Efrém, o Sírio (306-373)
Hinos sobre a Natividade do Senhor
Hinos VII e VIII
Hino VII.
1. O Filho do Criador é semelhante ao Seu Pai como Criador! Ele fez para si mesmo um corpo puro, revestiu-se dele e saiu e vestiu nossa fraqueza com glória, que em Sua misericórdia Ele trouxe do Pai.
2. De Melquisedeque, o Sumo Sacerdote, veio a Ti um hissopo, um trono e uma coroa da casa de Davi, uma raça e família de Abraão.
3. Sê para mim um refúgio, por amor de ti, ó grande mar. Veja! os Salmos de Davi, teu Pai, e também as palavras dos Profetas, vieram até mim como navios.
4. Davi, teu pai, no Salmo centésimo décimo, entrelaçou dois números como se fossem coroas para Ti, e veio [a Ti], ó Conquistador! Com estes Tu serás coroado, e ao trono Tu subirás e te sentarás.
5. Uma grande coroa é o número entrelaçado em cem, onde é coroada Tua Divindade! Uma pequena coroa é a do número dez, que coroa a Cabeça de Tua Masculinidade, ó Vitorioso!
6. Por amor de Ti, as mulheres procuraram os homens. Tamar desejou aquele que era viúvo, e Rute amou um homem que era velho, sim, que Raabe, que levava os homens cativos, foi cativada por Ti.
7. Tamar saiu e na escuridão roubou a Luz, e na impureza roubou o Santo, e ao descobrir sua nudez ela entrou e roubou a Ti, ó Glorioso, que tiras o puro do impuro.
8. Satanás a viu e estremeceu e apressou-se em incomodá-la. Ele trouxe o julgamento à mente dela, e ela não temeu; apedrejamento e a espada, e ela não tremeu. Aquele (Judá?) que ensina o adultério impediu o adultério, porque foi um obstáculo para Ti.
9. Pois santo foi o adultério de Tamar, por tua causa. Era de ti que ela ansiava, ó Fonte pura. Judá a defraudou de beber de Ti. O ventre sedento roubou de Ti um gole de orvalho da sua fonte.
10. Ela era viúva por tua causa. Ela ansiava por ti, ela se apressou e também foi uma prostituta por tua causa. Ti ela desejou veementemente, e foi santificada porque era a Ti que ela amava.
11. Que Tamar se regozije porque seu Senhor veio e tornou conhecido seu nome pelo filho de seu adultério! Certamente o nome que ela deu a ele estava te chamando para ir até ela.
12. Por Ti mulheres honradas se envergonharam, Tu que dás castidade a todos! A ti ela roubou no meio dos caminhos, que pavimenta o caminho para o reino! Porque foi a vida que ela roubou, a espada não foi capaz de matá-la.
13. Rute deitou-se ao lado de um homem na eira por tua causa; seu amor a tornou ousada por Tua causa, ó Tu que ensinas a ousadia a todos os penitentes. Seus ouvidos recusaram [ouvir] qualquer voz por causa da Tua voz.
14. A brasa viva que brilhava subiu para a cama de Boaz, deitou-se ali, viu o Sumo Sacerdote, em cujos lombos estava escondido um fogo para o seu incenso! Ela se apressou e foi uma novilha para Boaz, que deveria dar à luz a Ti, o bezerro cevado.
15. Ela foi colher por seu amor por Ti; ela juntou palha. Rapidamente pagaste-lhe a recompensa pela sua humildade; e em vez de espigas de milho, a Raiz dos Reis, e em vez de palha, o Feixe da Vida, fizeste brotar dela.
Hino VIII.
16. Para que a Tua Ressurreição pudesse ser acreditada entre os opositores, eles Te selaram dentro do sepulcro e colocaram guardas; pois foi para Ti que selaram o sepulcro e colocaram guardas, ó Filho do Vivente!
17. Quando eles Te enterraram, se eles Te tivessem negligenciado e Te deixado, e ido embora, haveria espaço para mentir [e dizer] que eles roubaram, ó Vivificador de tudo! Quando habilmente selaram o Teu sepulcro, aumentaram a Tua Glória.
18. Um tipo de Ti, portanto, era Daniel, e também Lázaro; um na cova, que os gentios selaram, e outro no sepulcro, que o povo abriu. Veja! os seus sinais e os seus selos os reprovaram.
19. A boca deles estaria aberta, se eles tivessem deixado o Teu sepulcro aberto. Mas eles foram embora porque fecharam o Teu sepulcro e o selaram, e fecharam as suas próprias bocas. Sim, eles o fecharam, e quando cobriram insensatamente o Teu sepulcro, todos os caluniadores cobriram suas próprias cabeças.
20. Mas em Tua Ressurreição Tu os convences a respeito de Teu Nascimento; já que o ventre foi selado e o sepulcro fechado; sendo igualmente puro no ventre e vivendo no sepulcro. O ventre e o sepulcro sendo selados foram testemunhas de Ti.
21. O ventre e o inferno clamaram em voz alta por Teu Nascimento e Tua Ressurreição: O ventre Te concebeu, que foi selado; o inferno te trouxe, que estava fechado. Não foi depois da natureza que o ventre te concebeu, ou o inferno te abandonou!
22. Selado estava o sepulcro ao qual Te confiaram, para que pudesse manter os mortos [seguros], Virgem era o ventre que nenhum homem conhecia. O ventre virgem e o sepulcro selado, como trombetas, O proclamaram aos ouvidos de um povo surdo.
23. A barriga selada e a pedra fechada estavam entre os acusadores. Pois eles caluniaram a Conceição como sendo da semente do homem, e a Ressurreição como sendo do roubo do homem; o selo e o sinete os convenceram e imploraram que Tu eras do Céu.
24. O povo ficou entre Teu Nascimento e Tua Ressurreição. Eles caluniaram o Teu Nascimento, a Tua Morte os condenou: eles deixaram de lado a Tua Ressurreição, o Teu Nascimento os refutou; eram dois lutadores que calavam a boca que caluniava.
25. Para Elias eles foram e procuraram nas montanhas: ao buscá-lo na terra, confirmaram ainda mais que ele foi levado. A busca deles deu testemunho de que ele foi levado, pois não o encontrou.
26. Se então os profetas que haviam sido avisados da assunção de Elias duvidassem de sua ascensão, quanto mais os homens impuros falariam calúnia do Filho? Por seus próprios guardas, Ele os convenceu de que havia ressuscitado.
27. À Tua Mãe, Senhor, ninguém sabia que nome dar. Se ele a chamasse de Virgem, seu filho estaria [ali]; Se então ninguém compreendeu Tua Mãe, quem Te será suficiente?
28. Pois ela era, sozinha, Tua Mãe; junto com todos, Tua Irmã. Ela era Tua mãe, ela era Tua Irmã. Ela junto com mulheres castas109era Tua noiva. Com tudo a adornaste, adorno de Tua Mãe.
29. Pois ela era Tua Noiva por natureza antes de Tu vires; ela não Te concebeu por natureza depois que Tu vieste, ó Santo, e era uma Virgem quando Te deu à luz santamente.
30. Maria conquistou em Ti, Senhor, as honras de todas as mulheres casadas. Ela concebeu-te dentro dela sem casamento. Havia leite em seus seios, não segundo a natureza. Você fez da terra sedenta de repente uma fonte de leite.
31. Se ela Te carregou, Teu olhar poderoso tornou seu fardo leve; se ela te deu de comer, foi porque estavas com fome; se ela te deu de beber, porque tiveste sede; de bom grado, se ela Te abraçou, Tu, o carvão da misericórdia, mantiveste seu seio seguro.
32. Uma maravilha é Tua Mãe. O Senhor entrou nela e tornou-se serva: o Verbo entrou nela e calou-se dentro dela; o trovão entrou nela, e Sua voz ainda era: o Pastor de todos entrou nela; Ele se tornou um Cordeiro nela e saiu balindo.
33. O Ventre de Tua Mãe mudou a ordem das coisas, ó Tu que tudo ordenas! O rico entrou, Ele saiu pobre:o Altíssimo entrou, Ele saiu humilde. O brilho entrou nela e se vestiu, e surgiu uma forma desprezada.
34. O Poderoso entrou e vestiu-se de medo desde o ventre. Aquele que dá de comer a todos entrou e teve fome. Aquele que dá tudo de beber entrou e teve sede. Nu saiu dela, o “vestidor” de todos.
35. As filhas dos hebreus que choraram nas Lamentações de Jeremias, em vez das lamentações de suas Escrituras, usaram canções calmantes de seus próprios livros: um Poder oculto em suas palavras estava profetizando.
36. Eva ergueu os olhos do Sheol e se alegrou naquele dia, porque o Filho de sua filha como remédio de vida desceu para ressuscitar a mãe de Sua mãe. Abençoado Bebê, que machucou a cabeça da Serpente que a feriu!
37. Ela viu o tipo de Ti desde a juventude de Isaque, o belo. Para Ti, Sara, vendo que tipos de ti descansavam em sua infância, chamou-o, dizendo: Ó filho dos meus votos, em quem está escondido o Senhor dos votos.
38. Sansão, o nazireu, retratou um tipo de Tua obra. Ele rasgou o leão, imagem da morte, que destruíste, e fez brotar da sua amargura a doçura da vida para os homens.
39. Ana também abraçou Samuel; porque a tua justiça estava escondida naquele que despedaçou Agague, como [um tipo] do iníquo. Ele chorou por Saulo, porque a tua bondade também estava refletida nele.
40. Quão manso és Tu! Quão poderoso és Tu, ó Criança! Teu julgamento é poderoso, Teu amor é doce! Quem pode ficar contra Ti? Teu Pai está no Céu, Tua Mãe está na terra; quem te declarará?
41. Se um homem buscar Tua Natureza, ela estará escondida no Céu, no poderoso Seio da Divindade; e se um homem busca o Teu Corpo visível, ele é colocado diante de seus olhos no humilde seio de Maria.
42. A mente vagueia entre Tuas gerações, ó Rico! Dobras grossas estão sobre Tua Divindade. Quem pode sondar Tuas profundezas, Grande Mar que se fez pequeno?
43. Passamos a ver-Te como Deus, e eis! Tu és um homem: passamos a ver-Te como homem, e ali brilha a Luz de Tua Divindade!
44. Quem acreditaria que Tu és o Herdeiro do Trono de Davi? De todas as suas camas herdaste uma manjedoura, de todos os seus palácios desceu até ti uma caverna. Em vez de suas carruagens, um potro comum, talvez, desça até Ti.
45. Quão destemido és Tu, ó Bebê, que deixas que todos te tenham [para carregar]: para cada um que se encontra contigo, Tu sorris: para cada um que Te vê, Tu és feliz! Teu amor é como aquele que tem fome de homens.
46. Não fazes distinção entre Teus pais e estranhos, nem Tua Mãe e servas, nem aquela que Te amamentou e os impuros. Foi Tua ousadia ou Teu amor, ó Tu que a todos amas?
47. O que te move a permitir que todos os que te viam te possuíssem, tanto ricos como pobres? Tu ajudaste aqueles que não te chamavam. De onde veio que tens tanta fome de homens?
48. Quão grande foi o Teu amor, que se alguém Te repreendesse, Tu não te irarias! se um homem te ameaçasse, você não ficaria aterrorizado! se alguém sibilasse para Ti, Tu não te irritarias! Tu estás acima das leis dos vingadores das injúrias.
49. Moisés era manso e [ainda] seu zelo era duro, pois ele lutou e matou. Eliseu também, que devolveu a vida a uma criança, despedaçou uma multidão de crianças pelos ursos. Quem és Tu, ó Filho, cujo amor é maior que o dos Profetas?
50. O filho de Hagar, que era selvagem, deu um chute em Isaque. Ele aguentou e ficou em silêncio, e sua mãe ficou com ciúmes. Você é o mistério dele, ou ele não é o tipo de Ti? você é como Isaque ou não é aquele que é como você?
O que você destaca no texto?
O que você destaca na fala do seu irmão/ã?
Como serve para sua espiritualidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário