segunda-feira, 23 de maio de 2022

Vocação Religiosa - O Caminho dos Irmãos e Irmãs da OESI

                          


Vocação Religiosa

O Caminho dos Irmãos e Irmãs da OESI


Irmão Edson Cortasio Sardinha


Se alguém supõe ser religioso, mas não refreia a sua língua, está enganando a si mesmo; a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo. São Tiago 1.26,27




Ser religioso infelizmente caiu no pejorativo. As pessoas evangélicas modernas só entendem desta forma. Passou a ser sinônimo de vida sem compromisso real com o Senhor. Talvez um “religioso” seja um hipócrita que usa máscara de ovelha, mas no fundo é um lobo disfarçado. 

Culto religioso seria um culto que ignora o Espírito Santo e segue padrões tão rígidos que Deus não pode manifestar o novo.

É uma palavra usada apenas no pejorativo. Perdeu sem sentido real e bíblico. 


Contudo, esta não é a verdade da palavra “Religioso” utilizada no Novo Testamento.


A Palavra Religião e religioso.


Qual a origem da Palavra Religião?

A origem mais correta para a palavra “religião” vem do latim, e nasceu de RELIGIO, que significa “respeito pelo sagrado”. Discutisse que esta palavra do latim seja derivada de RE-, prefixo que reforça uma ideia, e o verbo LEGERE, que significa ler. Outra etimologia que é discutida é da palavra RELIGARE, também do latim, que significa atar ou ligar com firmeza. Esta palavra também tem o préfixo RE-, que reforça a ideia de LIGARE, que significa “atar”, ou até mesmo “atender um chamado”. (https://www.gramatica.net.br/etimologia-de-religiao/).

Todas as vezes que aparece a palavra “religioso” no Novo Testamento, refere-se a pessoas que têm respeito pelo sagrado e que vivem uma prática religiosa, disciplinada, comprometida.

Foi assim que Paulo se encontrava na sinagoga com os judeus e religiosos, e testemunhava da graça de Cristo. Atos 17:17. 

Quem eram estes religiosos? Pessoas que amavam a Deus e a vida religiosa da sinagoga. É uma palavra positiva e de elogio. 

Quando o Espírito Santo veio sobre a Igreja, em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. Atos 2:5. 

Estes homens eram religiosos pois tinham zelo pelas coisas de Deus. As festas anuais do judaísmo eram prioridade em suas vidas. Tinham compromisso com o sagrado, por isso eram religiosos. Novamente a palavra é aplicada de forma positiva. 

Muitos gregos religiosos creram na pregação de Paulo e muitas mulheres importantes. Atos 17:4. 

Estes gregos eram tementes a Deus e amavam a religião judaica, mesmo sendo gregos. Eram religiosos porque buscavam a dimensão espiritual da vida. 

Também muitos judeus e prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus. Atos 13:43. 

Os prosélitos religiosos eram gentios convertidos ao judaísmo. Homens e mulheres zelosos com as coisas de Deus, por isso eram prosélitos religiosos. Foi um adjetivo respeitoso. 

Lucas afirma que os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos. Atos 13:50. 

Estas mulheres eram zelosas pelas coisas de Deus (mulheres religiosas e honestas) e foram convencidas pelos judeus a perseguirem Paulo e Barnabé. 

Tiago diz que ser religioso é muito bom. É um verdadeiro elogio. É uma qualidade ser chamado de religioso.  Mas nem todos podem se afirmar religiosos se não vivem a religião. Todo falso cristão não é religioso, é um ímpio disfarçado de crente. 

Por isso Tiago exorta: Se alguém supõe ser religioso, mas não refreia a sua língua, está enganando a si mesmo; a sua religião é vã. Tg 1.26.

Não é verdadeiramente religioso. Supõe ser religioso, mas não é; e sua religião (seu zelo pelo sagrado) é vã. 

Ele exorta seus discípulos e leitores a terem uma religião pura e sem mácula. Para Tiago a religião pura e sem mácula para com Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo. São Tiago 1.26,27.

A religião verdadeira (o zelo pelo sagrado) está estampada na minha relação com o próximo (visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições) e em minha santificação diante das paixões do mundo. Viver no mundo sem ser contaminado pelo mundo. 

Percebemos que em nenhum momento no Novo Testamento aparece a palavra religião ou religioso como algo ruim, desprezível ou pecaminoso. Nunca é usado no pejorativo. 

A Palavra religião significa apenas “zelo pelo Sagrado”. Uma vez que o único Sagrado é Deus Pai, Filho e Espírito Santo, o meu respeito pela divindade é um maravilhoso ato religioso.

Muitos anos atrás a Igreja começou a classificar o povo de Deus em três grupos: clérigos, religiosos e leigos.

Os clérigos eram os homens responsáveis por ministrar os sacramentos, ensinar e pregar o Evangelho do Senhor.

Os leigos e leigas eram, diferentes dos clérigos, pessoas que tinham suas vidas seculares, mas estavam verdadeiramente vinculados à Igreja através de sua participação ativa.

Os religiosos, por sua parte, eram homens e mulheres que faziam votos religiosos em uma ordem cristã. Eram discípulos comprometidos com uma ordem ou um convento. Geralmente eram celibatários. 

Uma ordem religiosa é um Instituto religioso de vida consagrada caracterizada por seus membros fazerem votos conforme o carisma do seu fundador. Os monges ou frades (que compõem a maior parte dos membros das ordens religiosas) podem ser leigos ou clérigos consagrados. Eles vivem em comunidades fechadas (mas muitas vezes não isoladas), afastadas do mundo, vestem um hábito e, geralmente, seguem uma rígida rotina religiosa.

Religioso, para o crstianismo bíblico, é a pessoa que tem zelo pelas coisas de Deus e também os vocacionados que fazem votos em uma Ordem religiosa. 

Os membros ativos da OESI são religiosos por vocação. 

Como vivem os religiosos da OESI

A OESI é uma ordem PROTESTANTE dispersa, portanto seus membros fazem votos e vivem a Regra da OESI em suas casas (religiosos seculares), eremitérios e mosteiros (religiosos regulares). Na OESI existem três carismas: Evangelicais, Franciscanos e Beneditinos. 

O que nos une é a Regra de Vida da OESI e nosso compromisso com a espiritualidade oesiana.

Como deve ser a vida religiosa do membro da OESI:

Desejo compartilhar minha vida religiosa com temor e tremor para incentivar a você ter uma vida zelosa de dedicação a Deus. Não há perfeição em nossas disciplinas. São apenas caminhos rumo à perfeição da espiritualidade cristã.

Trabalho na Igreja Local: Todo meu trabalho e dedicação a Igreja local faz parte do nosso voto religioso da OESI. Nos comprometemos em servir a Igreja com nossos talentos, tempo e dinheiro. Amar a Igreja local, o culto, a Palavra e a Eucaristia tem sido um diferencial religioso em nossa vida. Da mesma forma nossa obediência a hierarquia da Igreja, o respeito pelas outras igrejas cristãs e o bom senso no trato com outras religiões não cristãs.

Leitura Espiritual: Além da leitura secular, que é muito pouca, a não ser os noticiários que lemos todos os dias, temos nos dedicado a uma biblioteca de espiritualidade Cristã, histórica e litúrgica. Nos fortalece muito ao ler livros de espiritualidade cristã, judaica, patrística, escritores católicos, ortodoxos e Protestantes. Admiramos muito a vida e as orientações de santos e santas do Senhor. Como protestantes lemos tudo a partir da nossa fé protestante; mas sem perder a alegria em receber de muitas fontes a graça de Deus.

O Evangelho do Senhor do Dia: A meditação diária do Evangelho e a busca em toda a Bíblia pelas regras do Evangelho tem orientado nossa vida cristã. Procuramos associar nossos passos todos os dias às orientações do Evangelho do Senhor segundo o Lecionário Comum.

Liturgia da Igreja: A Igreja cristã, seja ela protestante, católica ou ortodoxa, tem uma riqueza litúrgica admirável. Estudamos diariamente as liturgias e tentamos viver estas liturgias em nossa vida cotidiana. Aqui entra o Calendário Cristão, o Lecionário Comum, as Festas Religiosas e Solenidades do Senhor, os textos, hinos e estudos.

Leitura Orante da Bíblia: O Evangelho Dominical tem sido uma riqueza semanal para nossa vida. Temos estudado o Evangelho Dominical, os comentários dos Pais da Igreja a estes Evangelhos e realizado a Lectio Divina semanalmente.

As Orações Litúrgicas: Ainda que rápidas, temos nos preparado para uma vida mais monástica na oração. Pelo menos as orações das Horas Canônicas: laudes, Média, Vésperas e Completas temos praticado com fervor diariamente em particular, em família e em grupos de oração. Vivemos também a liturgia semanal. Na segunda-feira celebramos os milagres de Deus no Antigo Testamento. Na terça-feira contemplamos os milagres de Cristo no Novo testamento. Na quarta-feira celebramos a Santíssima Trindade. Na quinta-feira nos preparamos para o final de Semana adorando aquele que nos deixou, na quinta-feira santa, o Memorial do seu Corpo e Sangue. Na sexta-feira temos um santo encontro com a cruz de Cristo. No Sábado nosso coração descansa em Jesus, o nosso Shabat e oramos por Jerusalém e o mundo. No domingo celebramos a ressurreição do Senhor. Assim nossa vida semanal passa a ter um significado religioso voltado para o Senhor. 

Trabalho Meditativo: O silêncio e a Contemplação fazem parte da nossa vida religiosa. Procuramos, semanalmente, subir ao monte para ter momentos de meditação, silêncio, oração e leituras. Em todas nossas casas, criamos espaços sagrados para minha vida meditativa. 

Socorro aos carentes: A vida religiosa precisa ser vertical e horizontal. Precisa estar alicerçada na comunhão vertical com Deus e na comunhão horizontal com o nosso próximo. O socorro aos carentes que o Senhor coloca em nosso caminho deve ser prioridade. Precisamos sempre nos envolver religiosamente com os que sofrem e compartilhar o amor de Cristo com gestos concretos. 

Vida silenciosa: A vida silenciosa precisa estar presente no cotidiano do religioso. Procuramos não nos expor em caminhos de vanglória e prepotência. Trabalhamos a arrogância e a vaidade. Preferimos estar no oculto e no silêncio com Cristo, meditando no Calvário e no Túmulo vazio. Precisamos transformar nossa vida em Vida Silenciosa aos pés do Senhor. 

Mordomia Cristã:  As Ofertas e os dízimos ao Senhor são práticas sagradas na vida do religioso da OESI. É uma forma de expressar nossa mordomia cristã com sabedoria e bom senso. Desta forma sustentamos a Igreja Local, investimos em missões e auxiliamos o trabalho do Senhor na expansão do Evangelho de Cristo.

Evangelização: Evangelizamos com nossas palavras, sorrisos, encontros e atitudes. Todos os dias nossa prioridade deve ser espalhar o Evangelho de Cristo entre todas as pessoas. Todas podem ser alcançadas pela graça do Senhor através de nossas vidas. Podemos ser tremendamente usados pelo Senhor na Evangelização e no discipulado. 

Grupos de Discipulado: Reunir semanalmente com os discípulos de Cristo para sorrir, orar, estudar a Palavra, meditar sobre a vida em comunhão fraterna e alegre deve ser nossa prioridade. 

Vida em Santidade Bíblica: Tiago diz que a vida santa do religioso precisa ser refletida em nosso compromisso com o próximo e com Deus diante do mundo em caos. “A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo”. Trabalhamos nossa santidade em todas as areas de nossa vida e nos relacionamentos. 



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