Hilário de Poitiers (315-368)
O
Tratado da Santíssima Trindade
Livro Décimo (Capítulos 56- 71)
28 de outubro de 2023
O livro X apresenta uma interpretação original do problema do
sofrimento de Cristo e da morte de Jesus por nós. São 71 capítulos.
Capítulo 56.
1. Com
lágrimas igualmente verdadeiras, também chorou por Lázaro (cf. Jo 11,35). Pergunto
então, em primeiro lugar, o que havia para se chorar em Lázaro? Não, certamente,
a morte, que não foi para a morte, e sim, para a glória de Deus. O Senhor dissera:
Esta
enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho de
Deus seja glorificado por ele (Jo
11,4).
2. Portanto,
a morte, que tinha por causa a glorificação de Deus, não trazia a tristeza das
lágrimas. Mas nem ao menos havia a necessidade de chorar pelo fato de não estar
presente enquanto Lázaro morria,
pois
ele mesmo disse claramente: Lázaro
morreu. Por vossa causa alegro-me de não ter estado lá para que creiais (Jo 11,14-15).
3. Sua
ausência, por conseguinte, não foi motivo para as lágrimas, já que era
vantajosa para a fé dos Apóstolos, porque prenunciara, com a certeza do divino
conhecimento, a morte do doente. Por conseguinte, não há nenhuma necessidade de
chorar, e, no entanto, chorou.
4. Indago,
pois: a que se deve atribuir este choro? A Deus, à alma ou ao corpo? O corpo,
só por si, não produz lágrimas, pois estas são causadas pela tristeza da alma.
É muito menos provável que Deus tenha chorado, pois Ele iria ser glorificado em
Lázaro. Não faz sentido que tenha sido a alma a chamar Lázaro do sepulcro, e
que, pelo poder da alma unida ao corpo, tenha chamado novamente ao corpo morto
a alma já separada dele.
5. Sofre
Aquele que será glorificado? Chora Aquele que vai dar a vida? Não pertence ao
que vai dar a vida o pranto, nem ao que será glorificado, o sofrimento. No
entanto, Aquele que chorou e sofreu dá a vida.
Capítulo 57.
6. Não
porque sejamos obrigados pela ignorância do que foi dito, ou porque não tenhamos
muito que dizer, mas para que uma explicação rápida ajude na clareza da exposição,
falamos pouco de muitas coisas.
7. O
Senhor age e realiza coisas que não conhecemos, o que não se ignora e se pode
ignorar, já que, por um lado as coisas são reais e, por outro, há um mistério
em seu poder. Ensinaremos isso claramente com base no que diz: Por isso o Pai me ama, porque Eu
entrego minha alma para recebê-la de novo. Ninguém a tira de mim, mas eu a entrego
por mim mesmo. Tenho o poder de entregá-la e tenho o poder de recebê-la de
novo; este preceito eu o recebi do Pai (Jo 10,17-18).
8. Entrega
por si mesmo a alma, e eu indago: quem entrega? Não duvidamos ser Cristo o Deus
Verbo; nem também ignoramos que o Filho do Homem foi constituído de alma e
corpo, pois o Anjo o confirmou a José ao dizer: Levanta-te, toma o menino e sua mãe,
e volta para a terra de Israel; aqueles que procuravam tirar a alma do menino
já estão mortos (Mt
2,20).
9. De
quem é esta alma, pergunto, do corpo ou de Deus? Se do corpo, que poder tem o
corpo, que é animado pelo movimento da alma para a vida? Pergunto em seguida se
o corpo pode receber uma ordem, já que, sem a alma, está embotado e morto? Se,
porém, alguém julgar que é o Deus Verbo que entrega sua alma, para retomá-la de
novo, mostre que o Deus Verbo morreu, isto é, que permaneceu sem sentidos nem
vida, como um corpo morto, que de novo retomou sua alma para viver, para ser de
novo vivificado por ela.
Capítulo 58.
10. Nenhuma
pessoa que tenha o uso da razão irá atribuir a Deus uma alma, embora com frequência
se tenha escrito que a alma de Deus odiava os sábados e as luas novas e, ainda,
que se comprazia em algo (cf. Is 1,13-14; 42,1). Mas é costume falar deste
modo, como também se fala de mãos, olhos, dedos, braço, coração, como se Deus
tivesse corpo.
11. Como
disse o Senhor, o Espírito não tem carne nem ossos (cf. Lc 24,39), já que Aquele
que é não muda (cf. Ml 3,6) e não podemos atribuir-lhe membros e partes do corpo
para conferir a sua solidez, mas a simples e bem-aventurada natureza permanece como
um todo.
12. Deus
não é movido para a vida por uma alma interior a Ele, à maneira dos seres
corpóreos. Ele mesmo vive sendo para si mesmo sua própria vida.
Capítulo 59.
13. Como
entrega sua alma, e, uma vez entregue, a reassume? Ou qual o motivo desta ordem?
Deus não entrega a alma à morte nem a reassume para a vida. O corpo também não
recebe a ordem de reassumi-la, pois não a reassume por si mesmo, visto que foi
dito a respeito do templo de seu corpo: Destruí este templo e em três dias eu o reerguerei (Jo 2,19).
14. É
Deus que ressuscita o templo de seu corpo. E quem entrega a alma para
retomá-la? O corpo, por si mesmo, não a retoma, mas é ressuscitado por Deus. É
ressuscitado o que está morto e não entrega a alma o que vive. Logo, Deus não
morreu nem foi sepultado, no entanto disse: Derramando o perfume em meu
corpo, ela o preparou para ser sepultado (Mt 26,12).
15. Foi
derramado em seu corpo o perfume, para ser sepultado, e não é a mesma coisa ser (ele mesmo) e ser seu (possuir algo), como não é a mesma coisa
ser ungido para ser sepultado, e ter seu corpo ungido, e não é a mesma coisa
dizer que o corpo é dele e dizer que Ele foi sepultado.
Capítulo 60.
16. A
compreensão deste mistério divino consiste em não ignorar ser Deus Aquele que não
se pode desconhecer como Homem e não desconhecer como Homem aquele que não se
pode ignorar como Deus, não dividir Jesus Cristo, porque o Verbo se fez carne, não
julgar sepultado Aquele que sabes ter ressuscitado, não duvidar que tenha ressuscitado
Aquele que não ousas negar ter sido sepultado.
17. Pois
Jesus Cristo foi sepultado, porque morreu. E morreu Aquele que, quando ia
morrer, disse: Meu
Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Mc 15,34). Disse isto o mesmo que
também iria dizer: Em
verdade eu te digo, que hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23,43). E o que prometia o paraíso
também exclamou em alta voz: Pai,
em tuas mãos entrego meu Espírito. E isto dizendo, expirou (Lc 23,46).
Capítulo 61.
18. A
vós, agora, que dividis em três partes o Cristo: o Verbo, a alma e o corpo, ou reduzis
o Cristo, Deus Verbo, a um homem comum, dizemos: Revelai-nos o grande mistério da piedade,
que se manifestou na carne (1Tm
3,16). Que Espírito Cristo entregou, quem recomendou às mãos do Pai o seu
Espírito, quem esteve no mesmo dia no paraíso e quem se queixou de ter sido
abandonado pelo Pai?
19. Pois
a queixa de ser abandonado é fraqueza do que morre, mas a promessa do paraíso
significa o reinado do Deus vivo. Recomendar o Espírito significa a confiança
do que recomenda. Entregar o Espírito significa a morte do que estava morrendo.
Pergunto então: quem morre? Certamente o que entrega o Espírito. Quem entrega o
Espírito? Certamente aquele que recomendou ao Pai seu Espírito. E se é o mesmo
o que recomendou seu Espírito e o que, ao entregá-lo, morreu, indago se o corpo
recomenda a alma, ou se Deus recomenda a alma do corpo?
20. Pois,
como se sabe, frequentemente espírito
significa
o mesmo que alma. Isto se vê neste mesmo caso, porque
Jesus, ao morrer, entregou o Espírito. Se, portanto, alguém julga que a alma
foi recomendada pelo corpo, a que vive pelo que iria se dissolver, a eterna
pelo corruptível, a que permanece pelo que deveria ser ressuscitado (pois não
há dúvida de que quem recomendou o Espírito ao Pai seja o mesmo que iria estar
no mesmo dia no paraíso com o ladrão), pergunto se o que foi colocado no sepulcro
permaneceu no paraíso ou, então, permanecendo no paraíso, se queixou de ser abandonado
por Deus.
Capítulo 62.
21. Um
só e o mesmo é o Senhor Jesus Cristo, Verbo feito carne, revelando-se por todas
estas coisas. Aquele que diz ser abandonado à morte é Homem, porém, sendo
Homem, reina como Deus, no paraíso. Reinando no paraíso, encomenda ao Pai seu
Espírito como Filho de Deus e, como Filho do Homem, entrega à morte o Espírito
encomendado ao Pai.
22. Por
que, então, reputamos como injúria este mistério? Vês aquele que se queixa de ter
sido entregue à morte, porque é humano; vês que, ao morrer, declara que reinará
no paraíso, porque é Deus. Por que, para favorecer a impiedade, guardamos
somente o que nos disse para que entendêssemos sua morte, e, sobre o que
afirmou para demonstrar sua imortalidade, nada dizemos?
23. Se
as palavras pertencem ao mesmo que se queixa de ser abandonado e declara
reinar, por que nossa infidelidade nos faz dividir nossa fé, de tal modo que
não possa ser o mesmo o que está morto e o que reina, quando Ele atestou de si
mesmo as duas coisas, ao recomendar o Espírito e ao entregar o Espírito? Porque
se é o mesmo o que recomenda o Espírito e o entrega, o que morre reinando e,
morto, reina, encontramos, no mistério do Filho do Homem e do Filho de Deus, o
que morre reinando e reina morrendo.
Capítulo 63.
24. Desapareça
toda irreligiosa infidelidade, incapaz de acolher o divino mistério, que não entende
que Cristo não chorou por si mesmo, mas por nós, e que, para dar testemunho da
realidade da humanidade por ele assumida, aceitou em si os sentimentos humanos,
que ignora não ter Cristo morrido para si, mas para nossa vida, a fim de
renovar, pela morte do Deus imortal, a vida dos mortais, que não compreende a
queixa do abandonado e a confiança do que reina, e compreenda que, ao reinar
como Deus e lamentar-se por morrer, morre como Homem e reina como Deus.
25. Não
é um o que morre e outro o que reina, não é um o que recomenda o Espírito e
outro o que expira, o que é sepultado não é diferente do que é ressuscitado,
assim como não é um o que desce do céu e outro o que sobe ao céu.
Capítulo 64.
26. Sobre
isto, escuta a doutrina do Apóstolo, aprendida não pelos sentidos carnais, mas pelo
dom do Espírito, quando, pedindo os gregos a sabedoria e os judeus um sinal,
assim diz: Nós,
porém, pregamos o Cristo Jesus crucificado, escândalo para os judeus, loucura
para os gentios; mas para os que são chamados, judeus e gregos, Cristo Jesus, poder
de Deus e sabedoria de Deus (1Cor
1,23-24). Acaso Cristo está dividido, de modo que seja um o Jesus Crucificado,
outro o Cristo força e sabedoria de Deus?
27. Isto
é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, para nós, porém, Cristo
Jesus é força e sabedoria de Deus, mas sabedoria não conhecida pelo mundo, nem
entendida pelos prudentes do século. E até que ponto não foi entendida, aprende
do mesmo santo Apóstolo: Ensinamos
a sabedoria de Deus, misteriosa e oculta, que Deus predestinou antes dos
séculos para a nossa glória. Nenhum dos príncipes deste mundo a conheceu, pois,
se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória (1Cor 2,7-8).
28. Acaso
o Apóstolo ignora que esta sabedoria está escondida no mistério e não pode ser conhecida
pelos príncipes deste mundo? Divide a Cristo, de forma que um seja o Senhor da
majestade, outro, o Jesus Crucificado? Mas ele contradiz esta impiíssima e
estulta opinião, dizendo: Pois
não quis saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo
Crucificado (1Cor
2,2).
Capítulo 65.
29. Coisa
diferente não sabe o Apóstolo nem julga saber; quanto a nós, de fraca inteligência
e de fé ainda mais fraca, separamos, dividimos, duplicamos o Cristo Jesus, querendo
ser os árbitros dos mistérios e menosprezando o mistério oculto. Para nós (assim
pensam), um é o Cristo Crucificado, outro, a sabedoria de Deus, um é o sepultado,
outro o que desceu do céu, um é o Filho do Homem, outro o Filho de Deus.
30. Sem
entender, ensinamos e censuramos sem saber. Sendo homens, corrigimos as palavras
de Deus e não nos dignamos crer, de acordo com o Apóstolo, que diz: Quem acusará os eleitos de Deus?
É Deus quem justifica. Quem condenará? Cristo que morreu, mais ainda, que ressuscitou,
que está à direita de Deus e intercede por nós? (Rm 8,33-34.)
31. Será
Aquele que pede por nós diferente daquele que está à direita de Deus? Ou Aquele
que está à direita de Deus não será o mesmo que ressuscitou? Ou quem
ressuscitou não é o mesmo que morreu? Ou o que morreu não é o mesmo que condena?
Ou o que condena não é o mesmo Deus que justifica? Separemos então, se for possível,
o Cristo que condena do Deus que justifica, o Cristo morto do Cristo que condena,
o Cristo assentado à direita, que intercede por nós, do Cristo morto.
32. Se
um só Cristo é realmente tudo isso e não é um o Cristo morto e outro o
sepultado, ou um o que desce aos infernos e outro o que sobe aos céus, de
acordo com a palavra do Apóstolo: Que
significa ‘subiu’ senão que ele também desceu às profundezas da terra? O que desceu
é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de plenificar todas as coisas
(Ef
4,9-10).
33. Até
que ponto levaremos a ignorância, insensata de nossa falta de fé, para podermos
afirmar que somos capazes de explicar aquilo que está escondido no mistério de
Deus? O
que desceu é o mesmo que subiu.
Ainda se poderá hesitar, dizendo que não foi Jesus Cristo o Homem ressuscitado
dos mortos, que se elevou acima de todos os céus e está à destra de Deus?
34. Acaso
se dirá que desceu aos infernos o corpo que jazia no sepulcro? Mas, se o que
desceu é o mesmo que subiu e não se acredita que o corpo tenha descido aos
infernos e também não se duvida de que, ressurgindo dos mortos, tenha subido
aos céus, que mais nos resta a não ser a fé no mistério escondido, desconhecido
pelo mundo e pelos príncipes deste mundo?
35. Pois,
sendo um e o mesmo o que desceu e o que subiu, também um só há de ser para nós
Jesus Cristo, Filho de Deus e Filho do Homem, Verbo que é Deus e Homem que é
carne, que padeceu, morreu e foi sepultado e, ressurgindo, foi recebido nos
céus e está sentado à direita de Deus, que existe em si, como um e o mesmo, em
virtude da encarnação e de sua natureza, na
forma de Deus e na forma de servo, sem nenhuma separação em si por ser
Homem, e sem nenhuma divisão por ser Deus.
Capítulo 66.
36. O
Apóstolo, ao formular a fé para que pudesse ser aceita pela nossa mentalidade imprudente
e ignorante, assim proclamou este mistério: Pois foi crucificado na
fraqueza, mas vive pelo poder de Deus (2Cor 13,4). Proclamando que o Filho do Homem é o Filho de
Deus e que, sendo Homem, pela economia da salvação, permanece Deus por natureza,
afirma que Aquele que pela fraqueza foi crucificado é o mesmo que vive pela força
de Deus. A fraqueza procede da forma de servo, mas a natureza permanece pela forma
de Deus.
37. Como
o que existia na forma de Deus assumiu a forma de servo, não pode haver dúvida
quanto ao mistério pelo qual sofreu e está vivo. No mesmo existia a fraqueza
para sofrer e o poder para a vida de Deus; assim, Aquele que sofreu e está vivo
não está dividido em si mesmo nem é outro.
Capítulo 67.
38. O
Deus Unigênito realmente sofreu o que os homens podem sofrer; mas citemos a fé e
as palavras do Apóstolo: Eu
vos transmiti em primeiro lugar o que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos
pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia,
segundo as Escrituras (1Cor
15,3-4).
39. Não
emprega simples definições, propícias ao erro, mas adverte que a morte e a
ressurreição devem ser afirmadas, não com palavras, mas com a força das
Escrituras, de tal modo que nossa compreensão da morte seja a mesma apresentada
pelas Escrituras. Sem dar lugar a pensamentos mesquinhos e falsas afirmações de
uma fé escrupulosa, acrescenta as palavras finais, mostrando que a morte e a
ressurreição devem ser professadas segundo as Escrituras, para que, agitados pelo vento das vãs
disputas ou embaraçados por ineptas argúcias em questões falazes, não
perdêssemos as forças.
40. O
Apóstolo reconduz sempre a fé ilesa a este porto de sua religião, para que se
creia e se confesse a morte e a ressurreição do Filho do Homem e Filho de Deus,
Jesus Cristo, segundo
as Escrituras.
41. Opondo-se
às calúnias, propõe a segurança da fé para que se possa resistir, já que se
deve entender, tal como foi escrito, que Jesus Cristo iria morrer e
ressuscitar. A fé não corre perigo e toda piedosa profissão de fé está guardada
no secreto mistério de Deus.
42. Cristo
nasceu da Virgem, mas, segundo
as Escrituras, foi
concebido por obra do Espírito Santo. Cristo chorou, mas segundo as Escrituras, e justamente por isto, alegrou-se.
Cristo teve fome, mas, segundo
as Escrituras,
quando não tinha alimento porque a árvore não tinha frutos, agiu como Deus.
Cristo sofreu, mas, segundo
as Escrituras, devia
sentar-se à destra do poder de Deus. Queixou-se de ser entregue à morte, mas, segundo as Escrituras, recebeu no paraíso aquele que o
confessara. Morreu, mas, segundo
as Escrituras, ressurgindo,
assentou-se como Senhor à direita do Senhor.
43. Na
fé destes mistérios está a vida; esta confissão de fé não suporta a calúnia.
Capítulo 68.
44. O
Apóstolo não deixa margem à dúvida, para que se diga: Cristo nasceu, padeceu, morreu,
ressuscitou, de que modo, por que poder, por que divisão, em que partes? Quem chora,
quem se alegra, quem se queixa, quem desce, quem sobe? Para mostrar que o valor
da fé se deve unicamente à inabalável confissão da verdadeira doutrina, diz: Mas a justiça que vem da fé
assim diz: não digas em teu coração: “Quem subirá ao céu?”, isto é, para fazer
Cristo descer. Ou: “quem descerá ao abismo?”, isto é, para ressuscitar Cristo
dentre os mortos. Mas que diz a Escritura? “Perto de ti está a palavra em tua
boca e em teu coração”, isto é, a palavra da fé que pregamos; porque se
confessares com tua boca que Jesus é o Senhor, e se creres em teu coração que
Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo (Rm 10,6-9).
45. A
fé leva à perfeição o justo, segundo o que foi dito: Abraão creu em Deus, e lhe foi
imputado como justiça (Gn
15,6; Rm 4,3). Acaso Abraão duvidou de Deus, quando lhe prometeu a herança das nações
e uma descendência tão numerosa como as estrelas e os grãos da areia?
46. A
fé verdadeira não duvidou da onipotência de Deus nem considerou a fraqueza
humana. Sem fazer caso daquilo que nele
era caduco e terreno, teve fé na divina promessa que ultrapassava em muito a
constituição do corpo; porque, de modo algum, poderia o poder de Deus ser
governado pelas leis humanas. A liberalidade demonstrada por Deus, ao realizar
suas promessas, é tão grande quanto sua benevolência ao fazê-las.
47. Nada
é mais justo do que a fé, porque, enquanto a equidade e o governo dos atos
terrenos merecem aprovação, no entanto, nada de mais justo para o Homem do que
crer na onipotência de Deus, reconhecendo seu poder infinito.
Capítulo 69.
48. Esperando
o Apóstolo que, em nós, a justiça que vem da fé tenha removido a irreligiosidade
causada pela incerta e infiel ambiguidade e proibindo que deixemos entrar no
coração a preocupação dos pensamentos inquietos, mostra-nos a autoridade da palavra
profética, dizendo: Não
digas em teu coração: “Quem subiu ao céu?” (Rm 10,6).
49. Após
citar o Profeta, continua a explicação da pergunta: Isto é, para fazer Cristo descer. A força da mente humana não alcança a
ciência das coisas celestiais, mas nem por isso a fé religiosa duvida das obras
divinas.
50. Cristo
não precisou de auxílio da força humana para que seu corpo descesse da sua sede
felicíssima, por obra de alguém que tivesse subido ao céu. Não o trouxe à terra
nenhum poder exterior.
51. Deve-se
crer que tenha vindo tal como veio, e esta é a verdadeira religião: confessar
que Cristo não foi trazido ao mundo, mas que desceu. O tempo e o modo de vir
fazem partes de seu mistério. Não se deve crer que, por ter vindo deste modo,
tenha sido trazido por outro, nem se entenda estar sujeita ao poder de alguém
que o tenha conduzido sua vinda no tempo.
52. Também
não se deve tolerar a incredulidade fundamentada em outra ambiguidade. Em
seguida vem as palavras do Profeta: Quem desceu ao abismo? (Dt 30,13). E logo acrescenta: isto é, para ressuscitar
Cristo dentre os mortos (Rm
10,7). A liberdade de poder voltar ao céu vem da liberdade de descer à terra.
Desaparece toda a dúvida e hesitação, a fé traz o conhecimento, a razão vem do
poder de Deus, o efeito do poder se mostra nas coisas, a causa está no poder de
Deus.
Capítulo 70.
53. Para
isto é necessário que a fé não vacile. Pois o Apóstolo, expondo todo o mistério
da Escritura, diz: Perto
de ti está a palavra, em tua boca e em teu coração (Rm 10,8; Dt 30,14). A palavra da fé
não deve tardar nem deve ser esperada por muito tempo. Não se deve deixar
nenhuma distância entre o coração e a boca, para impedir que a afirmação da fé
seja considerada uma ambiguidade infiel.
54. É
preciso que esteja próxima de nós, e em nós não aconteça que, por alguma
distância entre o que está no coração e na boca, nossa fé talvez não esteja no
pensamento como está na palavra. Deve-se fazer concordar a boca e o coração
para que ela se mantenha inabalável, tanto no pensamento como na palavra.
55. O
Apóstolo dá o motivo destes ditos proféticos, como de outros, acrescentando: Esta é a palavra da fé que
pregamos; porque, se confessares com tua boca que Jesus é o Senhor e se creres
em teu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo (Rm 10,8-9).
56. A
religião consiste em não duvidar, a justiça, em crer, a salvação, em confessar.
Não se perder em incertezas, não se irritar com palavras tolas, não discutir
por nenhum motivo as ações poderosas de Deus, não limitar o seu poder, nem
esquadrinhar as indizíveis causas dos mistérios, confessar o Senhor Jesus e
crer que Deus o ressuscitou dos mortos, eis a salvação.
57. Porém,
é loucura perguntar com leviandade quem é e como é Jesus, quando a salvação
consiste em crer nisto somente: que Ele é o Senhor.
58. É
igualmente um erro da futilidade humana provocar disputas sobre sua
ressurreição, já que basta, para a vida, crer ter sido ressuscitado por Deus.
59. Na
verdade, a fé está na simplicidade, na fé está a justiça, na profissão de fé
está a piedade.
60. Deus
não nos chama à vida bem-aventurada por meio de difíceis questões, nem nos
solicita com múltiplos gêneros de eloquência. Claro e fácil é para nós o
caminho da eternidade: crer que Jesus foi ressuscitado dos mortos por Deus e
confessar que Ele é o Senhor.
61. Portanto,
que nossa ignorância em relação ao que foi dito não seja usada como ocasião
para a impiedade. Pois é necessário saber que Jesus Cristo morreu, para
vivermos nele.
Capítulo 71.
62. Se,
na verdade, para que pudéssemos entender sua morte, disse: Meu Deus, meu Deus, porque me
abandonaste? e:
Pai,
em tuas mãos entrego meu espírito (Mc 15,34; Lc 23,46), seria, acaso, para auxiliar nossa
profissão de fé, mais que para eliminar nossas dúvidas, que Ele confessou que
era fraco?
63. Antes
de ressuscitar a Lázaro, orou ao Pai. Teria necessidade de orar o que diz: Pai, graças te dou porque me
ouviste. Eu sabia que Tu sempre me ouves, mas digo isso por causa da multidão
que me cerca, para que creiam que Tu me enviaste (Jo 11,41-42)?
64. Portanto,
orou para que nós não ignorássemos que era o Filho. Já que este pedido não era
necessário para Ele, falou para fortalecer a nossa fé. Ele não precisava de
auxílio, mas nós precisamos do seu ensinamento. Pediu para ser glorificado e
logo se ouviu a voz do Pai glorificando-o. Diante da admiração causada por
aquela voz, disse: Esta
voz não veio por minha causa, mas por vossa causa (Jo 12,30).
65. Por
nós Ele roga ao Pai, por nós o Pai fala; tudo isso é feito para que receba
nossa confissão de fé. Como a resposta, afirmando que Deus o glorifica, não foi
dada por ter pedido a glória, mas por causa da ignorância dos ouvintes, como
não se entenderá que a queixa da paixão na suprema alegria do sofrimento destinou-se
ao esclarecimento de nossa fé?
66. Cristo
roga pelos perseguidores, porque não sabem o que fazem. Cristo, na cruz,
promete o paraíso (cf. Lc 23, 34.43), porque reina como Deus. Cristo, na cruz,
ao beber o vinagre, se alegra porque tudo está consumando (cf. Jo 19,30), pois,
ao morrer, cumpriu a profecia. Por nós nasceu, por nós sofreu, por nós morreu,
por nós ressuscitou.
67. E
se para nós o único meio de salvação é confessar que Ele é o Filho de Deus
ressuscitado dos mortos, por que, indago, morrermos nesta impiedade?
68. Se
Cristo, permanecendo na segurança que lhe dava sua divindade, mostrou que
morria com toda a confiança, para mostrar a verdadeira assunção da humanidade, por
que aquilo que o Filho de Deus afirma a respeito de si mesmo, isto é, que se
tornou Filho do Homem e morreu por nós, deve servir principalmente para negar
sua divindade?
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