segunda-feira, 18 de julho de 2022

17º Domingo do Tempo Comum - Ano C

 

17º Domingo Comum

Vida de Oração com Fé

Lc 11.1-13

 Como é sua vida de Oração?

Fale dos horários e momentos que você ora.

Você tem perseverado na oração diante de Deus com os seus pedidos? Você faz campanhas de oração colocando seus propósitos diante de Deus? O Evangelho de hoje fala da importância da oração acompanhada da fé que nos faz ser insistentes em buscar a graça de Deus. Oração sem fé é sinônimo de oração não respondida. A fé é manifestada na perseverança. Quem persevera recebe, pois o Pai celeste sabe dar boas dádivas aos seus filhos e filhas. Intensifique mais suas orações verás o resultado sobrenatural em todas as áreas de sua vida. Quem pede recebe!

 I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 

O Senhor Jesus tinha uma vida de oração. O Evangelho diz que Jesus estava orando em certo lugar e quando terminou um dos seus discípulos lhe pediu: “Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos”. Era prática judaica ter orações para serem repetidas de cor algumas vezes na semana. João Batista havia ensinado uma oração aos seus discípulos e isso motivou a solicitação dos apóstolos.

Jesus então ensina dizendo: “Quando orardes, dizei (observe que não é opcional, mas uma estrutura que todos os discípulos deveriam seguir)”.

É neste momento que Ele ensina a Oração do Pai Nosso. Em Lucas a oração do Pai Nosso é mais reduzida do que em Mateus 6.9-13. No Evangelho de Lucas Jesus diz: “Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação”.

Como a oração não funciona sem fé, o Senhor ensina a parábola do amigo inoportuno (Leia os vv 5-8). A insistência e a importunação faz com que o homem consiga os três pães que procurava. A fé do homem o fez ser insistente e perseverante, ainda que fosse inoportuno.

É no contexto desta parábola que o Senhor insiste na necessidade de pedir, buscar e bater (9,10). A motivação para a oração com fé e insistência está no fato de que o Pai celeste sabe dar boas dádivas aos seus filhos: 13 – “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem”?

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).

·         A oração não é mecânica. Ela nasce do coração, ainda que tenha uma estrutura e seja lida.

·         Preciso aprender a orar com o Senhor. Jesus tinha uma vida de oração.

·         A oração do Pai Nosso precisa ser meu modelo de oração e também a oração que devo fazer com fé todos os dias.

·         Preciso meditar em cada parte da Oração de Jesus. Ela é cura para minha vida.

·         O amigo inoportuno perseverou no que queria. Eu preciso perseverar em oração.

·         Antes de orar, preciso estar motivado pela fé.

·         Tenho que entender que o Pai Celeste deseja me dar boas dádivas.

·         Deus nunca me dará uma pedra no lugar de pão. Nem uma cobra no lugar de um peixe. Ele me dará o melhor.

·         Deus nada faz; a não ser em resposta as nossas orações (John Wesley).

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).

            Senhor. Obrigado por ter me ensinado a orar. Desejo ser perseverante na vida de oração. Santificado seja o teu nome. Venha o Teu Reino em minha vida e seja feita a Tua vontade assim na terra como é feita no céu. Que o pão de cada dia eu receba hoje. Perdoa meus pecados assim como tenho perdoado todos que pecam contra mim. Não deixe que eu caia em tentação. Livra-me do Mal. Livra-me das ciladas e armadilhas do diabo. Oro com fé por que Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

 

Conclusão:

            Precisamos ter uma vida de Oração. A Oração precisa ser nosso estilo de vida.   

É algo que somente nós poderemos fazer. Por isso, retire um tempo diário para estar a sós com o Senhor, sem barulho e sem celular. Neste tempo a sós, ore, fique em silêncio e leia a Bíblia Sagrada. Tenha um caderno de oração onde você poderá anotar os pedidos e as respostas com as respectivas datas. Seja um diferencial no mundo. Seja a pessoa que ficará na Torre de Vigia da Oração. Sua vida espiritual e física necessita de Disciplina Cristã da Oração. Comece hoje ainda e esta caminhada transformará sua vida. Como será sua vida de oração a partir de hoje?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário