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Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e Obra
Teófilo de Antioquia (†181)
Terceiro Livro a Autólico (Capítulo 28 - 30)
Capítulo XXVIII – Recapitulação
Resumindo
então a cronologia desde a criação do mundo, temos: da criação do mundo até o
dilúvio, dois mil, duzentos e quarenta e dois anos; do dilúvio ao primeiro
filho de Abraão, nosso antepassado, mil, trinta e seis anos; de Isaac, filho de
Abraão, até a estada do povo com Moisés no deserto, seiscentos e sessenta anos;
da morte de Moisés e do comando de Josué, filho de Nave, até a morte de Davi,
nosso antepassado, quatrocentos e noventa e oito anos; da morte de Davi e do reinado
de Salomão até a estada do povo na Babilônia, quinhentos e dezoito anos, seis
meses e dez dias; do reinado de Ciro até a morte do imperador Aurélio Vero,
setecentos e quarenta e um anos. O total de anos, sem contar meses e dias,
desde a criação do mundo, é de cinco mil, seiscentos e noventa e cinco anos.
Capítulo XXIX – Conclusão
Tendo
reunido o que dissemos sobre a cronologia e tudo o resto, é fácil ver a
antiguidade dos textos proféticos e a divindade da nossa doutrina. Esta não é
recente, assim como a nossa religião, como pensam alguns, fábula e mentira, ao
contrário, mais antiga e mais verdadeira do que a deles. Com efeito, Talo
menciona Bel, rei dos assírios, e o Titã Crono, dizendo que Bel lutou com os
Titãs contra Zeus e os chamados deuses; aí afirma que Gigos, vencido, fugiu
para Tartessos, terra que então se chamava Acté e agora se chama Ática, da qual
Gigos era então rei. Não creio ser necessário contar-te de quem as outras
terras e cidades receberam seus nomes, pois sobretudo tu conheces suas
histórias. É coisa evidente, portanto, que Moisés é mais antigo do que todos os
historiadores (e não somente ele, mas a maior parte dos profetas que lhe
sucederam), e mais do que Bel e Crono e a guerra de Tróia. De fato, segundo a
história de Talo, Bel é anterior à guerra de Tróia em trezentos e vinte e dois
anos, e acima expusemos como Moisés é anterior à tomada de Tróia em novecentos
ou mil anos. Como Crono e Bel foram contemporâneos, a maior parte não sabe quem
é Crono e quem é Bel. Uns culturam Crono e o chamam de Bel ou Bal, sem saber
quem é Crono e quem é Bel. Entre os romanos o chamam de Saturno, e também estes
não sabem quem dos dois é, se Crono ou Bel. Quanto ao início das Olimpíadas,
uns dizem que adquiriam caráter religioso a partir de Ifito; conforme outros, a
partir de Limo, que também era chamado de Ilio. Acima expusemos a sucessão dos
anos e das Olimpíadas. Por fim, segundo as nossas possibilidades, creio que eu
disse exatamente o que se refere à antiguidade de nossas coisas e o número completo
dos tempos. Se algum período nos escapou, terá sido, por exemplo, uns
cinqüenta, cem ou até duzentos anos; não, porém, dez mil ou mil anos, como
disseram Platão, Apolônio e outros que escreveram de forma mentirosa. Talvez
também nós não saibamos exatamente o número de todos os anos, porque não se
assinalam nas sagradas Escrituras os meses e dias supérfluos. Além disso, está
de acordo com o que dissemos sobre essas épocas Beroso, filósofo caldeu, que
foi aquele que deu a conhecer aos gregos a literatura caldéia e disse algumas
coisas concordes com Moisés, tanto sobre o dilúvio como sobre muitos outros
acontecimentos. Em parte, ele está de acordo também com Jeremias e Daniel; por
exemplo, no que aconteceu aos judeus sob o rei da Babilônia, que ele chama de
Nabopolassar e os hebreus de Nabucodonosor. Ele também menciona a destruição do
templo de Jerusalém pelo rei dos caldeus e como, no segundo ano do reinado de
Ciro, foram postos os alicerces do novo templo, que foi terminado no segundo
ano de Dano.
Capítulo XXX – As verdadeiras
razões do incrédulo / Exortação final
Os gregos, porém, não mencionam as histórias
verdadeiras. Primeiro, porque só recentemente tiveram conhecimento das letras,
coisa que eles mesmos confessam, uns dizendo que foram inventadas pelos
caldeus, outros pelos egípcios, outros pelos fenícios; segundo, porque
cometeram e continuam cometendo um erro ao não se lembrarem de Deus em seus
escritos, mas só assuntos vãos e inúteis. Vê-se como colocam todo seu afã em
citar Homero, Hesíodo e outros poetas; sobre a glória do Deus incorruptível e
único, porém, não só se esquecem dele, como também o blasfemam. Mais ainda:
perseguiram e até hoje continuam perseguindo seus adoradores. Em troca,
oferecem prêmios e honras para os que o insultam melodiosamente, mas aos que se
esforçam pela virtude e vivem vida santa, eles apedrejam uns, matam outros, e
até hoje os submetem a tormentos cruéis. Por isso, necessariamente perderam a
sabedoria de Deus e não encontraram a verdade. Portanto, se te agrada, lê cuidadosamente
tudo isso, para que encontres aqui um resumo e um penhor da verdade.
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O que você deseja destacar neste
texto?
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Como este encontro serviu para
sua espiritualidade?
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