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Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e
Obra
Cipriano de Cartago (?-258)
Biografia
I. A Vida de Cipriano[1]
Táscio Cecílio Cipriano nasceu
de uma família pagã, abastada e com membros no governo municipal, provavelmente
em Cartago (nas proximidades da atual Túnis, Tunísia), capital da África
Proconsular, entre os anos 200 e 210.
Era um honestior (nobre),
talvez pertencente, como mínimo, à ordem dos equites
(cavaleiros).
Embora seus escritos, sobremaneira as cartas, e as Atas de seu martírio sejam rica e confiável fonte de informações
sobre sua vida a partir do episcopado, notícias
anteriores a sua conversão são escassas.
Sabe-se que foi educado em Cartago. Teve sólida formação em
latim, grego, direito, retórica. De fato, era mestre de oratória quando, por intermédio
do presbítero Ceciliano, chegou à fé cristã.
Seu batismo data, provavelmente, de 246, já que no opúsculo Ad Donatum, espécie de autobiografia normalmente datada também de 246,
em que Cipriano narra a mudança que o batismo acarretara na sua vida, diz que
sua conversão é recente.
Convertido, doa parte de suas propriedades para os pobres e
parte põe à disposição da Igreja. Entre 248/249, é ordenado presbítero e, logo
após, torna-se bispo da sua cidade natal. O consenso popular, que pedira sua
ordenação, pode ter visto nele um patronus, considerando-se sua
posição social precedente, seu possível raio de influência e sua generosa
doação de bens. Sua ordenação episcopal, porém, não foi consensualmente aceita
entre o clero cartaginês. Com efeito, cinco presbíteros locais –
ou
por considerá-lo neófito ou por serem possíveis ambiciosos da posição que
Cipriano estava por assumir – se opuseram, sem sucesso, a sua eleição para a Sé
de Cartago.
A Sé metropolitana de Cartago tinha grande importância. Seu
bispo exercia certo primado sobre o episcopado e toda a África latina. A cidade, um dos principais centros do Império
Romano e um dos maiores portos do Mediterrâneo, não perdia em nada para as
outras duas metrópoles do Império, Roma e Alexandria.
Uma vez bispo, Cipriano se viu a braços com dificuldades e
problemas que, sucedendo-se quase ininterruptamente, encheram o seu
pontificado. Por ocasião da perseguição de Décio (250), quando foram
confiscados os bens que tinha posto a serviço da Igreja, Cipriano achou
preferível retirar-se de sua sede antes
mesmo que o Edito fosse publicado, o que não foi unanimemente bem aceito. Com
efeito, quando a Igreja de Roma noticiava o martírio de Bispo Fabiano, aí já se
sabia, e se admirava, que Cipriano estivesse ausente de sua sede.
Sentindo-se obrigado a dar razão de sua atitude, ele diz que
o fizera – sem negligenciar as tarefas de seu posto, mantendo contato frequente
com seu povo e seu clero – tendo em vista o bem da sua Igreja, para não
aumentar, com a presença de sua personalidade eminente, a violência do
conflito.
Quanto à cura das almas sob sua responsabilidade, de fato, a
correspondência desse período – bem como uma
doação de bens para suprir as necessidades dos perseguidos – evidencia o zelo
do pastor para com seu rebanho e seu empenho em manter a ordem e administrar a
disciplina de sua comunidade.
A questão disciplinar ocupa não pouco espaço em seu
epistolário, particularmente porque, durante a ausência de Cipriano, os
presbíteros que se haviam oposto a sua eleição puseram-se a afirmar que ele
fugira covardemente, a tomar decisões contrárias às do bispo e a nutrir
divisões internas. Cipriano teria voltado a
sua sede assim que cessaram as perseguições, mas as referidas divisões
impediram que retornasse logo. Seu retorno só foi possível depois da Páscoa de
251.
O fim da perseguição, naquela primavera, porém, não tornou a
administração de Cipriano mais fácil, pois deveria voltar a afrontar a questão
disciplinar – que surgira um ano antes e dividia sua comunidade – da readmissão
dos lapsi, daqueles que, durante a perseguição, tinham apostatado.
Cipriano, sem se situar nos extremos do negar a readmissão e
o concedê-la sem mais, propõe medidas ponderadas que servirão de base para
concílios posteriores e para a normativa da readmissão de apóstatas.
No ano seguinte, 252, e até 254, uma peste assola o Império
e deixa sua região em estado de calamidade material e moral. O flagelo da peste
fez as divisões caírem no olvido e dispôs o bispo de Cartago a prestar todo
auxílio possível à população cristã e a empenhar-se também em favor dos pagãos
da metrópole, da qual ele se torna a alma, com um verdadeiro sistema de
beneficência.
Contudo, quando o imperador Treboniano Galo (251-253), sem
ocasionar propriamente uma perseguição, emanou um edito determinando que a
população fizesse sacrifícios, provavelmente ao deus Apolo, de quem esperava
socorro para a situação, houve quem quisesse que Cipriano fosse jogado aos
leões.
O bispo, todavia, não deixa de fazer o bem e exortar seus
fiéis a que também o façam. A peste sendo contornada, pelo final de 254 – e até
seu martírio –, Cipriano enfrenta a polêmica, em oposição a Estêvão de Roma
(254-256), sobre o batismo administrado por hereges e cismáticos.
As divisões ocasionadas pela questão em torno à readmissão
ou não dos lapsos, após a perseguição de Décio, deixaram grupos cismáticos como
consequência. Nesses grupos havia bispos e presbíteros.
Cipriano e seus coepíscopos, nos passos de seus predecessores, insistiam que o batismo administrado por aqueles
que se separaram da Igreja não é valido; e quem vem à Igreja de um grupo
dissidente deve ser batizado mesmo que tivesse sido batizado pelos cismáticos.
Não se trata de rebatismo, afirmam os africanos, mas de
batismo verdadeiro e próprio, já que entre hereges não há verdadeiro sacramento.
Estêvão, em linha com uma tradição distinta, opõe-se fortemente a essa prática, considerando-a
uma inovação. A polêmica tornava-se mais
áspera a cada troca de cartas entre os principais envolvidos.
Embora não pouco se conjeture a respeito, não sabemos que
fim teria tido a controvérsia entre ambos, já que foi interrompida por outra
perseguição, a do imperador Valeriano (253-260), iniciada em agosto de 257.
Diversamente da perseguição de Décio, que visava indivíduos,
Valeriano, temendo a cristianização do império, golpeou diretamente a
instituição: deixando de lado os leigos, bispos e presbíteros seriam exilados,
vigiados e proibidos de presidir qualquer cerimônia; quem desobedecesse seria
executado.
No dia 30 daquele mesmo mês, isto é, agosto de 257,
Cipriano, tendo-se recusado a “reconhecer as práticas romanas” (romanas
caerimonias recognoscere), isto é, a admitir que tais práticas fossem úteis
para a salvação do Império, foi exilado em Cúrubis
(atual Korba, Tunísia). Nesse período, prepara textos que animem sua comunidade
a perseverar na fé, a não desfalecer diante do martírio.
Em agosto do ano seguinte (258), Valeriano emite um novo
decreto, desta vez determinando a proibição do uso dos edifícios de culto – que
poderiam ser confiscados –, o confisco dos bens de leigos ilustres,
particularmente do senado e da corte, e seu exílio – com sua subsequente
execução, se insistissem em professar a fé cristã – e a execução de todos os
bispos, presbíteros e diáconos. Informado da decisão imperial, Cipriano esconde-se
novamente. Desta vez, porém, ele o faz de modo a ser encontrado, pois pretendia
que o procônsul o julgasse em Cartago, sua cidade, e não em outro lugar.
Em 14 de setembro daquele ano, tendo sido processado,
Cipriano, decapitado no campo de certo Sexto, recebe a graça do martírio,
tornando-se o primeiro bispo africano mártir.
Cipriano, é, cronologicamente, o segundo grande nome do
cristianismo africano, e um dos maiores Pais da Igreja nos três primeiros
séculos. Até Agostinho, foi ele a maior autoridade na Igreja latina.
As suas obras eram muitíssimo estimadas e consideradas quase
como canônicas; assim se compreende o elevado número de manuscritos que no-las transmitiram.
A maioria das suas obras foi escrita para atender a questões
de toda espécie que surgiam uma após outra. É, com efeito, o caráter
eminentemente prático dos escritos de Cipriano que o torna muito precioso e
acessível, muito necessária aos nossos dias.
II.
Obras de Cipriano
Suas obras e cartas miravam questões pontuais práticas.
Estas são as obras que conhecemos pelas citações dos outros Pais da Igreja.
– O epistolário de Cipriano.
Contém 81 cartas autênticas. Nem todas, porém, são propriamente
suas: de algumas, de remetentes vários, ele é destinatário; de outras, como epístolas
sinodais, ele é redator. Como suas obras, as cartas dizem respeito a questões
práticas com as quais teve de lidar ao longo de seus cerca de dez anos de
episcopado.
–
Ad Donatum (A Donato):
É a primeira das obras cipriânicas. Composta depois de seu batismo
(ca.
246), Cipriano a endereça e dedica a
seu amigo Donato, a quem conta de sua conversão, do abandono de um mundo em
decadência, das transformações da graça batismal e da paz e da felicidade a que
chegou pela fé. De estilo prolixo, é a obra que mais demonstra sua formação
clássica.
–
De habitu virginarum (A conduta das
consagradas):
Talvez anterior a seu episcopado (248-249), o texto é uma
exortação às consagradas a estarem atentas à vaidade e aos vícios pagãos: uma
verdadeira vida ascética manifesta-se no portar-se e no que se porta. A obra é
indubitavelmente inspirada no De cultu feminarum de Tertuliano.
–
De lapsis (Os lapsos):
Durante a perseguição de Décio, em 250-251, muitos cristãos negaram
a própria fé, ofereceram ou o sacrifício ou o incenso aos deuses, enquanto outros,
sem de fato terem oferecido um ou outro, obtiveram ilicitamente um atestado de tê-lo
feito. Pelo fato de terem decaído na fé, embora em graus distintos, estes não
devem ser readmitidos na comunidade sem a devida penitência. Cipriano admoesta
a não dar aos lapsos bilhetes de perdão indistintamente, pois a administração
da disciplina eclesiástica cabe ao bispo somente. Composta em 251, a obra
motiva e reflete as deliberações do Concílio de Cartago daquele ano.
–
De ecclesiae catholicae unitate (A
unidade da Igreja católica):
Composta também em 251, imediatamente
depois do De
lapsis, provavelmente seja a obra
cipriânica de maior influência, reprodução e discussão ao longo dos tempos.
Cipriano exorta os fiéis a não abandonarem o único rebanho de Cristo para
seguir aqueles que deste se separaram, criando comunidades próprias,
iludindo-se e iludindo seus seguidores. É neste único rebanho, a Igreja, que
está a vida do Espírito; e sua unidade, fundada no Cristo, expressa-se na
comunhão dos e com os apóstolos. Os bispos são os zeladores dessa unidade. Esse
é o primeiro tratado – mesmo se não no senso contemporâneo do termo – de
eclesiologia da história da Igreja.
–
De dominica oratione (A oração do
Senhor):
Inspirada no De oratione de Tertuliano, superando este último ao desenvolver com mais
profundidade a matéria, a obra, datada no período entre o final de 251 e o
início de 252, é um comentário ao Pai-Nosso, considerado síntese da fé cristã,
com indicação de quando orar e dos requisitos necessários para, na unidade dos
fiéis batizados, orar bem.
–
Ad Demetrianum (A Demetriano):
Texto apologético, normalmente datado de 252 (no início de
uma epidemia). Demetriano deve ter sido um personagem de relevo entre os pagãos,
cuja voz difunde, acusando os cristãos de serem responsáveis pelas calamidades do
Império. Ele considera tais calamidades como punição dos deuses pelo fato de os
cristãos os terem abandonado. Para Cipriano, os pecados dos pagãos, sua
idolatria e as perseguições que instauraram contra os cristãos é que são causa
dos males que padecem. O que há de salvá-los não será o retorno dos cristãos
aos deuses pagãos, mas a conversão dos pagãos ao único e verdadeiro Deus,
cultuado na única verdadeira religião.
–
De mortalitate (A mortalidade):
Em 252, uma peste deixava mortos em quase todos os lares,
pagãos e cristãos; morte era comum a ambos, e o que distinguia um de outro era
o modo como era afrontada. Cipriano convida os cristãos a não temê-la, porque é
partida para o encontro com o Cristo que chama a entrar na imortalidade e na
felicidade eterna. Mesmo que a obra não seja de grandes proporções, é o
primeiro tratado – embora não no senso técnico contemporâneo do termo – na
história do cristianismo a propor uma teologia da morte.
–
De opere et eleemosynis (As boas obras e
a esmola):
A peste surgida em 252 levou muitos à pobreza ou a
distanciar-se dos doentes. Por isso, no mesmo ano em que publicou a obra
precedente – ou pouco depois, talvez 253 –, Cipriano viu a necessidade de mover
seus fiéis, particularmente os mais abastados, a fazer o bem. A salvação recebida
deve desdobrar-se em caridade constante; e essa caridade não é feita tanto a um
nosso par, mas ao próprio Deus. Por isso a assistência aos necessitados não é insignificante
para a salvação.
–
De bono patientiae (O bem da
paciência):
Inspirada no De patientia de Tertuliano, essa obra pode ter sido posta por escrita ca. 256, durante a polêmica com Estêvão de Roma sobre o batismo.
É um convite a imitar a paciência – que não se confunde com indiferença – de
Deus, do Cristo e dos patriarcas.
–
De zelo et livore (O ciúme e a
inveja):
251-252 ou 256-257. Enquanto o paciente imita Deus, o
ciumento e invejoso imita o próprio diabo. O ciúme e a inveja são males
perigosos, levam a outros vícios e pecados, e, com esses, ameaçam a unidade e a
paz da Igreja mediante desobediências, cismas, heresias.
– Ad
Fortunatum (A Fortunato):
Exortação a perseverar na fidelidade ao Cristo até o extremo,
isto é, a abraçar o martírio – o que é evidente pelo acréscimo de alguns manuscritos
ao título: de exhortatione
martyrii –, a obra, dedicada ao bispo
Fortunato, constitui-se de uma seleção de passagens (florilégio) bíblicas sobre
idolatria, perseguição, perseverança e a sorte dos mártires.
III. Martírio de Cipriano
No dia décimo oitavo das calendas de outubro pela manhã, grande multidão
se reuniu no campo de Sexto, conforme a determinação do procônsul Galério
Máximo. Este, presidindo no átrio Saucíolo, no mesmo dia ordenou que lhe
trouxessem Cipriano. Chegado este, o procônsul interrogou-o: "És tu Táscio
Cipriano?" O bispo Cipriano respondeu: "Sou".
O procônsul Galério Máximo: "Tu te apresentastes aos homens como
papa do sacrílego intento?" Respondeu o bispo Cipriano: "Sim".
O procônsul Galério Máximo disse: "Os augustíssimos imperadores te
ordenaram que te sujeites às cerimônias". Cipriano respondeu: "Não
faço".
Galério Máximo disse: "Pensa bem!" O bispo Cipriano respondeu:
"Cumpre o que te foi mandado; em causa tão justa, não há que
discutir".
São Cipriano, detalhe de um mosaico do século VI que representa a
procissão dos mártires, na Basílica de Santo Apolinário Novo, Ravena
Galério Máximo deliberou com o seu conselho e, com muita dificuldade,
pronunciou a sentença, com esta palavras: "Viveste por muito tempo nesta
sacrílega idéia e agregaste muitos homens nesta ímpia conspiração. Tu te
fizeste inimigo dos deuses romanos e das sacras religiões, e nem os piedosos e
sagrados augustos príncipes Valeriano e Galieno, nem Valeriano, o nobilíssimo
César, puderam te reconduzir à prática de seus ritos religiosos. Por esta
razão, por seres acusado de autor e guia de crimes execráveis, tu te tornarás
uma advertência para aqueles que agregaste a ti em teu crime: com teu sangue
ficará salva a disciplina". Dito isto, leu a sentença: "Apraz que
Tarcísio Cipriano seja degolado à espada". O bispo Cipriano respondeu:
"Graças a Deus!"
Após a sentença, o grupo dos irmãos dizia: "Sejamos também nós
degolados com ele". Por isto houve tumulto entre os irmãos e grande
multidão o acompanhou. E assim Cipriano foi conduzido ao campo de Sexto. Ali
tirou o manto e o capuz, dobrou os joelhos e prostrou-se em oração ao Senhor.
Retirou depois a dalmática, entregando-a aos diáconos e ficou de alva de linho
e aguardou o carrasco, a quem, quando chegou, mandou que os seus lhe dessem
vinte e cinco moedas de ouro. Os irmãos estenderam diante de Cipriano pano de
linho e toalha. O bem-aventurado quis vendar os olhos com as próprias mãos. Não
conseguindo amarrar as pontas, o presbítero Juliano e o subdiácono Juliano o
fizeram.
Desde modo morreu o bem-aventurado Cipriano. Seu corpo, por causa da
curiosidade dos pagãos, foi colocado ali perto, de onde, à noite, foi retirado
e, com círios e tochas, hinos e em grande triunfo, levado ao cemitério de
Macróbio Candiano, administrador, existente na via Mapaliense, junto das
piscinas. Poucos dias depois, morreu o procônsul Galério Máximo.
Mártir santíssimo Cipriano foi morto, no dia décimo oitavo das calendas
de outubro, sob Valeriano e Galieno imperadores, reinando, porém, nosso Senhor
Jesus Cristo, a quem a honra e a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

1.
O que você destaca no texto?
2. Como ele serve para sua
espiritualidade?
[1] Texto baseado
na introdução escrita pelas Monjas
Beneditinas da Abadia de N. S. das Graças - Belo Horizonte, MG na Obra sobre
São Cipriano, Coleção Patrística da Editora Paulus.
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