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Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e Obra
Teófilo de Antioquia (†181)
Segundo Livro a Autólico (Capítulo 18 - 22)
Capítulo XVIII – O ensinamento
dos autores sacros sobre antropologia
Quanto à criação do homem, não há
palavra humana que possa expressar a sua grandeza, ainda que a narração da
Escritura divina seja tão breve. Com efeito, o fato de que Deus diga: “Façamos
o homem à nossa imagem e semelhança” dá, antes de tudo, a entender a dignidade
do homem. De fato, tendo Deus feito o universo por sua palavra, considerou tudo
como coisa acessória e julgou como obra eterna digna de sua criação somente a
criação do homem. Além disso, Deus se apresenta como se precisasse de ajuda,
pois diz: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”, mas não diz a ninguém
essa palavra “Façamos”, a não ser a seu próprio Verbo e à sua Sabedoria.
Tendo feito o homem e tendo-o abençoado
para que se multiplicasse e enchesse a terra, submeteu a ele todas as coisas
para que o servisse, ordenou que desde o princípio se alimentasse com os frutos
da terra, sementes, ervas e árvores e que os animais fossem seus comensais, os
quais também deveriam comer todas as sementes da terra.
Capítulo XIX – O ensinamento dos
autores sacros sobre antropologia (cont.)
19. Tendo Deus terminado, no sexto dia,
o céu, a terra, o mar e tudo o que nele existe, no sétimo dia descansou de
todas as obras que fizera. Em seguida, a divina Escritura recapitula assim:
“Este é o livro da origem do céu e da terra, quando existiu o dia em que Deus
fez o céu e a terra, toda verdura do campo antes de nascer, toda erva do campo
antes de brotar, pois Deus não havia feito chover sobre a terra e não havia
homem para cultivar a terra”. Com essas palavras nos dá a entender que, naquele
tempo, toda a terra era rega da por uma fonte divina e o homem não tinha
necessidade de cultivá-Ia, pois, por mandamento de Deus, ela brotava
espontaneamente, a fim de que o homem não se fatigasse trabalhando-a.
Para mostrar-nos a formação do homem e
para que não parecesse um problema insolúvel aos homens Deus ter dito: “Façamos
o homem” e não nos ter mostrado sua criação, a Escritura nos ensina, dizendo:
“E uma fonte subia da terra e regava toda a face da terra, e Deus formou o
homem do pó da terra, e lhe insuflou alento de vida em seu rosto, e o homem foi
feito alma vivente. É por isso que a alma é chamada imortal. Depois de ter
formado o homem, Deus escolheu um lugar pelas bandas do Oriente, excelente por
sua luz, iluminado por um ar mais brilhante, adornado com as mais belas
plantas, e aí Deus colocou o homem.
Capítulo XX – Descrição do
paraíso / Criação da mulher
Este é o relato da história sagrada,
conforme a Escritura: “Deus plantou um jardim no Éden, no Oriente, e aí colocou
o homem que formara. E Deus fez brotar da terra toda árvore formosa à vista e
saborosa ao paladar, e a árvore da vida no meio do paraíso, e a árvore da
ciência do bem e do mal. Do Éden saía um rio para regar o jardim e a partir daí
se dividia em quatro braços. Um se chamava Fison e é este aquele que rodeia
toda a terra de Hévila, onde existe o ouro. O ouro dessa terra é bom, e aí
também se encontra o carvão e a pedra ônix. O segundo rio se chama Geon e é
aquele que rodeia toda a terra da Etiópia. O terceiro rio é o Tigre, que corre
diante dos assírios. O quarto rio é o Eufrates. E o Senhor Deus tomou o homem a
quem formara e o colocou no jardim para que o cultivasse: ‘Comerás de toda
árvore do jardim, mas não comerás da árvore da ciência do bem e do mal, pois no
dia em que dela comerdes, morrereis de morte’. E o Senhor Deus disse: ‘Não é
bom que o homem esteja só; façamos para ele uma ajuda que lhe seja semelhante’.
E Deus plasmou então da terra todas as feras do campo e todas as aves do céu e
as apascentou diante de Adão. O nome com que Adão chamou a toda alma vivente,
esse é o seu nome. E Adão pôs nomes em todos os animais, em todas as aves do
céu e em todas as feras do campo; mas não se achou para Adão ajuda que lhe
fosse semelhante. Então Deus fez cair sobre Adão um êxtase e um sono profundo,
tomou uma de suas costelas e preencheu de carne o lugar vazio. E o Senhor Deus
construiu a costela tirada de Adão em forma de mulher e a apresentou a Adão.
Adão disse: ‘Isto sim é osso de meus ossos e carne de minha carne; esta se
chama mulher, porque foi tirada do homem. Por isso, o homem abandonará seu pai
e sua mãe, juntar-se-á com sua mulher e serão dois em uma só carne’. E os dois,
Adão e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.
Capítulo XXI – Retomada de
Gênesis sobre a tentação e queda de Adão e Eva
A serpente, porém, era a mais astuta de
todas as feras sobre a terra que o Senhor Deus fizera. A serpente disse à
mulher: ‘Como é que Deus disse: Não comas de toda árvore do jardim?’ A mulher
disse à serpente: ‘Nós comemos de toda árvore do jardim; mas a respeito do
fruto da árvore que está no meio do paraíso, Deus nos disse: Não comais dele,
nem o toqueis para que não morrais’. A serpente disse à mulher: ‘Não morrereis
de morte. É que Deus sabia que no dia em que dele comerdes vossos olhos se
abrirão e sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal.’ E a mulher viu que a
árvore era boa para comer, agradável aos olhos para ver e preciosa para
entender; então, tomando de seu fruto, comeu e deu também a seu marido; eles
comeram e os olhos de ambos se abriram, perceberam que estavam nus, colheram
folhas de figueira e fizeram cinturões para si. Então ouviram a voz do Senhor
Deus, que passeava no jardim depois do meio-dia, e Adão e sua mulher se
esconderam da face de Deus no meio da árvore do paraíso. O Senhor Deus chamou
Adão e lhe disse: ‘Onde estás?’ Adão respondeu: ‘Ouvi tua voz no jardim e temi,
pois estava nu, e me escondi’. Deus disse: ‘Quem te disse que estavas nu, senão
que comeste da única árvore que te mandei não comeres?’ Adão disse: ‘A mulher
que me destes, foi ela que me deu da árvore e eu comi’. Então Deus disse à
mulher: ‘Por que fizeste isso?’ A mulher respondeu: ‘A serpente me enganou e eu
comi’. O Senhor Deus disse à serpente: ‘Porque fizeste isso serás maldita entre
todas as feras da terra. Caminharás sobre teu peito e sobre teu ventre, e
comerás terra todos os dias de tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher,
entre a tua descendência e a descendência dela: ela esmagará a tua cabeça e tu
lhe morderás o calcanhar’. E disse à mulher: ‘Multiplicarei muito as tuas
tristezas e o teu gemido; darás à luz a teus filhos na dor, estarás voltada
para teu marido e ele te dominará’. E disse a Adão: ‘Porque ouviste a voz de
tua mulher e comeste da única árvore que te mandei não comer, a terra será
maldita em teus trabalhos, a cultivarás na tristeza todos os dias de tua vida;
ela produzirá espinhos e cardos para ti e comerás a erva do campo. Comerás o
teu pão com o suor do teu rosto até que voltes para a terra de onde foste
tirado, porque és terra e à terra retornarás”. Esse é o relato da santa
Escritura sobre a história do homem e do jardim.
Capítulo XXII – Retomada de
Gênesis sobre a tentação e queda de Adão e Eva (cont.)
Agora me dirás: “Tu dizes que Deus não
deve estar circunscrito a nenhum lugar. Como agora dizes que Deus passeava no
jardim?” Ouve minha resposta. Deus, o Pai do universo, é imenso e não está
limitado a um lugar, pois não existe lugar para seu descanso. O seu Verbo,
porém, pelo qual ele fez todas as coisas, sendo sua potência e sabedoria,
tomando a figura do Pai e Senhor do universo, foi ele que se apresentou no
jardim em figura de Deus e conversava com Adão. De fato, a própria divina
Escritura nos ensina que Adão disse ter ouvido a sua voz. Que outra coisa é
essa voz senão o Verbo de Deus, que é também seu Filho? Filho não à maneira
como poetas e mitógrafos dizem que nascem filhos dos deuses por união carnal,
mas como a verdade explica que o Verbo de Deus está sempre imamente no coração
de Deus. Porque antes de criar alguma coisa, o tinha por conselheiro, pois era
sua mente e pensamento. E quando Deus quis fazer tudo o que havia deliberado,
gerou esse Verbo proferido, como primogênito de toda criação, não esvaziando-se
de seu Verbo, mas gerando o Verbo e conversando sempre com ele. Por isso, as
santas Escrituras e todos os portadores do espírito nos ensinam, dentre as
quais João diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus”, dando a
entender que no princípio existia apenas Deus e nele o seu Verbo. Depois diz:
“E Deus era o Verbo. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito.”
Portanto, sendo o Verbo Deus e nascido de Deus, quando o Pai do universo quer,
ele o envia a algum lugar e, chegando aí, ele é ouvido e visto, pois é enviado
por ele e se encontra em algum lugar.
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O que desejo destacar no texto?
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Como este texto serviu para a
minha espiritualidade?
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