sexta-feira, 21 de julho de 2023

Lectio Divina – Um Modo de Meditar as Escrituras

 Reflexões da Irmã Doreen da Irmandade Anglicana de São João - Canadá.

SSJD Foto

Lectio Divina – Um Modo de Meditar as Escrituras ou a Palavra na Vida Cotidiana – uma revisão do ano passado

Lectio Divina é uma forma contemplativa de ler a Bíblia. Ela remonta aos primeiros séculos da Igreja Cristã e foi estabelecida como prática monástica por Bento XVI no século VI. É uma forma de orar as escrituras que nos leva mais fundo na palavra de Deus.

Existem diferentes formas de orar as escrituras ou ouvir a Palavra na vida diária, diferentes formas se adaptam a diferentes pessoas. Com o tempo, ao tentar diferentes métodos, você se tornará adepto do uso de abordagens apropriadas a passagens específicas e que estejam em harmonia com sua personalidade e necessidades, e com a orientação do Espírito Santo.

A lectio divina é um modo de alimentar-se da Palavra que vem da tradição monástica. Seu espírito é expresso na seguinte citação do abade Marmion, OSB:

Lemos – lectio
sob o olhar de Deus – meditatio
até que o coração seja tocado – oratio
e salte para a chama – contemplação
e ação – operatio

Dito de outra forma, há cinco passos para a Lectio Divina.

O formato básico é começar com uma oração a Deus. Pegue a Bíblia (ou pegue uma 'palavra' de outros contextos) e comece a ler ou imaginar ou lembrar (lectio) . Medite em qualquer palavra ou frase que cative seu coração (meditatio) . Você pode ser levado a oferecer uma oração a Deus em resposta à meditação (oratio) . As palavras podem desaparecer e você simplesmente habitar na presença de Deus (conteplatio) . Finalmente, nos levantamos e começamos ou planejamos colocar o amor de Deus em ação, para trabalhar no mundo (operatio) .

  • Relaxe e fique confortável, crie um ambiente que o ajude a lembrar que você está na presença de Deus. Ouça atentamente a palavra de Deus.
  • Leia a passagem das escrituras lenta e reflexivamente, para que cada frase possa penetrar nas profundezas do seu coração. Leia e escute.
  • Descanse em Deus, concentre-se na palavra, frase ou versículo que o atraiu, lute com seu significado, faça perguntas, use imagens.
  • A oração é diálogo; fale com Deus e peça compreensão do texto, como se aplica a você. Ouça profundamente em seu coração e responda com quaisquer sentimentos que surjam.
  • Suas palavras e orações podem parecer inadequadas e até desnecessárias, deixe-as cair e relaxe no amor e na presença de Deus em silenciosa contemplação. Use uma única palavra para focar sua atenção (como na oração centralizadora) ou deixe sua respiração ser sua oração.
  • Você pode querer anotar os pensamentos, sentimentos, percepções ou diálogos que chegaram até você (diário). Retorne a ele durante o dia. O diário fornece um registro ao qual você pode retornar, especialmente em tempos de secura.

Usando o método da Lectio Divina: tente ouvir a Palavra de uma destas maneiras – de qualquer maneira que a “Palavra” esteja falando com você em sua vida diária hoje:

  1.  Criação – Pegue algo da sua vida que fale uma palavra para você da criação – dos lugares onde você se encontra. Tente o salmo 19 como uma ajuda na oração usando o método descrito para orar a 'palavra'.
  2. Escritura ou Jornal / Notícias – Pegue algo da sua vida que fale uma palavra para você de uma passagem das escrituras ou de uma notícia: talvez o Caminho para Emaús – e torne-se um dos viajantes, ou alguma outra passagem – uma das leituras do lecionário para hoje, ou um artigo ou evento relatado das notícias: e ouça Deus dizendo a você “de tudo o que você vê, pegue o que você mais deseja” e fique com isso enquanto isso o leva a uma conversa com Deus.
  3. Os Evangelhos – Pegue algo da sua vida que fale uma palavra para você de uma história do Evangelho. Imagine-se como uma das pessoas na história do Evangelho e deixe-se conduzir à oração, para que a história do Evangelho se torne a sua história.
  4. Conversa – Pegue algo da sua vida que fale uma palavra para você e converse com o Senhor. Derrame o que estiver sentindo e saiba que o Senhor o receberá com amor e compaixão. Pegue um salmo que reflita uma conversa que você possa ter. Ouça o lado de Deus do diálogo. Fale com Deus como se fala com o melhor amigo.
  5. A vida dói – Tire algo da sua vida que fale uma palavra para você nos vales da sombra e da escuridão. 1 Reis 17: 2 – 6 foi o lugar difícil de Elias. Não negue a escuridão e a angústia... lembre-se de que podemos ser levados a esse lugar onde podemos fazer o que Elias fez em 1 Reis 19:6!
  6. Ação – Pegue algo de sua vida que fale uma palavra para você na ocupação ao redor de sua vida – o ponto quieto e a ocupação são o que compõem o todo – e ambos desempenham um papel em nossa jornada para Deus e para a totalidade. Reflita sobre essa ocupação que é mantida no centro tranquilo de nossas vidas, onde Deus nos mantém na palma da mão de Deus. Deus está tecendo o sonho para nós e para toda a criação, não apenas na quietude de nossos corações, mas na atividade rodopiante de nossas circunstâncias vividas.
  7. Silêncio – Oração Contemplativa – Ezequiel 47: 1 – 12 isto pode ser visto como o templo da nossa própria vida, do nosso próprio coração onde Deus está em casa. Pegue algo de sua vida que fale uma palavra para você no silêncio do profundo desejo de estar em um relacionamento amoroso com Deus – e expresse esse relacionamento em oração. A água do amor de Deus continua a brotar em nossas vidas – e ao longo do caminho há folhas nas árvores para a cura de nós mesmos e de nosso mundo. Esta é realmente uma imagem do que a oração pode se tornar para cada um de nós. 

    Há uma história de que todos os dias o padre de uma determinada igreja na França notava que um camponês francês entrava na igreja todos os dias e sentava-se no fundo por meia hora, aparentemente sem fazer ou dizer nada. Depois de algumas semanas, o padre se aproximou do homem que estava saindo e perguntou como era sua oração, e o camponês francês respondeu: Eu apenas olho para Deus. E Deus olha para mim. E nós estamos contentes

Fonte: https://ssjd.ca/2023/06/24/lectio-divina-a-way-of-meditating-on-scriptures-or-the-word-in-daily-life/

Nenhum comentário:

Postar um comentário