domingo, 14 de março de 2021

159 - Eusébio de Cesareia (265-339) História dos Martírios na Palestina - O Martírio de Teodosia e Dominus e outros Confessores

 


159

Eusébio de Cesareia (265-339)

História dos Martírios na Palestina

O Martírio de Teodosia e Dominus e outros Confessores

 

 


A CONFISSÃO DE TEODOSIA, UMA VIRGEM DE DEUS,

NO QUINTO ANO DA PERSEGUIÇÃO QUE OCORREU NOS NOSSOS DIAS.

A perseguição em nossos dias foi prolongada até o quinto ano. 

E era o mês de nisã, e o segundo dia do mesmo mês, quando uma virgem piedosa e santa em todas as coisas, uma das virgens do Filho de Deus na cidade de Tiro, que ainda não tinha dezoito anos de idade, por puro amor por aqueles que, por causa de sua confissão de Deus, foram apresentados perante o tribunal do governador.

Ela se aproximou e os saudou, e suplicou-lhes que se lembrassem dela em suas orações; e por causa dessas palavras que ela havia falado para eles, os homens ímpios ficaram cheios de raiva, como se ela tivesse feito algo injusto e impróprio; e os oficiais a prenderam imediatamente e a levaram perante o governador Urbanus, pois ele ainda detinha o poder na Palestina. 

E eu não sei o que aconteceu com ele, mas imediatamente, como alguém muito animado com esta jovem, ele estava cheio de raiva e fúria contra ela, e ordenou que a garota oferecesse sacrifício: e porque ele descobriu, que embora ela fosse apenas uma garota, ela resistiu às ordens imperiais como uma heroína, então este governador selvagem infligiu mais torturas seus lados e em seu peito com os pentes cruéis; e ela foi rasgada nas costelas até que suas entranhas fossem vistas. 

E porque essa garota havia suportado essa punição severa e os pentes sem uma palavra, e ainda sobreviveu, ele novamente ordenou que ela oferecesse sacrifício. 

Ela então ergueu os lábios e abriu os olhos, e olhando em volta com um semblante alegre naquela época de seu sofrimento (pois ela era encantadora na beleza e na aparência de sua figura), em voz alta ela se dirigiu ao governador:

“Por que, oh homem, tu te enganas, e não percebe que encontrei em tuas mãos o que orei para obter? Pois muito me regozijo por ter sido considerado digna de ser admitida na participação dos sofrimentos dos mártires de Deus; pois, na verdade, por esta mesma causa, levantei-me e falei com eles, a fim de que de um modo ou de outro me tornassem um participante de seus sofrimentos, para que eu também pudesse obter uma porção no reino dos céus junto com eles, porque enquanto eu não participasse de seus sofrimentos, eu não poderia ser um participante com eles em sua salvação. Eis, pois, agora, como, por causa da recompensa futura, estou neste momento diante de ti com grande exultação, porque obtive os meios para me aproximar de meu Deus, mesmo diante daqueles homens justos, a quem apenas há pouco tempo implorei para interceder por mim. 

Então aquele juiz perverso, vendo que ele se tornou motivo de chacota, e que suas ameaças arrogantes foram manifestamente humilhadas diante de todos aqueles que estavam em sua presença, não se aventurou a atacar a garota novamente com grandes torturas como a anterior.

E quando ele passou da condenação desta jovem pura, para o resto daqueles confessores, por conta de quem esta abençoada donzela havia sido chamada para esta graça; todos eles foram entregues às minas de cobre na Palestina, sem dizer uma palavra a eles, ou infligir sobre eles qualquer sofrimento ou tortura; pois esta santa menina preveniu todos aqueles confessores por sua conduta corajosa contra o erro, e recebeu em seu próprio corpo, como se estivesse em um escudo, todas as inflições e torturas que lhes eram destinadas, tendo repreendido em sua própria pessoa o inimigo que se opunha eles; e subjugado por sua bravura e paciência o juiz furioso e cruel, e tornou aquele governador feroz como um covarde em relação aos outros confessores. 

Foi no primeiro dia da semana que esses confessores foram condenados em Cesaréia.

 

 

A CONFISSÃO DE DOMNINUS E OUTROS CONFESSORES, NO QUINTO ANO DA PERSEGUIÇÃO NOS NOSSOS DIAS, NA CIDADE DE CAESAREA.

 

Urbanus foi governador da Palestina; e foi o primeiro dia de Teshri; e assim, dia a dia, ele se renovou em sua maldade, e todos os anos preparou alguns planos contra nós. 

Vou, portanto, relatar quantos males ele infligiu neste dia que mencionei. 

No dia, então, de que falamos, um certo homem, admirável em toda a sua conduta e excelentemente hábil na ciência da medicina, ele era um jovem de alta estatura e bonito, e célebre pela santidade de sua vida, e a pureza de sua alma e sua modéstia, e seu nome era Domninus; ele também era bem conhecido por todos os que foram confessores em nosso tempo. 

Além disso, esse mesmo homem, antes de receber a consumação pelo martírio, havia suportado tortura nas minas de cobre.

Quando esse mesmo juiz, astuto em sua maldade (pois não é adequado que aqueles que se gabam da amargura de sua maldade sejam chamados de sábios), passou deste mártir, e encontrou três jovens de excelentes estaturas, e belos em suas pessoas e louváveis em suas almas, por causa de sua coragem em adorar a Deus.

E para que ele pudesse se divertir assim, ele os enviou para o Ludus. 

Então ele passou desses, e entregou um homem excelente e piedoso para ser devorado pelos animais selvagens. 

Então o louco passou deste velho e veio para outros, e ordenou que fossem castrados e transformados em eunucos. 

Então ele os deixou também, e passou para aqueles que pertenciam a Silvano, cuja própria sorte também levou algum tempo para se tornar um mártir de Deus, e estes ele condenou às minas de Ferro. 

Posteriormente, ele passou desses e foi para outros a quem insultou com torturas. 

Nem era fúria de sua malícia contente com os homens, mas ele também ameaçou atormentar as mulheres, e entregou essas virgens aos fornicadores para a violação de suas pessoas. 

Outros novamente ele mandou para a prisão. Agora, todas essas coisas que descrevemos esse juiz arrogante cometeu em uma hora.

E depois de todas essas coisas que descrevi terem sido realizadas, aquele mártir celestial de Deus, Panfilo, um nome muito querido para mim, que era santo em todas as coisas, e adornado com todas as virtudes, foi provado no conflito de martírio. 

Ele foi de fato o mais famoso de todos os mártires de nosso tempo, por causa de suas realizações na filosofia e suas aquisições na literatura sagrada e profana. 

Desse mesmo homem, admirável em todas as coisas, Urbanus primeiro fez uma prova de sua sabedoria com perguntas e respostas; e por fim se esforçou para obrigá-lo por meio de ameaças a oferecer sacrifícios a ídolos mortos.

Quando ele determinou por julgamento que não deveria ser persuadido por palavras, e também percebeu que suas ameaças não foram acatadas por ele, ele aplicou tortura cruel e o dilacerou gravemente em seus lados. 

Mas ele não foi capaz de subjugá-lo dessa forma, como ele esperava. O ímpio juiz então considerou que se ele o prendesse na prisão junto com aqueles confessores de quem já foi feita menção, ele poderia por este meio subjugar este santo mártir.

Agora, quanto a este juiz cruel, que empregou todos esses artifícios perversos contra os confessores de Deus, que recompensa e punição deve aguardá-lo? 

Pois isso é fácil para nós sabermos pelo que estamos escrevendo. Pois imediatamente, e sem qualquer demora, o justo julgamento de Deus o alcançou por causa das coisas que ele ousou fazer, e tomou severa e amarga vingança contra ele; e aquele que sentou na cadeira de juiz no alto em seu orgulho, e se gabou de seus soldados que estavam diante dele, e se considerou acima de todas as pessoas na Palestina, foi em uma noite despojado de todo seu esplendor e todas as suas honras, e reduzido à condição de um indivíduo privado. 

E aqui, em nossa cidade de Cesaréia, onde ele havia perpetrado todos aqueles crimes que foram escritos acima, ele foi pela sentença de Maximinus, morto de forma miserável; e o insulto e a humilhação, que são piores do que todas as mortes, foram lançados sobre ele, de modo que palavras de reprovação das mulheres, com terríveis imprecações da boca de todos, foram derramadas em seus ouvidos antes de morrer.

Portanto, por essas coisas podemos perceber que isso foi um antegozo daquela vingança de Deus que está reservada para ele no final, por causa de toda a sua maldade e impiedade para com os servos de Deus.

Estas coisas relatamos de maneira superficial para aqueles crentes, dos quais alguns ainda permanecem até o presente momento, omitindo relatar muitas aflições que passaram por ele, a fim de que possamos organizar essas coisas brevemente, e em poucas palavras, como um recorde para aqueles que virão depois de nós; mas pode chegar um momento em que podemos recontar em nossa narrativa o fim e a queda daqueles homens ímpios que se esforçaram contra nosso povo.

O que você destaca no texto e como este encontro serviu para sua espiritualidade?

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário