terça-feira, 5 de novembro de 2019

118 - Orígenes de Alexandria (185-253) As Homilias sobre São Lucas (Homilia 30)


Resultado de imagem para ícone A tentação do Senhor

118
Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e Obra
Orígenes de Alexandria (185-253)
As Homilias sobre São Lucas (Homilia 30)



HOMILIA 30 - Lc 4.5-8.
Sobre a segunda tentação do Salvador.

As duas cidades
Tanto o Filho de Deus quanto o Anticristo têm a aspiração de reinar.
Mas o Anticristo deseja reinar para matar os que tiverem sujeitado a si; o Cristo reina para isto, para salvar.
E cada um de nós, se ele é fiel, está sob o reinado de Cristo, Palavra, Sabedoria, Justiça e Verdade.
Se, porém, formos mais amantes do prazer que amantes de Deus, sobre nós reina o pecado, do qual fala o Apóstolo: “Que o pecado não reine, pois, em vosso corpo mortal”.
Os dois reis se apressam à porfia por reinar: o rei do pecado, o diabo, sobre os pecadores, o rei da justiça, o Cristo, sobre os justos.
E sabendo o diabo que o Cristo tinha vindo para isto, para arrebatar daquele o reino e para que aqueles que estavam submetidos ao maligno começassem a se submeter ao Cristo e a viver sob seu poder, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e dos homens deste mundo.
Ele lhe mostrou como uns vivem sob o reinado da luxúria; outros, sob a avareza; uns são levados pela brisa da celebridade, outros cativados pelas seduções da beleza.
Mas não se deve crer que, mostrando-lhe os reinos do mundo, o diabo tenha mostrado o reino dos persas, por exemplo, e o reino das Índias; mas que “mostrou-lhe todos os reinos do mundo”, isto é, mostrou seu império, seu modo de dominar o mundo, para engajá-lo na execução de sua vontade e começar por ali a sujeitar o Cristo a
si.
Queres, lhe diz o diabo, reinar sobre todos esses seres? E lhe mostra inumeráveis multidões de homens que eram mantidas sob seu domínio.
A bem da verdade, se nós queremos reconhecer pura e simplesmente nossa miséria e nosso infortúnio, o diabo é rei de quase o mundo inteiro; donde amiúde é chamado pelo Salvador também de “o príncipe deste mundo”.
E quando o diabo fala a Jesus, é isto [que diz]: “Vês estes homens que estão submetidos a meu poder?” – e “lhos mostra em um curtíssimo espaço de tempo”, isto é, no curso atual dos tempos que, em comparação com a eternidade, resulta na semelhança de um instante.
Com efeito, não era necessário que ao Salvador fossem mostrados longamente os negócios deste mundo; tão logo ele voltou o resplendor de suas vistas [para o que o diabo lhe mostrava], viu tanto os pecados reinando quanto aqueles que eram subjugados pelos vícios, e viu o próprio “príncipe deste mundo”, o diabo, orgulhando-se e alegrando-se por sua própria perda, porque a tantos tinha sob seu império.
Então o diabo diz ao Senhor: “Vieste para isto, para lutares contra mim e tomares do meu poder aqueles que tenho agora como sujeitos?
Não quero que lutes, não quero que te esforces; não tenhas os incômodos do combate; há uma só coisa que te peço: prostrando-te a meus pés, adora-me, e recebe todo o reino que me pertence”.
Sem dúvida, nosso Senhor e Salvador quer verdadeiramente reinar e ter sob seu domínio todas as nações, para que sirvam à justiça, à verdade e a outras virtudes.
Mas quer reinar como Justiça, para reinar sem pecado, para nada fazer de indecoroso; e não quer sem trabalho ser coroado como sujeitado ao diabo, de modo a não reinar sobre os outros e ser ele próprio comandado pelo diabo.

O reino do Cristo
Por isso o Senhor lhe replica: “Está escrito: tu adorarás o Senhor teu Deus, e somente a ele servirás”.
“Por esta razão, quero que a mim sejam submetidos todos estes homens, para que adorem o Senhor Deus e somente a ele sirvam.
Tal é o desejo de meu reino. Tu, porém, queres que o pecado comece por mim, eu que vim com o propósito de destruí-lo e do qual também desejo livrar os outros homens?
Aprende e sabe que permaneço naquilo que disse, que o Senhor Deus seja o único a ser adorado, e que eu submeta todos estes homens a meu poder e no meu reino.”
Quanto a nós, alegremo-nos também de ser submissos a ele e roguemos a Deus que ele faça morrer “o pecado que reina em nosso corpo”, e que reine somente em nós o Cristo Jesus: “a quem pertencem a glória e o poder nos séculos dos séculos. Amém”.


O que você deseja destacar no texto?
Como este texto serviu para sua espiritualidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário