O Tratado está dividido em 12 livros, subdivididos em capítulos.
O livro I começa com alguns traços biográficos, falando de sua
busca de Deus e conversão. Refere-se às heresias e apresenta um plano geral do
trabalho.
No livro II encontra-se um resumo da doutrina da Trindade.
LIVRO SEGUNDO
1. Sobre
a inenarrável geração do Filho, ainda resta alguma coisa, ou antes, aquilo que
é tudo.
2. Eu
me debato, deixo para mais tarde, perco as forças e por onde começar não sei.
3. Não
sei quando o Filho nasceu e para mim é um sacrilégio não saber que tenha
nascido.
4. A
quem recorrer? A quem implorar? De que livros tirar as palavras para dizer tão
grandes dificuldades? Irei ler toda a ciência da Grécia? Mas já li: Onde está o
sábio? Onde o argumentador deste século? (1Cor 1,20). Sobre isto os sofistas
deste mundo e os sábios emudecem; pois rejeitaram a sabedoria de Deus.
5. Irei,
então, consultar o escriba da Lei? Mas não sabe; porque para ele a cruz de
Cristo é escândalo.
6. Vou,
acaso, aconselhar-vos a fechar os olhos e a calar, porque, para a veneração
daquele que é proclamado, basta que os leprosos tenham sido purificados, os
surdos tenham começado a ouvir, os coxos tenham corrido, os paralíticos tenham
ficado de pé, os cegos tenham recobrado a luz, o cego de nascença tenha
adquirido a visão, os demônios tenham sido afugentados, os doentes tenham
sarado, os mortos tenham ressuscitado? Porém, tais coisas os hereges as
confessam, e perecem.
Capítulo
13.
7. Esperai
nada menos do que correrem os coxos, verem os cegos, fugirem os demônios,
reviverem os mortos. Pois está comigo, como auxílio nas dificuldades acima
descritas, um pobre pescador, ignorante, rude, mãos ocupadas pelas redes, roupa
molhada, sem fazer caso da lama nos pés, todo entregue ao barco.
8. Investigai
e entendei se seria mais maravilhoso ressuscitar mortos do que comunicar a um
iletrado o conhecimento desta doutrina.
9. Pois
disse ele: No princípio era o Verbo (Jo 1,1). Que significa isto: no princípio
era? Passam os tempos, sucedem-se os séculos, encontram um termo as eras. Situa
onde quiseres o princípio; não o aprisionas no tempo, pois Aquele de que se
trata era.
10. Considera
o mundo, entende o que sobre ele está escrito: No princípio Deus fez o céu e a
terra (Gn 1,1). Fez-se portanto, no princípio, aquilo que é criado, e é
limitado pelo tempo o que precisou ser feito no princípio.
11. Agora,
meu pescador analfabeto, indouto e livre do tempo, está desligado dos séculos,
vence todo princípio: pois era o que é, sem estar contido pelo tempo. Não
começou a existir nunca, porque no princípio era, não foi feito.
Capítulo
14.
12. Percebemos,
porém, que o nosso pescador saiu fora do plano projetado, pois libertou do
tempo o Verbo. O que é livre, senhor de si mesmo, é solitário e a ninguém tem
de obedecer.
13. Ouvidos
alerta para o que vem a seguir: E o Verbo estava junto de Deus (Jo 1,1). Sem
princípio já está junto de Deus, Aquele que era antes do princípio. Quem era
está junto de Deus, e quem está isento do tempo não está separado do Autor.
Nosso pescador fugiu; talvez volte para o que resta.
Capítulo
15.
14. Dirás
então: o Verbo é o som da voz, o enunciado das questões e a expressão do
pensamento.
15. Estava
junto de Deus e, no princípio, era. Era, porque a palavra que expressa o
pensamento é eterna, quando quem pensa é eterno.
16. Respondo-te
em lugar de meu pescador, em poucas palavras, e vejamos como ele se defenderá
na sua rusticidade.
17. Por
natureza, a palavra tem o poder de ser e, depois de pronunciada, o de ter sido.
Somente é enquanto é ouvida. Como no princípio era, se não é nem antes do
tempo, nem depois do tempo? E não sei se poderá existir no tempo. Pois a
palavra dos que falam não existe antes de falarem e, quando tiverem falado, já
não existirá; no momento em que falam, no final já não será a mesma coisa que
quando começaram.
18. Estas
coisas me ocorrem, como a outros. Mas o pescador, por sua vez, fala de modo
diferente e primeiro te censurará, porque ouviste com negligência, pois, se
ouviste desatento, perdeste a primeira sentença: No princípio era o Verbo.
