sexta-feira, 21 de julho de 2023

Visio Divina - A Visão Sagrada

Como praticar a Visio Divina.

Texto da Irmandade Anglicana de São João - Canadá. 

 Visto que somos todos diferentes, pode ser útil fornecer maneiras diferentes de responder a Deus em oração: por meio das Escrituras, por meio de imagens, por meio da música etc.

Visio Divina – “visão sagrada” – é uma forma antiga de oração cristã na qual permitimos que nossos corações e imaginação entrem em uma imagem sagrada, em silêncio, para ver o que Deus pode ter a nos dizer. Visio Divina é uma prática de oração semelhante à Lectio Divina, só que o objeto de meditação não é a Palavra de Deus, mas uma imagem ou figura. O objetivo é encontrar a presença de Deus no que vemos, e não no que lemos.

Como a Lectio Divina, há um padrão que é útil seguir ao usar o Visio Divine, uma prática semelhante, embora se concentre em ver em vez de ler. É uma forma de capturar nossa imaginação e inspirar nossas vidas enquanto nos aproxima das mãos de Deus. É a contemplação lenta e cuidadosa de uma imagem, foto, obra de arte ou qualquer coisa visual que convide Deus a falar conosco de maneira mais profunda.

Antes de começar, reserve um tempo para se centrar na presença de Deus. Peça ao Espírito Santo para guiá-lo, para ajudá-lo a ver o que Deus quer que você veja. 

  1. Passe algum tempo em sua observação inicial da imagem. Observe as cores, linhas, texturas, formas e figuras. Que sentimentos ou pensamentos evoca em você? Passe algum tempo apenas experimentando sua reação à imagem.
  2. Reserve um tempo para observar a imagem uma segunda vez. Explore mais plenamente suas reações. Considere como Deus pode estar falando com você através da imagem. Por que está evocando uma reação? Deus poderia estar tentando dizer algo a você por meio dessa reação? Tire um tempo para refletir sobre suas reações na presença de Deus. Deus está dizendo algo a você sobre Deus, sobre você, sobre sua vida como seguidor de Jesus?
  3. Assim como na prática da Lectio Divina, termine seu tempo simplesmente descansando e desfrutando da presença de Deus.

ARTE, FOTOGRAFIAS, ÍCONES: Visio Divina, visão sagrada, é uma antiga forma de oração que continua a ser um poderoso método de meditação. A arte se torna o sacramento que abre nossos corações para a habitação do Espírito de Deus. O visível torna o invisível presente de forma palpável. Qualquer obra de arte pode ser objeto de reflexão. Não é necessário que seja arte religiosa; no entanto, a reflexão sobre ícones é praticada desde os tempos antigos.

USANDO UMA CÂMERA, UM PASSEIO POR UM JARDIM OU FLORESTA: talvez usando uma câmera enquanto caminha por um jardim ou floresta, ou apenas em uma caminhada em um parque ou área local favorita, algo chamará sua atenção, pois você intencionalmente reservou esse tempo para uma visão sagrada. Sinais externos e visíveis podem se tornar bênçãos internas e espirituais: tudo na vida é sacramental, e a Visio Divina pode ser uma maneira muito especial de abrir essa forma contemplativa de bênção para você em oração.

Como Deus está falando com você? Por que você acha que Deus chamou sua atenção para esse objeto em particular? É transmitida uma mensagem que diz respeito à sua vida hoje? Você sente um convite? Você ouve uma chamada? Uma memória é despertada? Permita que esses pensamentos desçam ao seu coração. Que emoção é evocada? Que palavra descreve sua agitação interior ao abraçar esse sentimento? Permita que a comunicação de Deus o toque profundamente onde o Espírito habita.

A Visio Divina prepara nosso cenário interior para nos colocarmos nas mãos de Deus, onde a comunhão íntima é possível. Tem uma maneira de encorajar a prática de ver toda a vida através de uma lente sagrada revelando as mensagens escondidas na criação. Toda a vida então se torna solo sagrado. É uma oportunidade para se acomodar, ficar quieto, ficar centrado, observando, atento, esperando, esperando pronto para ser convidado a participar do que está acontecendo na imagem, na imagem, no ambiente, ao mesmo tempo em que se torna consciente do que está acontecendo dentro de si também.

Essa forma de oração tem presentes a oferecer: paciência para esperar e observar, atenção plena e curiosidade, quietude e a sensação de ser um participante, não apenas um espectador, de estar na música e na própria oração. Leva-nos ao mistério, à gratidão e à beleza, à resiliência e à dureza. E nas mãos de Deus – em oração.

Fonte: https://ssjd.ca/2023/07/01/visio-divina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário