terça-feira, 2 de julho de 2019

101 - Orígenes de Alexandria (185-253) As Homilias sobre São Lucas (Homilia 12)


Resultado de imagem para icone os anjos de belém

101
Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e Obra
Orígenes de Alexandria (185-253)
As Homilias sobre São Lucas (Homilia 12)


HOMILIA 12 - Lc 2,8-12
Sobre o que está escrito: “Que um anjo veio do céu e anunciou o nascimento do Senhor aos pastores”.

O apelo dos pastores
Meu Senhor Jesus nasceu e um anjo desceu do céu anunciando seu nascimento.
Vejamos então a quem o anjo foi buscar para anunciar a sua vinda. Ele não veio a Jerusalém, não buscou a escribas e fariseus, não entrou na sinagoga dos judeus, mas foi encontrar “pastores que passavam a noite a guardar seus rebanhos” e a eles diz: “nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor”.

O Bom Pastor
Pensas que a palavra da Escritura não signifique outra coisa mais divina, mas diz apenas isto: que um anjo veio aos pastores e a eles falou? Ouvi, pastores das igrejas, pastores de Deus!
Que sempre o seu anjo desça do céu e vos anuncie, porque “nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor”. Porque, se aquele pastor não vem, os pastores das Igrejas não poderão, por si mesmos, proteger bem seus rebanhos: falha é sua guarda, se Cristo não guardar o rebanho e não o apascentar.
Recentemente no Apóstolo [Paulo] se leu: “somos colaboradores de Deus”.
Um bom pastor, que imita o Bom Pastor, é colaborador de Deus e de Cristo; e, por isso, um bom pastor é aquele que tem consigo o melhor pastor que apascenta juntamente consigo. “Deus, com efeito, colocou na Igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, doutores, tudo isso para o aperfeiçoamento dos santos”.
E [só] isso seja dito como explicação mais imediata.

O ministério dos anjos
Mas, se devemos nos elevar a um entendimento mais misterioso, direi que é preciso ver, em alguns pastores, anjos que governariam as coisas humanas.
Cada um desses mantinha a guarda e vigiava durante dias e noites. Mas quando já não podia suportar e desempenhar com zelo a tarefa de governar as nações que a ele haviam sido confiadas, um anjo, nascido o Senhor, veio e anunciou aos pastores que o verdadeiro Pastor havia nascido.
Assim, para dar um exemplo, havia certo pastor na Macedônia que precisava do auxílio do Senhor; por isso que um macedônio apareceu em sonhos a Paulo, dizendo: “Ao passar pela Macedônia, ajuda-nos”.
Por que falarei de Paulo, quando essas coisas ele disse não a Paulo, mas a Jesus, que estava em Paulo?
Os pastores carecem, portanto, da presença de Cristo. É por essa razão que um anjo desceu do céu e disse: “Não temais, eis que vos anuncio, pois, um grande júbilo”.
Grande alegria certamente, para estes a quem estava confiado o encargo dos homens e das províncias, que o Cristo tenha vindo ao mundo. Grande vantagem obteve o anjo que governava os negócios do Egito, depois que o Senhor desceu do céu, para que os egípcios se tornassem cristãos. Foi útil a todos os anjos que governavam diversas províncias, por exemplo, para o guardião da Macedônia, o guardião da Acaia e das demais regiões.
Não é justo, com efeito, acreditar que só maus anjos presidem a cada província e que os bons anjos não tenham as mesmas províncias e regiões sob seu comando. Mas o que se diz de cada província, acredito também que se deva acreditar igualmente de todos os homens.
A cada um assistem dois anjos, um da justiça, outro da iniquidade. Se houver bons pensamentos em nosso coração e a justiça for abundante em nossa alma, sem dúvida que em nós estará falando o anjo do Senhor.
Mas se houver maus pensamentos agitando em nosso coração, falará em nós o anjo do diabo.
Como, portanto, para cada homem há um par de anjos, do mesmo modo, a meu ver, há em cada província anjos diferentes, tanto há os bons quanto há os maus.
Por exemplo, anjos péssimos eram os guardiães de Éfeso, por causa daqueles que, naquela cidade, eram pecadores. Mas, porque lá se encontravam muitos crentes, havia também o anjo, verdadeiramente bom, da igreja dos efésios. E é preciso aplicar a todas as províncias o que dissemos a respeito de Éfeso.
Antes da vinda do Senhor Salvador, os anjos tinham um poder bem restrito para ajudar aqueles que lhes eram confiados, seus esforços não eram seguidos de resultados muito significativos.
Que sinal dar desse poder limitado dos anjos que possa ser útil àqueles que lhes são submetidos? Escuta o que dizemos: Quando o anjo dos egípcios ajudava os egípcios, a duras penas um prosélito acreditava em Deus; e isso acontecia com um anjo ocupando-se dos egípcios.
Enfim, muitos dos egípcios e dos idumeus acolhiam a fé em Deus. Por isso a Escritura diz: “Tu não abominarás o egípcio, e o idumeu, porque é teu irmão. Se seus filhos nascerem, até a terceira geração entrarão na igreja de Deus”.
E assim acontecia que de todas as nações apenas alguns se tornavam prosélitos e isso mesmo graças aos esforços dos anjos, que tinham submissas as nações.
Agora, porém, os povos dos que creem acedem à fé em Jesus, e os anjos, a quem  haviam sido confiadas as igrejas, revigorados pela presença do Salvador, conduzem numerosos prosélitos para que sejam congregadas em toda a terra as pequenas comunidades dos cristãos.
Por isso, levantando-nos,louvemos ao Senhor, e, no lugar do Israel carnal, tornemo-nos o Israel espiritual. Bendigamos ao Deus onipotente por obra, pensamento, palavra, em Cristo Jesus: “a quem pertencem a glória e o poder nos séculos dos séculos. Amém”.

O que você destaca no texto?
Como ele serve para sua espiritualidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário