sexta-feira, 21 de julho de 2023

Oração Centrante / Contemplativa

 Reflexões da Irmã Doreen da Irmandade Anglicana de São João.

Foto de Dorothy Dahli usada com permissão

Acredito que todos somos chamados a uma vida contemplativa e de oração  gostaria de compartilhar algumas de minhas próprias ponderações e sabedoria adquiridas ao longo do caminho. Eu compartilhei esses pensamentos no ano passado, então isso é uma atualização!

Você já se pegou observando as nuvens no céu? As nuvens que falam como uma parábola para mim são aquelas grandes nuvens brancas e fofas que parecem ter um fundo um pouco mais escuro. Eles me lembram tortas de merengue de limão! 
Quantas vezes, como uma pessoa de oração que deseja crescer mais profundamente como uma pessoa de oração, eu me pego procurando por Deus – por tortas de limão merengue no céu – procurando por sinais nos céus, algo grande e convincente – e facilmente ou propositadamente negligenciando a presença de Deus em minha vida cotidiana. Todos nós sabemos que é na nossa experiência da vida quotidiana que descobrimos a procura de Deus por nós. Todos nós sabemos que tudo foi feito ou deve ser vivido à luz de Deus. Todos nós sabemos que existe uma conexão genuína entre as coisas muito específicas que estão acontecendo ou aconteceram em nossas vidas e os fios do anseio e da busca por significado, pela verdade, por Deus. Todos nós sabemos que Deus anseia por nós, que somos a menina dos olhos de Deus, os amados do Amado. Mas você se encontra, às vezes, procurando por tortas de limão e merengue no céu, por uma grande experiência, por algo fora do comum que certamente nos aproximará de Deus do que esta nossa vida mundana, apressada e estressada?! E, no entanto, a verdadeira oração, a verdadeira contemplação acontece quando nossos corações estão abertos a Deus em todas as cores do mundo. É uma maneira de caminhar pelo universo inteiro e sagrado. é viver a Lectio Divina. É tornar-se pessoas de oração, não pessoas que fazem orações.

Como pessoas de oração, temos a oportunidade de não deixar passar nada sem estarmos abertos a ser alimentados pelo significado interior daquele acontecimento da vida. Não é nas tortas de limão com merengue, mas nos pequenos pedaços de minha própria vida, circunstâncias e experiências que Deus está em casa.

É no meio dos ferros-velhos de nossa vida cotidiana que nos descobrimos em casa no coração de Deus. Como pessoas de oração, o lugar para o qual Deus nos chama é o lugar onde nossa profunda alegria e a profunda fome do mundo se encontram. Este é um apelo a uma fé vibrante e a uma autêntica vida de oração. Esta é a vida contemplativa, cujo cerne é a oração centrada, a oração contemplativa, a oração silenciosa.

É com os retalhos das várias cores e matizes do meu dia a dia que teço uma coisa de beleza e amor com Deus.

Habitar na presença de Deus – esperar em silêncio ouvindo com o ouvido de nosso coração: ser claro sobre sua intenção é realmente a pedra de toque da oração contemplativa e centralizadora – pois o método de oração consistirá principalmente em retornar repetidamente e reorientar sua intenção. Assim como alguém reorienta repetidamente a lente de uma câmera que se desviou ligeiramente. Costumo colocar um lembrete visual de estar na presença de Deus: tomo uma xícara de chá e coloco uma segunda xícara ao lado de uma cadeira vazia para Deus! Ou começo com meu próprio mantra pessoal (uma palavra, frase ou som para ajudar na meditação). E então me preparar para me acalmar e me concentrar em passar tempo com Deus.

  • Coloque seus dentes em atenção: estar disposto a ver as mentes errantes é perfeitamente normal – a oração centrada é sobre a garantia de que tudo isso é perfeitamente normal. Faça um acordo consigo mesmo – se você se pegar pensando, deixe o pensamento ir, libere-o e volte a alinhar-se com sua intenção original, que era manter aquela abertura nua e sem forma para Deus. Se a mente divaga e você deixa as coisas acontecerem mil vezes em meia hora, isso é maravilhoso! Mil oportunidades de voltar para Deus! Este é o cerne da oração de centramento: deixar ir.
  • A palavra sagrada é a companheira para o desapego. Quanto mais curto, melhor para uma palavra sagrada e é usado para lubrificar a liberação ou desapego.

Toda a dinâmica da prática da Lectio que conduz à oração contemplativa ou centrada é um modo de tecer a escuta, a escuta, a resposta e o repouso até que se torne parte do próprio tecido da nossa vida vivida na relação com Deus na oração.

Em seu tempo de oração, uma sugestão de várias maneiras:

  1. -Sente-se relaxado e quieto.
    -Tenha fé e amor a Deus que habita no centro do seu ser.
    -Tome uma palavra de amor e deixe-a estar gentilmente presente, apoiando seu ser para Deus em amor cheio de fé.
    -Sempre que você se der conta de alguma coisa, retorne a Deus de forma simples e gentil com o uso de sua palavra de amor.

Mais resumidamente, poderia ser colocado desta forma;

-Estar com Deus dentro, Use uma palavra para ficar, Use uma palavra para retornar.

2. Ou de outra forma:
- Escolha uma palavra sagrada como o símbolo de sua intenção de consentir com a presença e ação de Deus em sua vida - Sente-se
confortavelmente e com os olhos fechados, acomode-se brevemente e silenciosamente introduza a palavra sagrada como símbolo de seu consentimento para a presença e ação de Deus em sua vida - Quando você se conscientizar de qualquer coisa, retorne gentilmente a Deus, usando a palavra sagrada - Ao final do período de oração, permaneça em silêncio com os olhos fechados por alguns
minutos
.

3. Ou ainda de outra forma:

Sente-se calmamente, confortavelmente e relaxado – expresse seu desejo de estar com Deus – mova-se para o centro de si mesmo imaginando-se descendo uma montanha ou escadas – diga uma palavra escolhida repetidamente até que você esteja focado – na quietude esteja ciente da presença de Deus e absorva o amor de Deus – quietude e silêncio. No final do tempo, agradeça e encerre com uma oração.

Em nossa vida desordenada, distraída e barulhenta, a tarefa de estar realmente presente não é fácil. Mas eu acredito que é a nossa alta vocação. É uma prática espiritual. Um mantra. O dom do silêncio se desgasta gradualmente diante das exigências da vida cotidiana, de modo que quando nos encontramos ou nos deparamos com a oração contemplativa ela pode parecer estranha e inacessível. Mas com esforço, prática espiritual, podemos parar o barulho externo. Acabar com o barulho interior é outra coisa… Continuo a falar, a preocupar-me, a discutir comigo mesmo, a sonhar acordado… Tenho necessidade de descobrir um botão liga/desliga! A prática fiel da oração de centramento pode fazer isso. Tomando o ritmo descrito acima e fazendo esta prática por 20 minutos ou ½ hora – colocando meus dentes em atenção, estando disposto a admitir que mentes errantes são normais, fiz um acordo comigo mesmo. Se me pego pensando, deixo o pensamento ir e volto à minha intenção – amar a Deus e deixar que Deus me ame. Se a mente divaga e eu deixo as coisas acontecerem mil vezes em meia hora, isso é maravilhoso! Mil oportunidades de voltar para Deus! Este é o cerne da oração de centramento: deixar ir. Uma palavra sagrada é a companheira para deixar ir. Escolha um que funcione para você. A oração de centramento pode me presentear com a oração contemplativa, simplesmente descansando em Deus – Deus olhando para mim e eu olhando para Deus – e isso é o suficiente. Uma palavra sagrada é a companheira para deixar ir. Escolha um que funcione para você. A oração de centramento pode me presentear com a oração contemplativa, simplesmente descansando em Deus – Deus olhando para mim e eu olhando para Deus – e isso é o suficiente. Uma palavra sagrada é a companheira para deixar ir. Escolha um que funcione para você. A oração de centramento pode me presentear com a oração contemplativa, simplesmente descansando em Deus – Deus olhando para mim e eu olhando para Deus – e isso é o suficiente.

E Jesus disse: “Venham a sós para um lugar deserto e descansem um pouco (Marcos 6:31)

“Você fala em meu coração e diz: “Busque minha face.”
Teu rosto, Senhor, buscarei (Salmos 27:11)

Fonte: https://ssjd.ca/2023/06/24/centering-contemplative-prayer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário