; nem quando amei Dânae, a de belos tornozelos, a de Acrísio; nem quando
amei a filha do ilustre Fênix, nem quando amei Sêmele ou Alcmena em Tebas, nem
quando amei Deméter, a rainha de belas tranças, nem quando amei a gloriosa
Seto, nem a ti mesma”. Se um ser é criado, ele é corruptível, e nada tem de
Deus. E chegam a servir os homens como diaristas: “O palácios de Admeto, em que
eu tive que suportar e aceitar a mesa de diarista sendo um deus.” Também são
boiadeiros: “Vindo eu a esta terra, apascentei os bois de meu hóspede e salvei
esta casa”. Portanto, Admeto é superior ao deus. Ó adivinho e sábio, que
predizes o futuro para os outros! Tu não foste capaz de adivinhar a morte do
teu amado, mas com a tua própria mão mataste o teu amigo. E Esquilo censura
Apolo como falso adivinho: “Eu acreditava que a boca divina de Febo era
infalível, pois dela brota a arte da adivinhação; e ele próprio, que entoava o
hino, presente ao convite e que me predissera isso, foi ele que matou o meu
filho”.
Capítulo XXII - Talvez
se diga que tudo isso são fantasias poéticas, e que existe uma explicação
física para tudo isso. Como diz Empédocles: “Esplêndido Zeus, e Hera que dá a
vida, Aidoneu e Néstis, que banha de lágrimas os olhos mortais”. Contudo, se
Zeus é o fogo, Hera a terra, Aidoneu o ar e Néstis a água, e tudo isso são
elementos-fogo, água, ar -, nenhum deles é Deus: nem Zeus, nem Hera, nem
Aidoneu, pois a constituição e origem de todos provém da matéria separada por
Deus: “Fogo, água e terra, a benigna altura do ar, e a amizade entre eles”.
Aquele que não pode permanecer sem a amizade, pois está
confundido pela discórdia, quem poderá dizer algo de Deus? Conforme Empédocles,
a amizade é o que manda, e os compostos são o mandado, e o que manda é o
principal. De modo que, se julgamos ser uma e a mesma a potência do que manda e
do mandado, não nos damos conta de estar tributando honra igual à matéria
corruptível do ser mutante e a Deus incriado, eterno e sempre concorde consigo
mesmo.
Segundo os estóicos, Zeus é a substância fervente; Hera,
que é o ar, pois o próprio nome concorda com o som, enlaça-se consigo mesmo;
Posêidon é a bebida. Outros dão outras explicações naturais. Com efeito, uns
dizem que Zeus é o ar de dupla natureza, hermafrodita; outros dizem que ele é a
ocasião que muda o tempo em boa temperatura e que, por isso, foi o único que
escapou de Cronos. Contudo, é preciso dizer contra os estóicos: se considerais
o Deus dupremo como um só, incriado e eterno, e que são compostas as coisas
onde se processa a mudança da matéria, e afirmais que o espírito de Deus, que
penetra através da matéria, recebe um ou outro nome conforme sua mudança, então
as formas da matéria se converterão em corpo de Deus e, corrompendo-se os
elementos pela conflagração, forçosamente também os nomes se corromperão junto
com as formas, permanecendo unicamente o espírito de Deus. Entretanto, quem é
que considerará como deuses corpos corruptíveis e mutáveis conforme a matéria?
Quanto aos que dizem que Cronos é o tempo e Rea a terra;
que esta concebe de Cronos e gera e que, por isso, é chamada mãe de todos; que
ele gera e devora; que a mutilação de seus órgãos sexuais é a união do macho e
da fêmea que corta e joga o sêmen na matriz e gera o homem que tem dentro o
desejo, isto é, Afrodite; que a loucura de Cronos é o giro do tempo, consumindo
o animado e o inanimado; que as correntes e o Tártaro são o tempo que muda e se
torna invisível pelas estações; contra esses dizemos: se Cronos é o tempo,
então muda; se é a estação, gira; se é as trevas, o gelo ou sua substância
úmida, nada disso permanece; a divindade, porém, é imortal, imóvel e imutável.
Portanto, nem Cronos, nem o ídolo que o representa, é deus. Quanto a Zeus, se
ele é o ar gerado de Cronos”, cujo elemento masculino é Zeus e o feminino Hera
(daí que ela seja sua esposa e irmã), é mutável; se ele é a estação, gira; o
divino, porém, não muda, nem decai.
Contudo, para que continuar importunando-vos com novas
explicações, se vós sabeis melhor as explicações que deram todos aqueles que
sobre isso especularam? O que entenderam sobre os deuses aqueles que, por
exemplo, escreveram sobre Atena, dizendo que ela é a inteligência que tudo
penetra? Ou sobre Ísis, que chamam de natureza da eternidade, da qual todos
nasceram e pela qual todos existem? Ou sobre Osíris, seu irmão, morto por
Tifão, perto de Pelúsio, cujos membros ela vai buscar junto com o seu filho
Horo e, tendo-os encontrado em um sepulcro,que até hoje se chama tumba de
Osíris? Com efeito, resolvendo para cima e para baixo as formas da matéria, o
que fazem é desviar-se de Deus, que se contempla pela razão, e divinizar os
elementos e suas partes, pondo-lhes diversidade de nomes. Por exemplo: a
semeadura de trigo, Osíris (do qual dizem que nos mistérios se clama a Ísis por
causa do achado dos membros ou dos frutos: “Encontra mos, nos alegramos”); o
fruto da vinha, Dioniso; a própria vinha Sêmele, raio, ao calor do sol. Na
verdade, os que explicam alegoricamente os mitos, divinizando os ele mentos,
nos dão qualquer coisa, menos explicações do divino, pois não se dão conta de
que com aquilo que tentam defender seus deuses, confirmam ainda mais os
raciocínios contra eles. O que é que Europa e o touro, o cisne e Leda têm a ver
com a terra e o ar, para que nos venham dizer que o abominável tratamento de
Zeus para com elas representa a união da terra e do ar? Desviando-se da
grandeza de Deus e incapazes de remontar pelo raciocínio, pois não sentem
simpatia pelo lugar celeste, se consomem e se afundam nas formas da matéria,
divinizam as mudanças dos elementos, tão absurdo como alguém confundir o navio
em que viaja com o piloto que o dirige. Mas como o navio nada vale, mesmo com
todos os seus apetrechos, se não tem piloto, igualmente de nada vale a ordem
dos elementos sem a providência de Deus. De fato, nem o navio navegará por si
mesmo, nem os elementos se movimentarão sem um criador.
O que você deseja destacar neste texto?
Como ele serviu para sua espiritualidade?
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