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Estudo sobre os Pais da Igreja: Vida e Obra
Cipriano de Cartago (210-258)
Biografia
I. A Vida de Cipriano
Táscio Cecílio Cipriano nasceu de uma família pagã, abastada e com
membros no governo municipal, provavelmente em Cartago (nas proximidades da
atual Túnis, Tunísia), capital da África Proconsular, entre os anos 200 e
210.
Era um honestior (nobre), talvez pertencente, como mínimo, à ordem dos
equites
(cavaleiros).
Embora seus escritos, sobremaneira as cartas, e as Atas de seu martírio
sejam rica e confiável fonte de informações sobre sua vida a partir do
episcopado, notícias anteriores a sua conversão são escassas.
Sabe-se que foi educado em Cartago. Teve sólida formação em latim,
grego, direito, retórica. De fato, era mestre de oratória quando, por
intermédio do presbítero Ceciliano, chegou à fé cristã. Seu batismo data,
provavelmente, de 246, já que no opúsculo Ad Donatum, espécie de autobiografia
normalmente datada também de 246, em que Cipriano narra a mudança que o batismo
acarretara na sua vida, diz que sua conversão é recente.
Convertido, doa parte de suas propriedades para os pobres e parte põe à disposição da Igreja. Entre 248/249, é ordenado presbítero e, logo após, torna-se bispo da sua cidade natal. O consenso popular, que pedira sua ordenação, pode ter visto nele um patronus, considerando-se sua posição social precedente, seu possível raio de influência e sua generosa doação de bens. Sua ordenação episcopal, porém, não foi consensualmente aceita entre o clero cartaginês. Com efeito, cinco presbíteros locais – ou por considerá-lo neófito ou por serem possíveis ambiciosos da posição que Cipriano estava por assumir – se opuseram, sem sucesso, a sua eleição para a Sé de Cartago.
Convertido, doa parte de suas propriedades para os pobres e parte põe à disposição da Igreja. Entre 248/249, é ordenado presbítero e, logo após, torna-se bispo da sua cidade natal. O consenso popular, que pedira sua ordenação, pode ter visto nele um patronus, considerando-se sua posição social precedente, seu possível raio de influência e sua generosa doação de bens. Sua ordenação episcopal, porém, não foi consensualmente aceita entre o clero cartaginês. Com efeito, cinco presbíteros locais – ou por considerá-lo neófito ou por serem possíveis ambiciosos da posição que Cipriano estava por assumir – se opuseram, sem sucesso, a sua eleição para a Sé de Cartago.
A Sé metropolitana de Cartago tinha grande importância. Seu bispo
exercia certo primado sobre o episcopado e toda a África latina. A cidade, um
dos principais centros do Império Romano e um dos maiores portos do
Mediterrâneo, não perdia em nada para as outras duas metrópoles do Império,
Roma e Alexandria.
Uma vez bispo, Cipriano se viu a braços com dificuldades e problemas
que, sucedendo-se quase ininterruptamente, encheram o seu pontificado. Por
ocasião da perseguição de Décio (250), quando foram confiscados os bens que
tinha posto a serviço da Igreja, Cipriano achou preferível retirar-se de sua
sede antes mesmo que o Edito fosse publicado, o que não foi unanimemente bem
aceito. Com efeito, quando a Igreja de Roma noticiava o martírio de Bispo
Fabiano, aí já se sabia, e se admirava, que Cipriano estivesse ausente de sua
sede.
Sentindo-se obrigado a dar razão de sua atitude, ele diz que o fizera –
sem negligenciar as tarefas de seu posto, mantendo contato frequente com seu
povo e seu clero – tendo em vista o bem da sua Igreja, para não aumentar, com a
presença de sua personalidade eminente, a violência do conflito.
Quanto à cura das almas sob sua responsabilidade, de fato, a correspondência
desse período – bem como uma doação de bens para suprir as necessidades dos
perseguidos – evidencia o zelo do pastor para com seu rebanho e seu empenho em
manter a ordem e administrar a disciplina de sua comunidade.
A questão disciplinar ocupa não pouco espaço em seu epistolário,
particularmente porque, durante a ausência de Cipriano, os presbíteros que se
haviam oposto a sua eleição puseram-se a afirmar que ele fugira covardemente, a
tomar decisões contrárias às do bispo e a nutrir divisões internas. Cipriano
teria voltado a sua sede assim que cessaram as perseguições, mas as referidas
divisões impediram que retornasse logo. Seu retorno só foi possível depois da
Páscoa de 251.
O fim da perseguição, naquela primavera, porém, não tornou a
administração de Cipriano mais fácil, pois deveria voltar a afrontar a questão
disciplinar – que surgira um ano antes e dividia sua comunidade – da readmissão
dos lapsi, daqueles que, durante a perseguição, tinham apostatado.
Cipriano, sem se situar nos extremos do negar a readmissão e o
concedê-la sem mais, propõe medidas ponderadas que servirão de base para
concílios posteriores e para a normativa da readmissão de apóstatas.
No ano seguinte, 252, e até 254, uma peste assola o Império e deixa sua
região em estado de calamidade material e moral. O flagelo da peste fez as
divisões caírem no olvido e dispôs o bispo de Cartago a prestar todo auxílio
possível à população cristã e a empenhar-se também em favor dos pagãos da
metrópole, da qual ele se torna a alma, com um verdadeiro sistema de
beneficência.
Contudo, quando o imperador Treboniano Galo (251-253), sem ocasionar
propriamente uma perseguição, emanou um edito determinando que a população
fizesse sacrifícios, provavelmente ao deus Apolo, de quem esperava socorro para
a situação, houve quem quisesse que Cipriano fosse jogado aos leões.
O bispo, todavia, não deixa de fazer o bem e exortar seus fiéis a que
também o façam. A peste sendo contornada, pelo final de 254 – e até seu
martírio –, Cipriano enfrenta a polêmica, em oposição a Estêvão de Roma
(254-256), sobre o batismo administrado por hereges e cismáticos.
As divisões ocasionadas pela questão em torno à readmissão ou não dos
lapsos, após a perseguição de Décio, deixaram grupos cismáticos como
consequência. Nesses grupos havia bispos e presbíteros.
Cipriano e seus coepíscopos, nos passos de seus predecessores, insistiam
que o batismo administrado por aqueles que se separaram da Igreja não é válido;
e quem vem à Igreja de um grupo dissidente deve ser batizado mesmo que tivesse
sido batizado pelos cismáticos.
Não se trata de rebatismo, afirmam os africanos, mas de batismo
verdadeiro e próprio, já que entre hereges não há verdadeiro sacramento.
Estêvão, em linha com uma tradição distinta, opõe-se fortemente a essa prática,
considerando-a uma inovação. A polêmica tornava-se mais áspera a cada troca de
cartas entre os principais envolvidos.
Embora não pouco se conjecturar a respeito, não sabemos que fim teria
tido a controvérsia entre ambos, já que foi interrompida por outra perseguição,
a do imperador Valeriano (253-260), iniciada em agosto de 257.
Diversamente da perseguição de Décio, que visava indivíduos, Valeriano,
temendo a cristianização do império, golpeou diretamente a instituição:
deixando de lado os leigos, bispos e presbíteros seriam exilados, vigiados e
proibidos de presidir qualquer cerimônia; quem desobedecesse seria executado.
No dia 30 daquele mesmo mês, isto é, agosto de 257, Cipriano, tendo-se
recusado a “reconhecer as práticas romanas” (romanas caerimonias recognoscere),
isto é, a admitir que tais práticas fossem úteis para a salvação do Império,
foi exilado em Cúrubis (atual Korba, Tunísia). Nesse período, prepara textos
que animem sua comunidade a perseverar na fé, a não desfalecer diante do martírio.
Em agosto do ano seguinte (258), Valeriano emite um novo decreto, desta
vez determinando a proibição do uso dos edifícios de culto – que poderiam ser
confiscados –, o confisco dos bens de leigos ilustres, particularmente do
senado e da corte, e seu exílio – com sua subsequente execução, se insistissem
em professar a fé cristã – e a execução de todos os bispos, presbíteros e
diáconos. Informado da decisão imperial, Cipriano esconde-se novamente. Desta
vez, porém, ele o faz de modo a ser encontrado, pois pretendia que o procônsul
o julgasse em Cartago, sua cidade, e não em outro lugar.
Em 14 de setembro daquele ano, tendo sido processado, Cipriano,
decapitado no campo de certo Sexto, recebe a graça do martírio, tornando-se o
primeiro bispo africano mártir.
Cipriano, é, cronologicamente, o segundo grande nome do cristianismo
africano, e um dos maiores Pais da Igreja nos três primeiros séculos. Até
Agostinho, foi ele a maior autoridade na Igreja latina.
As suas obras eram muitíssimo estimadas e consideradas quase como
canônicas; assim se compreende o elevado número de manuscritos que no-las
transmitiram.
A maioria das suas obras foi escrita para atender a questões de toda
espécie que surgiam uma após outra. É, com efeito, o caráter eminentemente
prático dos escritos de Cipriano que o torna muito precioso e acessível, muito
necessária aos nossos dias.
II. Obras de Cipriano
Suas obras e cartas miravam questões pontuais práticas. Estas são as
obras que conhecemos pelas citações dos outros Pais da Igreja.
– O epistolário de Cipriano.
Contém 81 cartas autênticas. Nem todas, porém, são propriamente suas: de
algumas, de remetentes vários, ele é destinatário; de outras, como epístolas
sinodais, ele é redator. Como suas obras, as cartas dizem respeito a questões
práticas com as quais teve de lidar ao longo de seus cerca de dez anos de
episcopado.
– Ad Donatum (A Donato):
É a primeira das obras cipriânicas. Composta depois de seu batismo (ca.
246), Cipriano a endereça e dedica a seu amigo Donato, a quem conta de sua
conversão, do abandono de um mundo em decadência, das transformações da graça
batismal e da paz e da felicidade a que chegou pela fé. De estilo prolixo, é a
obra que mais demonstra sua formação clássica.
– De habitu virginarum (A conduta das consagradas):
Talvez anterior a seu episcopado (248-249), o texto é uma exortação às
consagradas a estarem atentas à vaidade e aos vícios pagãos: uma verdadeira
vida ascética manifesta-se no portar-se e no que se porta. A obra é
indubitavelmente inspirada no De cultu feminarum de Tertuliano.
– De lapsis (Os lapsos):
Durante a perseguição de Décio, em 250-251, muitos cristãos negaram a
própria fé, ofereceram ou o sacrifício ou o incenso aos deuses, enquanto
outros, sem de fato terem oferecido um ou outro, obtiveram ilicitamente um
atestado de tê-lo feito. Pelo fato de terem decaído na fé, embora em graus
distintos, estes não devem ser readmitidos na comunidade sem a devida
penitência. Cipriano admoesta a não dar aos lapsos bilhetes de perdão
indistintamente, pois a administração da disciplina eclesiástica cabe ao bispo
somente. Composta em 251, a obra motiva e reflete as deliberações do Concílio
de Cartago daquele ano.
– De ecclesiae catholicae unitate (A unidade da Igreja católica):
Composta também em 251, imediatamente depois do De lapsis, provavelmente
seja a obra cipriânica de maior influência, reprodução e discussão ao longo dos
tempos. Cipriano exorta os fiéis a não abandonarem o único rebanho de Cristo
para seguir aqueles que deste se separaram, criando comunidades próprias,
iludindo-se e iludindo seus seguidores. É neste único rebanho, a Igreja, que
está a vida do Espírito; e sua unidade, fundada no Cristo, expressa-se na
comunhão dos e com os apóstolos. Os bispos são os zeladores dessa unidade. Esse
é o primeiro tratado – mesmo se não no senso contemporâneo do termo – de
eclesiologia da história da Igreja.
– De dominica oratione (A oração do Senhor):
Inspirada no De oratione de Tertuliano, superando este último ao
desenvolver com mais profundidade a matéria, a obra, datada no período entre o
final de 251 e o início de 252, é um comentário ao Pai-Nosso, considerado
síntese da fé cristã, com indicação de quando orar e dos requisitos necessários
para, na unidade dos fiéis batizados, orar bem.
– Ad Demetrianum (A Demetriano):
Texto apologético, normalmente datado de 252 (no início de uma
epidemia). Demetriano deve ter sido um personagem de relevo entre os pagãos,
cuja voz difunde, acusando os cristãos de serem responsáveis pelas calamidades
do Império. Ele considera tais calamidades como punição dos deuses pelo fato de
os cristãos os terem abandonado. Para Cipriano, os pecados dos pagãos, sua
idolatria e as perseguições que instauraram contra os cristãos é que são causa
dos males que padecem. O que há de salvá-los não será o retorno dos cristãos
aos deuses pagãos, mas a conversão dos pagãos ao único e verdadeiro Deus,
cultuado na única verdadeira religião.
– De mortalitate (A mortalidade):
Em 252, uma peste deixava mortos em quase todos os lares, pagãos e
cristãos; morte era comum a ambos, e o que distinguia um de outro era o modo
como era afrontada. Cipriano convida os cristãos a não temê-la, porque é
partida para o encontro com o Cristo que chama a entrar na imortalidade e na
felicidade eterna. Mesmo que a obra não seja de grandes proporções, é o
primeiro tratado – embora não no senso técnico contemporâneo do termo – na
história do cristianismo a propor uma teologia da morte.
– De opere et eleemosynis (As boas obras e a esmola):
A peste surgida em 252 levou muitos à pobreza ou a distanciar-se dos
doentes. Por isso, no mesmo ano em que publicou a obra precedente – ou pouco
depois, talvez 253 –, Cipriano viu a necessidade de mover seus fiéis,
particularmente os mais abastados, a fazer o bem. A salvação recebida deve
desdobrar-se em caridade constante; e essa caridade não é feita tanto a um
nosso par, mas ao próprio Deus. Por isso a assistência aos necessitados não é
insignificante para a salvação.
– De bono patientiae (O bem da paciência):
Inspirada no De patientia de Tertuliano, essa obra pode ter sido posta
por escrita ca. 256, durante a polêmica com Estêvão de Roma sobre o batismo. É
um convite a imitar a paciência – que não se confunde com indiferença – de
Deus, do Cristo e dos patriarcas.
– De zelo et livore (O ciúme e a inveja):
251-252 ou 256-257. Enquanto o paciente imita Deus, o ciumento e
invejoso imita o próprio diabo. O ciúme e a inveja são males perigosos, levam a
outros vícios e pecados, e, com esses, ameaçam a unidade e a paz da Igreja
mediante desobediências, cismas, heresias.
– Ad Fortunatum (A Fortunato):
Exortação a perseverar na fidelidade ao Cristo até o extremo, isto é, a
abraçar o martírio – o que é evidente pelo acréscimo de alguns manuscritos ao
título: de exhortatione martyrii –, a obra, dedicada ao bispo Fortunato,
constitui-se de uma seleção de passagens (florilégio) bíblicas sobre idolatria,
perseguição, perseverança e a sorte dos mártires.
III. Martírio de Cipriano
No dia décimo oitavo das calendas de outubro pela manhã, grande multidão
se reuniu no campo de Sexto, conforme a determinação do procônsul Galério
Máximo. Este, presidindo no átrio Saucíolo, no mesmo dia ordenou que lhe
trouxessem Cipriano. Chegado este, o procônsul interrogou-o: "És tu Táscio
Cipriano?" O bispo Cipriano respondeu: "Sou".
O procônsul Galério Máximo: "Tu te apresentastes aos homens como
papa do sacrílego intento?" Respondeu o bispo Cipriano: "Sim".
O procônsul Galério Máximo disse: "Os augustíssimos imperadores te
ordenaram que te sujeites às cerimônias". Cipriano respondeu: "Não
faço".
Galério Máximo disse: "Pensa bem!" O bispo Cipriano respondeu:
"Cumpre o que te foi mandado; em causa tão justa, não há que
discutir".
São Cipriano, detalhe de um mosaico do século VI que representa a
procissão dos mártires, na Basílica de Santo Apolinário Novo, Ravena
Galério Máximo deliberou com o seu conselho e, com muita dificuldade,
pronunciou a sentença, com esta palavras: "Viveste por muito tempo nesta sacrílega
idéia e agregaste muitos homens nesta ímpia conspiração. Tu te fizeste inimigo
dos deuses romanos e das sacras religiões, e nem os piedosos e sagrados
augustos príncipes Valeriano e Galieno, nem Valeriano, o nobilíssimo César,
puderam te reconduzir à prática de seus ritos religiosos. Por esta razão, por
seres acusado de autor e guia de crimes execráveis, tu te tornarás uma
advertência para aqueles que agregaste a ti em teu crime: com teu sangue ficará
salva a disciplina". Dito isto, leu a sentença: "Apraz que Tarcísio
Cipriano seja degolado à espada". O bispo Cipriano respondeu: "Graças
a Deus!"
Após a sentença, o grupo dos irmãos dizia: "Sejamos também nós
degolados com ele". Por isto houve tumulto entre os irmãos e grande
multidão o acompanhou. E assim Cipriano foi conduzido ao campo de Sexto. Ali
tirou o manto e o capuz, dobrou os joelhos e prostrou-se em oração ao Senhor.
Retirou depois a dalmática, entregando-a aos diáconos e ficou de alva de linho
e aguardou o carrasco, a quem, quando chegou, mandou que os seus lhe dessem
vinte e cinco moedas de ouro. Os irmãos estenderam diante de Cipriano pano de
linho e toalha. O bem-aventurado quis vendar os olhos com as próprias mãos. Não
conseguindo amarrar as pontas, o presbítero Juliano e o subdiácono Juliano o
fizeram.
Desde modo morreu o bem-aventurado Cipriano. Seu corpo, por causa da
curiosidade dos pagãos, foi colocado ali perto, de onde, à noite, foi retirado
e, com círios e tochas, hinos e em grande triunfo, levado ao cemitério de
Macróbio Candiano, administrador, existente na via Mapaliense, junto das
piscinas. Poucos dias depois, morreu o procônsul Galério Máximo.
Mártir santíssimo Cipriano foi morto, no dia décimo oitavo das calendas
de outubro, sob Valeriano e Galieno imperadores, reinando, porém, nosso Senhor
Jesus Cristo, a quem a honra e a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
1. O que você destaca no texto?
2. Como ele serve para sua espiritualidade?
Estudo da OESI sobre o texto que apresentamos acima.
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