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Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e
Obra
Cipriano de Cartago (210-258)
A Unidade da
Igreja – Partes 7 e 8
7. A rebelião à autoridade divina é pior que o
pecado dos lapsos
Outrora, caríssimos irmãos, já
surgira este mal; mas agora agravaram-se suas investidas cruéis; surgem mais
frequentemente, pululam os pestíferos venenos das perversas heresias e dos
cismas.
O próprio Apóstolo anunciara, o
Espírito Santo o predissera, assim haveria de ser o fim do mundo: “Nos últimos
tempos virão dias difíceis, os homens serão egoístas, soberbos, arrogantes,
ambiciosos, blasfemos, desobedientes a seus maiores, ingratos, ímpios,
desafeiçoados, desleais, delatores, incontinentes, indóceis, sem amor ao bem,
traidores, pertinazes, inchados de imbecilidade, antepondo o prazer ao amor de
Deus, deformando a religião, rejeitando seu poder. Dentre eles, muitos se
introduzirão nas casas e seduzirão mulheres cheias de pecados, que se hão de
submeter a toda espécie de desejos; buscando sempre, e nunca alcançando a
ciência da verdade. Assim como Janes e Jambres resistiram a Moisés, eles
resistirão à verdade, sem nenhuma vantagem para si, pois sua estultice será
manifesta a todos, assim como foi a daqueles outros”.[
2Tm 3,1-9.]
Tudo o que foi predito está sendo
cumprido para que, ao aproximar-se o fim deste mundo, os homens e os tempos
sejam igualmente postos à prova.
Com o ataque cada vez mais cruel do
adversário, o erro ilude, a estupidez se envaidece, a inveja se exaspera, a
ambição cega a mente, a impiedade a deprava, a soberba a incha, a discórdia
traz o furor com que a cólera arrebata.
Que a ilimitada e temerosa perfídia
de muitos não nos abale nem nos perturbe, mas sirva para corroborar nossa fé
que verazmente previu estes acontecimentos.
Assim como em muitos se cumprem as
profecias, também os demais irmãos se acautelem segundo a instrução do Senhor,
quando predisse dizendo: “Acautelai-vos portanto, tudo vos predisse”.[
Mc 13,23.]
Evitai, vos peço, semelhantes
homens; apartai de vosso lado e de vossos ouvidos as conversas pestíferas e o
contágio da morte, assim está escrito: “Cerquei com espinhos teus ouvidos, não
ouças a língua criminosa”.[ Eclo 28,24, conforme a Vulgata.] E de novo: “As conversas más
corrompem os bons engenhos”.[ 1Cor 15,33.]
O Senhor admoesta e ensina que
devemos nos afastar de tais homens ao dizer: “Cegos condutores de cegos. Quando
um cego conduz outro cego, caem ambos na fossa”.[ Mt
15,14.]
Desviai e fugi de quem estiver
separado da Igreja; ele é um perverso, peca e se condena a si mesmo.[
Cf. Tt 3,11.]
Quem hostiliza os sacerdotes do Cristo
e se subtrai ao convívio do clero e do povo do Cristo pode julgar que está com
Cristo?
Quem se revolta contra a disposição
de Deus levanta armas contra a Igreja. Inimigo do altar, rebelde ao sacrifício
do Cristo, infiel à fé, sacrílego nas coisas santas, servo desobediente, filho
ímpio, irmão inimigo que, desprezando os bispos e abandonando os sacerdotes de
Deus, ousa elevar um outro altar, exprimir em termos faltosos uma outra prece,
profanar com falsos sacrifícios a veracidade da hóstia do Senhor sem refletir
que quem se opõe a ordenação de Deus é punido pela correção divina por causa da
audácia de sua temeridade.
Coré, Datã e Abiram, que tentaram
usurpar para si a licença de sacrificar,[ Cf. Nm
16,8-11.]
contrariando Moisés e o sacerdote Aarão, sofreram logo o castigo de sua
empresa.
A terra, quebradas as junturas,
abriu-se em um profundo abismo e a fenda do solo que se rachava absorveu-os
vivos.
A cólera da vingança divina não
castigou somente os responsáveis; todos os outros duzentos e cinquenta
participantes e cúmplices da revolta, que se associaram a eles para cometer
aquela temeridade, todos foram consumidos pelo fogo que saiu do Senhor, cuja
vingança não se fez esperar.[ Cf. Nm 16,27-35.]
Eis uma admoestação e uma prova de
que é diretamente contra Deus tudo aquilo que os maus experimentam fazer por
vontade humana para desacreditar as disposições divinas.
Do mesmo modo o rei Osias, ao levar
o turíbulo atribuindo a si com violência a oferta do Sacrifício, e não querendo
obedecer e ceder ao sacerdote Azarias, que lhe resistia, foi confundido pela
indignação divina e manchado na face com os matizes da lepra. [Cf.
2Cr 26,16-20.]
Sua ofensa ao Senhor foi gravada na
parte do corpo em que são assinalados os que se tornam dignos do Senhor.
Também os filhos de Aarão que
impuseram no altar um fogo estranho, contra os preceitos do Senhor, foram
imediatamente exterminados, na presença do Senhor [Cf.
Lv 10,1-2; Nm 3,4.]
que se vingava.
Todos aqueles que, tendo desprezado
a tradição de Deus, desejam novas doutrinas e introduzem ensinos de instituição
humana imitam e seguem estes exemplos.
O Senhor os exprobra e os repreende
no seu Evangelho: “Rejeitastes o mandamento de Deus, para instituirdes a vossa
tradição”. [ Mc 7,9.]
Esse crime é maior que a admissão
dos lapsos que, apesar de tudo, imploram a Deus com abundantes satisfações,
submissos à penitência do crime. Aqui, [neste caso,] busca-se e suplica-se à
Igreja, lá [no primeiro caso] repele-se a Igreja; aqui pode ter sido por
necessidade, lá voluntariamente se adere ao mal; aqui o lapso apenas prejudica
a si mesmo, lá quem tentou uma heresia ou cisma ilude e arrasta muitos consigo;
aqui há condenação para uma alma, lá, perigo para muitas.
O primeiro, [o lapso,] compreende e
chora ter pecado; o segundo, ensoberbecendo-se em seu pecado, comprazendo-se em
suas faltas, subtrai os filhos à mãe, lança as ovelhas para longe de seu
pastor, perturba os mistérios de Deus.
Enquanto o lapso pecou uma só vez,
este peca diariamente. Finalmente, o lapso pode depois conseguir o martírio e
alcançar as promessas do Reino; aquele, porém, que foi morto fora da Igreja
jamais alcançará os prêmios da Igreja.
8. Confessores não estão livres do erro; cuidado com
seus maus exemplos.
Nem ninguém se admire, irmãos
caríssimos, terem alguns dentre os confessores se rebaixado a pecar tão
vergonhosamente e gravemente.
A confissão não imuniza contra as
insídias do diabo, nem protege quem ainda está no mundo com definitiva
segurança contra as tentações, os perigos, os ataques e as investidas do mundo;
não fosse isso, nunca registraríamos entre os confessores as mentiras, as
infâmias e os adultérios que agora constatamos em alguns, choramos e
lamentamos.
Quem quer que seja o confessor, não
há de ser maior, melhor ou mais caro a Deus que Salomão; ele, enquanto marchou
nos caminhos do Senhor, obteve a graça que merecera do Senhor; logo, porém, que
abandonou o caminho do Senhor, perdeu também sua graça.
Por isso está escrito: “Guarda o que
tens para que outro não receba tua coroa”.[ Ap 3,11.] Sem dúvida o Senhor não ameaçaria
tirar a coroa da justiça, senão porque, cessando a justiça, esvai-se também a
coroa.
A confissão é o princípio da glória
e não a consecução da coroa; ela não completa o louvor, apenas inicia a
dignidade; assim como está escrito: “Quem perseverar até o fim, este será
salvo”.[ Mt 10,22.]
Tudo o que acontece antes do fim, e
por que se passa enquanto se sobe ao cimo da salvação, não é o termo no qual já
se tem a sumidade do cume.
Chegou-se [porém] à confissão; mas
depois da confissão o perigo é maior, pois o adversário foi provocado mais
ainda. Chegou-se à confissão; mantenha-se mais ainda no Evangelho do Senhor
quem conseguiu a glória do Senhor pelo Evangelho. Diz, de fato, o Senhor: “A
quem mais é dado, mais será exigido; a quem é constituído em maior dignidade,
mais serviço lhe será exigido”.[ Lc 12,48.]
Que ninguém pereça pelo exemplo de
algum confessor, que ninguém aprenda a injustiça, a insolência e a infidelidade
com o procedimento de algum confessor. Que o confessor seja humilde e cordato,
modesto e disciplinado em suas ações; imite o Cristo que confessa para que seja
chamado confessor. Pois se ele ensina que “Quem se exalta será humilhado e quem
se humilha será exaltado”,[ Lc 18,14.] também ele próprio, palavra, força
e sabedoria de Deus Pai,[ Cf. 1Cor 1,24.] é exaltado pelo Pai porque se
humilhou na terra; se promulgou para nós a lei da humildade e recebeu do Pai,
como prêmio da humildade, um magnífico nome,[ Cf. Fl
2,6-10.]
como pode amar a soberba?
[Verdadeiramente] é confessor do
Cristo quem, depois da confissão, não admite blasfêmias contra a majestade e a
dignidade do Cristo. Não seja maldizente a língua que confessou o Cristo; não
seja turbulenta, não seja ouvida na celeuma das injúrias e disputas, nem,
velado em palavras elogiosas, lance o veneno da serpente contra os irmãos e os
sacerdotes de Deus.
Finalmente, se se tornar de todo
culpado e detestável um confessor, se dissipar sua confissão com péssimo
comportamento, se macular sua vida com infames indignidades, se, enfim, desprezando
a Igreja onde confessou, dividindo o consenso da unidade, trocar pela
infidelidade a antiga fé, não poderá se iludir com sua confissão e se julgar
eleito para o prêmio da glória, pois, justamente por causa dela, maiores se
tornaram os motivos de seus castigos.
O Senhor escolheu Judas entre os
doze Apóstolos. Mas Judas traiu o Senhor.[ Cf. Mt
10,2-4; Mc 3,14-19; Lc 6,13-16.]
No entanto, a fé e a firmeza dos
apóstolos não caíram pela defecção do traidor Judas dentre sua companhia.
Igualmente, a dignidade e santidade dos confessores não se prejudica
simplesmente por ter se quebrado a fé de alguns deles.
O santo apóstolo Paulo o declara em
sua epístola quando diz: “Ora essa! Se alguns deles deixaram de crer, sua
infidelidade tornou vã a fidelidade de Deus? De modo nenhum; Deus é veraz, todo
homem, ao contrário, é mentiroso?”.[ Rm 3,3-4.]
A maior e melhor parte dos
confessores está de pé na fortaleza de sua fé, na veracidade da lei e
disciplina do Senhor. Não se afastam da paz da Igreja, estão lembrados que por
mercê divina conseguiram na Igreja a graça de Deus. Desse modo cresce o louvor
de sua fé, pois souberam se afastar do contágio do crime evitando a
infidelidade daquele que juntos confessaram unanimemente. Vencendo o diabo no
combate, e tornando-se dignos de louvor na conservação da paz do Cristo,
iluminam-se com o verdadeiro lume do Evangelho, brilham à luz pura e cândida do
Senhor.
O que você destaca no texto?
Como foi útil para sua espiritualidade?
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