19. Como
perguntas pela seguinte: E o Verbo estava junto de Deus? Não terás acaso ouvido
em Deus (e não junto de Deus), para aceitares a palavra de um pensamento
secreto? Ou ter-se-á enganado o rústico, sem perceber a importância da
diferença entre ser em e estar junto? Não foi declarado que o que era no
princípio estivesse em outro, mas sim, com outro.
20. Nada
pressuponho a partir do que foi dito antes. Deve-se considerar o que vem a
seguir. Fica atento para o nome e a condição do Verbo. Pois diz: O Verbo era
Deus. Não se trata, absolutamente, do som da voz ou da expressão do pensamento.
21. O
Verbo é uma realidade, não um som, é uma substância, não um modo de
expressar-se, é Deus, não é um som vago.
Capítulo
16.
22. Esta
palavra me faz tremer. Esta linguagem inusitada me deixa inquieto: E o Verbo
era Deus (Jo 1.1), pois os profetas anunciaram que existe somente um Deus.
23. Para
que não aumente o meu temor, explica-me, pescador, a economia de tão grande
mistério.
24. Relaciona
estas coisas com a unidade de Deus, sem alterá-la, sem aboli-la, ou submetê-la
ao tempo.
25. Diz:
estava no princípio junto de Deus (Jo 1.2). Se estava no princípio não é
limitado pelo tempo. Se era Deus, não se trata de um som de voz. Se estava
junto de Deus, então nada se altera nem se elimina, pois o seu ser não
desaparece no outro, e se afirma que está junto do único Deus ingênito, do qual
procede o único Deus unigênito.
Capítulo17.
26. Ainda
esperamos de ti, Pescador, que nos dês a conhecer a plenitude do Verbo, pois
certamente existia no princípio, mas pode não ter existido antes do princípio.
27. Também
aqui te digo algo, em lugar do meu Pescador. O que era não pode não ter sido,
porque o fato de se dizer era não permite que não tenha sido em algum tempo.
Mas que diz? Por meio dele foram feitas todas as coisas (Jo 1,3).
28. Se
nada existe sem Aquele por quem tudo começou, por quem foram feitas todas as
coisas, então, Ele é infinito.
29. O
tempo indica distância, não quanto ao lugar, mas quanto à sucessão do que
permanece. Como todas as coisas provêm dele, não há nada que não tenha sua
origem nele. Logo, também o tempo procede dele.
Capítulo
18.
30. Alguém
pode dizer-te, porém, meu Pescador: “Neste ponto foste muito fácil e muito
confuso. Por meio dele foram feitas todas as coisas (Jo 1,3) é uma afirmação
que não supõe limite.
31. Abrange
o Ingênito, que não foi feito por ninguém, e o próprio Filho, gerado do
Ingênito.
32. A
expressão todas as coisas não excetua ninguém, não deixa nada fora”.
33. Quando
já não ousamos dizer mais nada, ou talvez nos esforçamos por falar, aparece
esta palavra: nada foi feito sem Ele (Jo 1,3).
34. Falaste
do Autor quando professaste ter um companheiro, pois, quando dizes que nada foi
feito sem Ele, entendo que não foi só Ele que o fez, porque um é Aquele por
meio do qual tudo foi feito, outro, Aquele sem o qual nada foi feito.
35. Quando
se fala de um e de outro, pode-se perceber uma alusão ao que intervém e ao que
age.
Capítulo
19.
36. Sentia-me
preocupado por causa do Criador, que é Um e Ingênito, temendo que ao dizer
todas não o excluísses. Mas ao dizer: Nada foi feito sem Ele (Jo 1,3) me tranquilizaste.
37. No
entanto estou inquieto e perturbado por causa desta frase, pois existe algo que
foi feito por outro, ainda que não sem Ele.
38. Se
algo foi feito por outro, embora não tenha sido feito sem Ele, todas as coisas
não foram feitas por Ele, porque uma coisa é ter feito algo, outra diferente é
intervir no que o outro fez.
39. Não
tenho aqui nada de meu a dizer, meu Pescador, como em outros lugares. Deves
responder com tuas próprias palavras: Por meio dele foram feitas todas as
coisas. O Apóstolo assim ensinou: o visível e o invisível, Tronos, Soberanias,
Principados, Autoridades, tudo foi criado por Ele e para Ele (Cl 1,16).
Capítulo
20.
40. Se
tudo foi feito por meio dele, vem em nosso auxílio e conta-nos o que não foi
feito sem Ele: O que foi feito nele é a Vida (Jo 1,3). Logo, o que foi feito
nele não foi feito sem Ele, pois o que foi feito nele também foi feito por meio
dele, visto que tudo foi criado por Ele e nele (cf. Cl 1,16).
41. Foi
criado nele porque nasceu como Deus Criador. Nada do que foi feito nele foi
feito sem Ele, porque, nascendo Deus, era a Vida.
42. Como
era a Vida, não pode ter sido feito Vida depois de nascer, visto que nele não
há diferença entre aquilo com que nasceu e aquilo que recebeu depois de nascer.
Não há nele sucessão temporal entre o nascimento e o crescimento. Nada do que
se fazia nele se fazia sem Ele, porque a Vida é o que se fazia, e Deus nascido
de Deus existe como Deus pelo fato de nascer, não adquire tal condição depois
de ter nascido.
43. Ao
nascer como Vivente do Vivente, Verdadeiro do Verdadeiro, Perfeito do Perfeito,
não nasceu sem o poder que lhe corresponde pelo nascimento, nem percebeu seu
nascimento depois de ter nascido.
44. Sabia
que era Deus por ter nascido Deus de Deus. Por isso, é Unigênito do Ingênito.
Por isso: Eu e o Pai somos um (Jo 10,30). Por isso, na confissão do Pai e do
Filho, confessamos um só Deus. Por isso o Pai está no Filho, e o Filho, no Pai.
Por isso, quem me vê, vê também o Pai (Jo 14,9). Por isso o Pai deu ao Filho
tudo o que tem. Por isso, como o Pai tem a vida em si mesmo, deu ao Filho ter a
vida em si mesmo (Jo 5,26). Por isso, ninguém conhece o Filho senão o Pai, e
ninguém conhece o Pai senão o Filho (Mt 11,27). Por isso, nele habita a
plenitude da divindade corporalmente (Cl 2,9).
Capítulo
21.
45. Esta
Vida é a luz dos homens, esta Luz ilumina as trevas. Para consolar-nos da impossibilidade
de descrever a geração de que fala o Profeta (cf. Is 56,8), o Pescador
acrescentou: E as trevas não a compreenderam (Jo 1,5).
46. Aqui
termina nossa possibilidade de falar e não se sabe para onde ir.
47. O
Pescador aprendeu estas coisas repousando sobre o peito do Senhor. Esta não é a
linguagem do mundo, porque este discurso não pertence ao mundo.
48. Se o
sentido destas palavras for outro, diferente do que apresentamos, é preciso que
nos provem isto.
49. Se
há outros nomes que indiquem a natureza do Filho, conforme explicamos, que se
apresentem. Porém, se não houver outros, admiremos, por isso mesmo, a doutrina
do Pescador, sabendo que nela está a Palavra de Deus, e proclamemos e adoremos
o Pai e o Filho, o Ingênito e o Unigênito, como mistério inefável que supera
toda a nossa palavra e entendimento.
50. Como
João, repousemos sobre o peito do Senhor, para poder entender estas coisas e
falar sobre elas.
Capítulo
22.
51. A
integridade da nossa fé é confirmada, não só pela autoridade do Evangelho e
doutrina dos Apóstolos, como pela inútil fraude dos hereges, que causa tumulto
por toda parte em redor de nós.
52. Permanece,
no entanto este fundamento sólido e imóvel contra todos os ventos, chuvas,
torrentes, não podendo ser arrastado pelo vento, nem inundado pelas águas, nem
submergir com as inundações.
53. É
muito bom aquele que, atacado por muitos, não pode ser derrubado por ninguém.
54. Certos
tipos de remédio são preparados de tal modo, que são úteis, não somente para
tratar determinadas doenças, mas para curar todas elas.
55. Têm
em si o poder de tratar todas, em geral. Também a fé católica oferece remédio,
não para cada doença, mas para todas. Nenhum mal pode enfraquecê-la. Não pode
ser derrotada por um grande número de males, nem pode ser iludida pela sua variedade.
56. Permanece
uma e a mesma, resiste a cada uma das heresias e a todas elas em conjunto. Nela
só, encontram-se tantos remédios quantas são as doenças, e haverá tantos
ensinamentos verdadeiros quantos forem os erros dos que a atacam.
57. Juntem-se
todos os nomes dos hereges e apresentem-se todas as suas escolas.
58. Ouçam
que só há um Deus Pai ingênito e um só Filho unigênito do Pai, perfeito, que
não foi gerado por diminuição, nem separado, como uma parte é separada do todo.
59. Aquele
que tudo possui gerou Aquele que recebe tudo. Ele não saiu do Pai como uma
emanação ou como algo que dele flui, mas nasceu, em tudo e por tudo, daquele
que nunca deixa de estar em tudo aquilo em que está.
60. É
livre do tempo e do século; por meio dele todas as coisas foram feitas. Não
poderia ter sido criado no tempo que foi instituído por Ele.
61. Nisto
consiste a profissão da fé católica e apostólica fundada nos Evangelhos.
O que você destaca em cada capítulo?
Como este texto auxilia sua espiritualidade?
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